Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
bullitt
Forista
Forista
Mensagens: 2406
Registrado em: 07 Nov 2005, 14:45
---
Quantidade de TD's: 9
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#91 Mensagem por bullitt » 03 Out 2011, 02:28

Compson escreveu:Eu queria estar na reunião do Ministro do Planejamento, o PT, os sindicatos e as federações industriais:

Pimentel: Olha, nós vamos tomar medidas que vão quebrar parte considerável da indústria automobilística, mas fiquem tranquilos, vamos compensar produzindo ônibus...

Mas eu concordo com o problema levantado pelo PRS. Acho que é um problema ter uma economia tão dependente da indústria automobilística quando nossa infraestrutura automobilística já está no limite...

Mas alguns pontos:

- Será que somos tão dependentes assim? Para mim, do jeito que está, uma crise no setor automobilístico não vai causar desemprego em massa, mas sim liberar recursos humanos para outros setores que podem aproveitá-los com maior produtividade (*).

- Acho que uma solução mais viável politicamente (embora igualmente complicada do ponto de vista da execução) é reduzir a concentração demográfica nas grandes cidades.

- Uma solução para o problema da redução do mercado doméstico decorrente de políticas de combate ao trânsito seria voltar a produção para a exportação. Mas isso o governo já desistiu ou não sabe como fazer.

(*) O exemplo mais famoso é a indústria fotográfica na Alemanha. Até a década de 1950, a Alemanha era o centro da indústria fotográfica mundial. Com o aparecimento dos japoneses e coreanos no mercado de máquinas comuns, os alemães se depararam com uma forte competição... O que eles fizeram? Impediram as exportações? Desvalorizaram o câmbio? Criaram leis delirantes sobre peças produzidas nacionalmente? Não, simplesmente reconheceram que não eram mais competitivos no mercado de máquinas comuns. Parte da indústria fotográfica se especializou em nichos de mercado e outra parte simplesmente faliu, permitindo que outros setores industriais se desenvolvessem sem ter que arcar com o ônus de sustentar o peso morto de uma indústria atrasada.

Não sei até que ponto essa proteção relativamente tão grande à indústria de automóveis é para proteger os empregos ou se é um lobby...
Para cortar custos de fabricação (ou seja, aumentar as margens) cortam os "opcionais" dos veículos populares, até mesmo peças de plástico de poucos reais.
Enquanto isso, outras setores industriais buscam países vizinhos para instalar suas fábricas, seja pelo custo da energia elétrica (o que tem acontecido com a indústria de alumínio), seja pelos altos impostos do Brasil, ou seja pelos incentivos locais...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#92 Mensagem por Compson » 03 Out 2011, 12:41

Dr. Zero escreveu:e se querem saber, deveria haver uma proibição de propagandas para coisas que fazem mal à saúde, como cerveja, McDonald's, Coca-Cola e SUVs
Não sei quanto à propaganda, mas acho que para dirigir SUVs e carros de alta potência deveria ser necessário algum tipo de licença especial!
bullitt escreveu:Não sei até que ponto essa proteção relativamente tão grande à indústria de automóveis é para proteger os empregos ou se é um lobby...
"Proteger os empregos" é um lobby... Não podemos achar que há uma oposição entre os sindicatos dos trabalhadores e as associações de patrões. Ambos têm o mesmo interesse de manter o nível de renda do setor automobilístico, à custa de todos os consumidores e usuários brasileiros de transportes automotivos.

Em tempo: seria muito interessante se a JAC mudasse sua fábrica para a Argentina... ou o Paraguai!

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sempre Alerta
Forista
Forista
Mensagens: 1538
Registrado em: 21 Jul 2005, 14:11
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#93 Mensagem por Sempre Alerta » 03 Out 2011, 23:56

O aumento do IPI e a política industrial

Luis Nassif

Coluna Econômica - 03/10/11

Quando foi anunciado o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para o setor automobilístico, choveram previsões de que a medida afastaria novas montadoras do mercado brasileiro.
Nos dias seguintes, montadoras chinesas confirmaram sua intenção de se instalar no país. E na quinta-feira passada o presidente da Renault/Nissan, Carlos Ghosn, anunciou a implantação de duas novas fábricas no país.
Ora, o aumento do IPI não foi meramente protecionista.
Nos últimos anos, a terrível política cambial implantada no plano Real, mantida por Lula e, até pouco tempo atrás, por Dilma, provocou um retrocesso na nacionalização do setor, no mesmo momento em que novas políticas de renda e de crédito faziam o mercado interno explodir. Consequência: parcerias cada vez maiores de insumos, autopeças e mesmos automóveis completos ocupando o lugar da produção nacional.
A médio prazo, as consequências são terríveis. Primeiro, o desmanche da cadeia de fornecedores e subfornecedores, médias e pequenas empresas articuladas em torno da fabricação de automóveis, com a respectiva perda de emprego. Depois, a perda da autonomia tecnológica, a mesma que fez com que mesmo filiais de multi, como a Ford e a Fiat, avançassem em pesquisas próprias, em parcerias tecnológicas com institutos brasileiros.
O aumento do IPI foi condicionado ao chamado PPB (Processo Produtivo Básico), que avalia o percentual de produção interna de uma fábrica.
Primeiro, listou 11 atividades de uma montadora: montagem, revisão final e ensaios compatíveis; estampagem; soldagem; tratamento anticorrosivo e pintura; injeção de plástico; fabricação de motores; fabricação de transmissões; montagem de sistemas de direção, de suspensão, elétrico e de freio, de eixos, de motor, de caixa de câmbio e de transmissão etc,
Depois, exigiu que pelo menos 6 desses 11 processos fossem desenvolvidos localmente, para a montadora não incorrer no aumento do IPI.
Com o tempo, haverá que se avançar mais e se exigir índices de nacionalização também na aquisição de autopeças e insumos em geral.
Nem de longe se aproxima do que é o modelo chinês.
Ambos os países têm mercados internos portentosos – a China, muito mais. Graças ao câmbio desvalorizado, a China teve acesso a um mercado externo imenso. Juntou esses dois mercados e passou a negociar condições draconianas com quem quisesse usufruí-los: transferência de tecnologia, sociedade com empresas chinesas etc. Um processo tão drástico que, em quase todos os setores, permitiu o aparecimento de grandes grupos chineses que hoje disputam os mercados com as multinacionais acolhidas.
O IPI maior para importado é até um passo tímido perto de uma política industrial robusta. O sistema de compras públicas – Saúde, Educação, Defesa – começa a se desenrolar para estimular pequenos e médios fornecedores.
Há um longo caminho pela frente, para a consolidação industrial do país no qual o tiro de partida será a mudança do câmbio.
Mas os primeiros movimentos demonstram que a sede das empresas pelo Brasil permitirá avançar mais ainda.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassi ... industrial

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#94 Mensagem por Compson » 04 Out 2011, 12:26

Sempre Alerta escreveu:
O aumento do IPI e a política industrial

Luis Nassif

(...)


Quando foi anunciado o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para o setor automobilístico, choveram previsões de que a medida afastaria novas montadoras do mercado brasileiro.
Nos dias seguintes, montadoras chinesas confirmaram sua intenção de se instalar no país. E na quinta-feira passada o presidente da Renault/Nissan, Carlos Ghosn, anunciou a implantação de duas novas fábricas no país.

(...)
Na boa, Nassif e Carlos Lessa é demais!

Só um exemplo mais claro de espantalho: ninguém disse que a medida espantaria montadoras... Pelo contrário, com o mercado interno reservado, elas vão mais é se instalar aqui mesmo!

A crítica foi: (1) a medida foi projetada para impedir que novas montadoras (sem mercado interno em escala) possam entrar e, (2) se entrarem, não consigam condições máximas de competitividade com as já instaladas.

A comparação com o "protecionismo" chinês é estúpida. A questão do protecionismo é marginal: o que torna a China atraente são os salários miseráveis pagos a seus trabalhadores!

O que o Estado chinês faz é exigir sociedade para que o capital internacional explore essa mão-de-obra, coisa que o Kubitschek queridíssimo do Lessa nunca pensou em fazer.

Essa seria até uma medida verdadeiramente popular e progressista se o governo chinês tivesse alguma legitimidade...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Trankera
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 29 Nov 2003, 02:36
---
Quantidade de TD's: 40
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#95 Mensagem por Trankera » 04 Out 2011, 15:33

Achei ruim subir os impostos, apesar de que não vou comprar carro importado...mas os importados estavam ajudando segurar os preços dos nacionais e a ganância das montadoras gringas já instaladas por aqui...
Moro no ABC, conheço muita gente que trabalha em montadoras e nas metalúrgicas que fornecem peças ...esse pessoal ficou contente com o aumento do IPI . :doubt:

Sobre a nacionalização dos veículos fabricados aqui, a taxa de 65% é menor comparada com a China que é de 90% e na Índia 95% :
Produção local

Com relação ao aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre carros importados, Ghosn disse que a decisão incentiva as montadoras a produzir localmente. Segundo ele, o índice de 65% de nacionalização para que o veículo não pague a alíquota é baixo se comparado ao de outros países que recebem investimentos das montadoras globais. A China, por exemplo, exige uma taxa de nacionalização de peças e partes de 90% e a Índia, de 95%.
http://minutonoticias.com.br/montadoras ... -no-brasil
Logo agora que estava querendo comprar um fusquinha 77, tomara que o preços dos usados não aumente muito....

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Comedor da ZN
Forista
Forista
Mensagens: 3126
Registrado em: 10 Dez 2008, 09:58
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#96 Mensagem por Comedor da ZN » 04 Out 2011, 19:30

MPF pede investigação sobre preço de carros no Brasil


Após perceber que um carro no Brasil pode custar o dobro que um do mesmo modelo nos Estados Unidos, o Ministério Público Federal resolveu enviar ofício para o Ministério da Fazenda pedindo que uma investigação seja feita no setor. Os promotores querem saber se há lucro abusivo por parte das montadoras de automóveis ou se há regulamentação obsoleta do mercado.

O pedido de investigação ao Ministério da Fazenda partiu da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, um órgão de cúpula da instituição, responsável pela defesa dos direitos do consumidor.


Num voto coletivo, aprovado pela 3ª Câmara, além da investigação sobre lucro abusivo por parte das montadoras, os procuradores também solicitam que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desenvolva estudos para verificar se a Lei Ferrari - que dispõe sobre a concessão comercial entre produtores e distribuidores de veículos automotores no país – deve ser mantida.

Devido à Lei Ferrari, concessionárias mantém exclusividade comercial em seus territórios - chamados de áreas operacionais. A lei também determina que montadoras que romperem o contrato com concessionárias de forma unilateral tenham que comprar o estoque de peças e veículos pelo preço de mercado.

"A Lei Ferrari pode ter tido algum papel, há 30 anos, na época da reestruturação dos mercados de veículos no Brasil, numa época em que vigia uma economia de controle de preços. Mas hoje existem fortes suspeitas de que essa lei é desnecessária e até prejudicial”, diz trecho do voto coletivo da 3ª Câmara.

O pedido feito ao Ministério da Fazenda também dá 180 dias para que a investigação seja concluída. “Dentro da atribuição de zelar pelos princípios constitucionais relativos à atividade econômica e à defesa do consumidor, cabe ao MPF provocar os órgãos federais competentes a voltar sua atenção para o tema”, disse o subprocurador-geral da República Antonio Fonseca.

Montadoras

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) informou ao iG, através de sua assessoria de imprensa, que só se manifestará se for notificada judicialmente a respeito do assunto.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#97 Mensagem por Compson » 04 Out 2011, 22:08

Comedor da ZN escreveu:MPF pede investigação sobre preço de carros no Brasil


Após perceber que um carro no Brasil pode custar o dobro que um do mesmo modelo nos Estados Unidos, o Ministério Público Federal resolveu enviar ofício para o Ministério da Fazenda pedindo que uma investigação seja feita no setor. Os promotores querem saber se há lucro abusivo por parte das montadoras de automóveis ou se há regulamentação obsoleta do mercado.
Estranho...

Descartando-se a hipótese de tratar-se apenas de um promotor demente, penso em três possibilidades:

(1) Reduto da oposição no MPF querendo encher o saco do governo;

(2) Governo querendo cobrar a conta dos favores prestados às montadoras;

(3) (pior dos mundos) Governo levou mesmo a sério a medida de nacionalização, achando que vai controlar os preços internos por decreto.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#98 Mensagem por Carnage » 05 Out 2011, 23:06

Compson escreveu:ninguém disse que a medida espantaria montadoras... Pelo contrário, com o mercado interno reservado, elas vão mais é se instalar aqui mesmo!
Eu pensei a mesma coisa, mas o caso é que já vi mais de uma montadora que ia instalar fábrica aqui no Brasil dizendo que agora não vai mais fazer isso por causa desse aumento!

Motivo??
Editado pela última vez por Carnage em 05 Out 2011, 23:45, em um total de 1 vez.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

roladoce
Forista
Forista
Mensagens: 3559
Registrado em: 28 Jun 2009, 20:59
---
Quantidade de TD's: 38
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#99 Mensagem por roladoce » 05 Out 2011, 23:38

http://carsale.uol.com.br/Novosite/revi ... ticia=8108
MPF coloca lucro das montadoras sob suspeita
Procuradores pediram para que o Ministério da Fazenda investigue irregularidades nos preços cobrados pelas empresas que atuam no Brasil
05/10/2011- por Leonardo Faria/Foto: Divulgação / Ricardo Couto Aumentar Fonte A A A


Carsale - Toda a discussão sobre a falta de competitividade no mercado automotivo brasileiro, e o possível alto lucro alcançado pelas montadoras nacionais, pode ganhar novos capítulos. Um grupo de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Ministério da Fazenda que investigue a suspeita de prática de preços abusivos praticada pelas empresas do setor instaladas no país. O pedido partiu depois que o órgão percebeu que um carro no Brasil pode custar o dobro do que um do mesmo modelo nos Estados Unidos. Cenário existente há muitas décadas.

Os procuradores também pediram que o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) faça um estudo para verificar se regulação do setor está obsoleta. Segundo eles, uma antiga lei de 1979, conhecida como Lei Ferrari, que dispõe sobre a distribuição de concessões comerciais entre montadoras e distribuidoras de veículos, pode estar prejudicando a estrutura de preços.

O pedido de investigação foi aprovado em voto coletivo pela 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, órgão do MPF responsável pela defesa dos direitos do consumidor. “A Lei Ferrari pode ter tido algum papel, há 30 anos, na época da reestruturação dos mercados de veículos no Brasil, em uma época em que vigia uma economia de controle de preços. Mas, hoje, existem fortes suspeitas de que essa lei é desnecessária e até prejudicial”, destaca o texto da decisão da 3ª Câmara.

A Lei Ferrari delimitava áreas territoriais para a atuação das concessionárias de veículos. Isso permite contratos de exclusividade e atuação individual por parte dos empresários. Segundo os procuradores, essa limitação pode inibir a livre concorrência entre os comerciantes e traz parâmetros muito conservadores em um mercado cada vez mais global.

Um argumento semelhante ao da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), que desde o dia 16 de setembro reclama das medidas protecionistas divulgadas pelo governo. Tal decreto aumentou o imposto sobre produtos industrializados (IPI) em 30 pontos percentuais para modelos produzidos em paises estrangeiros e vendidos por aqui.

O Ministério Público estabeleceu 180 dias para que o Ministério da Fazenda conclua a investigação. Por meio da assessoria de imprensa, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), responsável por coordenar as ações judiciais e demandas de outros órgãos que envolvem o ministério, informou que só poderá tomar providências após ser notificada oficialmente, o que poderá levar semanas. Por enquanto, não há nenhum movimento do MPF sobre as reclamações das importadoras.

Com informações da Agência Brasil

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#100 Mensagem por Compson » 06 Out 2011, 13:56

Carnage escreveu:
Compson escreveu:ninguém disse que a medida espantaria montadoras... Pelo contrário, com o mercado interno reservado, elas vão mais é se instalar aqui mesmo!
Eu pensei a mesma coisa, mas o caso é que já vi mais de uma montadora que ia instalar fábrica aqui no Brasil dizendo que agora não vai mais fazer isso por causa desse aumento!

Motivo??
Porque a medida não é exatamente protecionista no sentido clássico, é o que os microeconomistas chamam de "barreira à entrada".

Para as empresas que já tem uma rede de fornecimento segura no Brasil (basicamente americanas, europeias e japonesas), é uma vantagem, pois aumenta a reserva de mercado para elas: por isso ouvimos falar de investimentos da Renault (Nissan), Honda etc.

Para empresas como a JAC (talvez Hyundai e Kia, além das outras chinesas), que pretendiam criar montadoras de peças feitas em seu país de origem, é uma desvantagem, pois ela teria que, numa tacada só, criar 65% de toda a produção no Brasil. Por isso algumas desistiram. Se essa lei fosse levantada em 1950, hoje o Brasil não teria nenhuma montadora e estaríamos andando de Gurgel ou coisa similar...

O objetivo principal da medida não é barrar os importados (embora esse seja também um efeito), mas impedir que essas novas empresas (e suas estratégias de marketing agressivas) se instalem no Brasil.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#101 Mensagem por Compson » 07 Out 2011, 15:10

Extra! Extra! Nacionais-desenvolvimentistas fecham acordo histórico e Apple produzirá produto brasileiro com componentes 100% nacionais!

[ external image ]

Opa, o feritlizante é importado... :doubt:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Sempre Alerta
Forista
Forista
Mensagens: 1538
Registrado em: 21 Jul 2005, 14:11
---
Quantidade de TD's: 220
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#102 Mensagem por Sempre Alerta » 07 Out 2011, 22:43

Compson escreveu: A crítica foi: (1) a medida foi projetada para impedir que novas montadoras (sem mercado interno em escala) possam entrar e, (2) se entrarem, não consigam condições máximas de competitividade com as já instaladas.
Compson escreveu: Para empresas como a JAC (talvez Hyundai e Kia, além das outras chinesas), que pretendiam criar montadoras de peças feitas em seu país de origem, é uma desvantagem, pois ela teria que, numa tacada só, criar 65% de toda a produção no Brasil. Por isso algumas desistiram. Se essa lei fosse levantada em 1950, hoje o Brasil não teria nenhuma montadora e estaríamos andando de Gurgel ou coisa similar...

O objetivo principal da medida não é barrar os importados (embora esse seja também um efeito), mas impedir que essas novas empresas (e suas estratégias de marketing agressivas) se instalem no Brasil.
Notícias de Hoje – 07/10/2011

JAC Motors decidiu construir fábrica de R$ 900 milhões na Bahia

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota. ... e=Economia


BMW vai produzir em São Paulo

http://www.conversaafiada.com.br/econom ... ssa-dilma/

Nissan anuncia fábrica e investimento de R$ 2,6 bi no Rio de Janeiro

http://quatrorodas.abril.com.br/noticia ... 87_p.shtml

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#103 Mensagem por Compson » 07 Out 2011, 23:09

Sempre Alerta escreveu:
Notícias de Hoje – 07/10/2011

JAC Motors decidiu construir fábrica de R$ 900 milhões na Bahia

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota. ... e=Economia
A notícia estava na capa do UOL de manhã. Não estou achando agora amanhã coloco referência. Mas o que o Sergio Habib (empresário da JAC no Brasil) é que se o decreto for retirado ou flexibilizado, a fábrica pode ser instalada no Brasil.

O governo da Bahia ofereceu infinitos subsídios, o que pode também compensar o efeito do decreto. À custa dos contribuintes bahianos, evidentemente.

O negócio é tão caricato que foi parar no blog do PHA:

Folha dá mãozinha a empresário que quer derrubar IPI
http://www.conversaafiada.com.br/pig/20 ... rubar-ipi/

Ou seja, pelo raciocínio do Amorim, o [nem] Sempre Alerta fez coro aos objetivos da imprensa imperialista.

Lá também tem a frase do Habib que eu queria :D : “Se o governo não fizer mudança, nós não podemos fazer a fábrica. Mas eu te digo. Eu estive em Brasília. O governo está disposto a estudar mudanças para permitir a implementação de investimentos.”

Com governistas desses, quem precisa de oposição?

Em tempo: as duas outas empresas estão cobertas pelo meu raciocínio anterior sobre "barreira à entrada".

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

roladoce
Forista
Forista
Mensagens: 3559
Registrado em: 28 Jun 2009, 20:59
---
Quantidade de TD's: 38
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#104 Mensagem por roladoce » 08 Out 2011, 18:57

Compson escreveu:
Sempre Alerta escreveu:
Notícias de Hoje – 07/10/2011

JAC Motors decidiu construir fábrica de R$ 900 milhões na Bahia

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota. ... e=Economia
A notícia estava na capa do UOL de manhã. Não estou achando agora amanhã coloco referência. Mas o que o Sergio Habib (empresário da JAC no Brasil) é que se o decreto for retirado ou flexibilizado, a fábrica pode ser instalada no Brasil.

O governo da Bahia ofereceu infinitos subsídios, o que pode também compensar o efeito do decreto. À custa dos contribuintes bahianos, evidentemente.

O negócio é tão caricato que foi parar no blog do PHA:

Folha dá mãozinha a empresário que quer derrubar IPI
http://www.conversaafiada.com.br/pig/20 ... rubar-ipi/

Ou seja, pelo raciocínio do Amorim, o [nem] Sempre Alerta fez coro aos objetivos da imprensa imperialista.

Lá também tem a frase do Habib que eu queria :D : “Se o governo não fizer mudança, nós não podemos fazer a fábrica. Mas eu te digo. Eu estive em Brasília. O governo está disposto a estudar mudanças para permitir a implementação de investimentos.”

Com governistas desses, quem precisa de oposição?

Em tempo: as duas outas empresas estão cobertas pelo meu raciocínio anterior sobre "barreira à entrada".
Mais uma vez, o Brasil ajoelhado e chupando a rola dos cara!!!

Famosa chantagem trabalhista: "vocês (governo) malvados, estarão impedindo de criar vários empregos, mais se abrirem as pernas, agente enfia toda, e criamos muitos sub-empregos pra vocês e trazemos toda mão de obra especializada de fora"

::basta::

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Compson
Forista
Forista
Mensagens: 6415
Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#105 Mensagem por Compson » 10 Out 2011, 12:41

roladoce escreveu:Mais uma vez, o Brasil ajoelhado e chupando a rola dos cara!!!

Famosa chantagem trabalhista: "vocês (governo) malvados, estarão impedindo de criar vários empregos, mais se abrirem as pernas, agente enfia toda, e criamos muitos sub-empregos pra vocês e trazemos toda mão de obra especializada de fora"

::basta::
Mas veja que a medida de "nacionalização" não muda isso em nada. O trabalhador vai continuar subempregado e fodido, e ainda vai ter que pagar mais caro se quiser comprar um carro!

O problema não é bem compreendido se enfocamos a partir da oposição capital x trabalho. A verdadeira oposição é setor automobilísitico (capital + trabalho) x resto do Brasil.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Lido. Só quartos mais caros?!
    por Forseti » » em Pedido de Informações
    1 Respostas
    1338 Exibições
    Última mensagem por Secretobra89
  • Camila Brasil
    3 Respostas
    1635 Exibições
    Última mensagem por FoswelSTS
  • Tantra Brasil - Vila Clementino
    por Fisherman01 » » em Pedido de Informações
    4 Respostas
    2018 Exibições
    Última mensagem por Sephy
  • Brasil tem quase 600 pénis amputados por ano
    1 Respostas
    1102 Exibições
    Última mensagem por Pro
  • Yasmin Ferraz - Mclass Brasil
    por The trooper 2022 » » em Pedido de Informações
    0 Respostas
    1121 Exibições
    Última mensagem por The trooper 2022

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”