rapaz solitário 2 escreveu: Cara, eu já sofri preconceito nessa vida: entrar em restaurante e ver playboy me olhar de cima pra baixo; trabalhar em clube de tênis em bairro nobre e ver playboy me olhar de cima pra baixo, jogar dinheiro na minha mão por nojo; ir a hospital chique e ver velhota rica sair de perto de mim; ser chamado de "negão" em entrevista de emprego com cara de deboche da entrevistadora (por sinal, negra);
Sobre suas experiências com o preconceito...vc não é único e sabe bem disso. A pior mentira que escuto, PRINCIPALMENTE de negros/pardos de classe média, é que o racismo/preconceito no Brasil é de posição social, não de “raça”. Tipo, “- eu nunca sofri racismo, isso não existe, todo mundo me trata bem”. Mentira!!!!!! SE o sujeito é negro/pardo, no Brasil, com certeza ABSOLUTA que ele sofreu/sofre algum tipo de descriminação. O que ele pode é não se dar conta disso OU SIMPLESMENTE quer fugir da dura realidade. A famosa "dor da cor"...
Negros de classe média alta ou mesmo ricos, na minha opinião sofrem até mais preconceito do que os de classe mais baixa. Explico. O que as pessoas vêem em primeiro lugar, não é a sua posição social, mas sim a sua cor, a sua raça, a sua etnia, a sau cara. A sua cor, representa na cabeça das pessoas, uma série de valores arraigados. SE vc é negro e está zanzando no Country Club de Golf de Itaparica, as pessoas imediatamente vão pensar que vc não deveria estar ali. Digo, vão logo pensando: “ - Huumm, deve ser o carregador de tacos de alguém”; “- Deve estar estudando a área pra planejar um assalto”; “- Deve estar perdido e entrou aqui sem querer”. Isto porque numa sociedade excludente como a brasileira, vc não espera encontrar um NEGRO/PARDO freqüentando o country club de golf de Itaparica.
O mesmo vale para outros locais, chamados de “exclusivos”. Vc pode ter a senha, o cartão, o ticket de vip, mas o segurança vai conferi-lo umas 1000 vezes antes de deixá-lo entrar, pra ver se não é falso. O maitre do restaurante 5 estrelas ou vai dizer que todos os lugares estão reservados, ou vai te colocar numa mesa dos fundos, em frente à porta do banheiro dos funcionários. Quando vc for comprar um carro de luxo, o vendedor vai pensar 1,000,000 de vezes antes de gastar o precioso tempo dele cm vc. Isto ocorre porque as pessoas vêem primeiro a cor de tua pele e associam a ela uma série de características que não correspondem a freqüentadores daquele recinto. Logo, NEGRÕES/PARDÕES de classe média vão estar sempre no lugar errado, na hora errada, com a cor errada, segundo a cabeça da sociedade.
Mas aí vai uma dica pra negrada. Nesses casos, de se ser discriminado na ponta da agulha, a melhor coisa a fazer é não ficar calado. É preciso sim, chamar a atenção da pessoa que pratica tal ato. Entendam, não é fazer escândalo, não é partir pra briga ou pra ignorância, mas sim, mostrar pra ela a atitude correta. Quando acontece comigo, eu imediatamente peço pro vendedor chamar o gerente. Digo tudo o que aconteceu. Feito isso, a partir da atitude do gerente, eu decido se compro ou não naquela loja. Eu acho que todo mundo tem o direito de não gostar de NEGROS, INDIOS, QUAKERS, TESTEMUNHA DE JEOVÁ, JUDEUS, BRANCOS, ou o que for, mas vc tem OBRIGAÇÃO de respeitar a todos. Leve seu ódio pra tua casa e desconte de outra maneira, que afete somente a você. E outra coisa, bateu, levou. SE a pessoa gritar com vc, grite com ela também, se te ter um tapa, dê outro. Nunca abaixe a cabeça, porque é isso que os interlocutores do racismo querem que aconteça, eles querem provar que podem fazer o que quiser com os ditos inferiores.