Alexandremk escreveu:bullitt escreveu: A maioria dos argumentos contra a redução são frágeis, algumas vezes até dogmáticos, e se prendem a OUTROS PROBLEMAS como a IMPUNIDADE GERAL para justificar a não-redução da maioridade penal, mas não FOCA na questão da maioridade em si.
"Se as leis não são aplicadas corretamente no Brasil, então uma alteração de lei não é necessária.
Se o bandido rico não vai preso, então uma alteração de lei também será injusta.
Se as cadeias estão lotadas, não queremos leis que arrisquem prender mais pessoas."
Dogmático?
SIM, DOGMÁTICO. Eu não estou falando só de você, mas de muitos argumentos em geral usados a favor da manutenção da maioridade. Simplesmente nem se fala nem de melhorar a ECA, visa-se tão e somente MATAR o debate. Até falam de "clausula pétrea" para matar o debate na raiz. Esse pessoal todo não está sequer preocupado em discussão. Por isso que falei do NEOPETISMO, porque o esquema funciona igualzinho.
Há um ponto que (finalmente!

Você cortou boa parte do quote fora, mas eu escrevi que há países que tem maioridade de 18 anos mas ao mesmo tempo definem TRIBUNAIS ESPECIFICOS para os jovens. Aqui não, é uma coisa binária, que aos 18 anos, um número mágico definido em 1940, separa a "criança" de adulto. Porque 18 anos? Por que não 20 ou 16? Cientistas dizem que o córtex pré-frontal demora muito mais para terminar de se formar. Isso seria um argumento RACIONAL para manter a lei da maioridade do jeito que está, mas ninguém se preocupa com ciência!!! Pelo contrário, se entra naquele COITADISMO já mencionado, típico do ECA. Ao invés de fixar uma idade, por que não buscar uma terceira opção?
Por isso que eu falo que o pessoal acredita que a redução vai acabar com todos os homicídios. Lembrando que temos mais jovens sendo assassinados. E a quantidade desses mesmos jovens cometendo esses mesmos homicídios é numa escala infinitamente menor. E não relacionar com outros problemas é pedir a insolubilidade da causa. A violência cometida por menores é complexa. Não é simplório por hipótese nenhuma.
O problema é que se usam outras causas como justificativa para inviabilizar o debate. Cansei de ver petistas, como por exemplo o Pastor, fazendo isso no passado. Todos nós cometemos falácias, mas eles são especialistas em montar falácias propositalmente. No caso do tópico, aqui se desvia o foco em temas periféricos como uma justificativa para barrar a diminuição da maioridade, como a superpopulação dos presídios, ou como o rico consegue escapar da cadeia...
Como assim que não querem leis que prendam as pessoas?
Esse argumento é empregado por vários defensores da maioridade, de que "diminuir a maioridade vai ajudar a encher as cadeias." Gozado que tem até um site que alega ao mesmo tempo que a diminuição da maioridade vai ajudar a sobrecarregar os presidios e simultaneamente alega que o número de crimes cometidos por menores é insignificante. Vai entender essa lógica. Os argumentos não são construídos com razão, pega-se um monte de coisas isoladas e tenta-se montar um conjunto que não se encaixa.
Vive e mexe temos processos contra o Estado porque as pessoas foram presas arbitrariamente nem se quer foram julgadas, mas que foram jogadas no presídio.
Novamente uma justificativa periférica ao tema.
Pizzolato fugiu do país por que? Detalhe todos os colegas deles foram para a cadeia, queria que esses tivessem ido lá em Pedrinhas ou mesmo no Carandiru ( se ainda tivesse ativo ). Aí sim seria uma punição mais que perfeita.
Mais uma vez, justificativa periférica ao tema.
Reduzir a questão do homicídio apenas focando na tese da maioridade, é uma tolice. Enfim, a direita vai conseguir fazer isso. Não se preocupe. Uma coisa é certa, as consequências posterior, aí eu quero ver se essa mesma direita vai assumir a mea culpa. Ou vai fazer a mesma merda que a esquerda faz. Vai se alienar disso.
Você vive repetindo esse negócio de direita aqui e ali e mescla com uma espécie de derrotismo antecipado que funciona como um escudo, a "causa perdida". Detalhe interessante é que baseando-se nas pesquisas pró e contra a maioridade, pela lógica uma grande parte dos que votaram no PT também querem a diminuição da maioridade. Embora o PT seja uma pseudo-esquerda (mas que usa o Gramsci direitinho), suponho que ninguém que se define realmente como de direita votaria no PT. Mesmo assim, se atribui exclusivamente à direita essa diminuição da maioridade, porque tornou-se comum no Brasil associar a direita "ao lado do mal", da ignorância, do atraso, do racismo, etc. e etc.