MST - Movimento dos sem terra

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#106 Mensagem por Carnage » 29 Mar 2009, 19:05

Só pra começar:

"Brasil ainda vive no colonialismo"
http://www13.unopar.br/unopar/publicaca ... tion?m=440
Conforme o filósofo, não se deve deixar levar sob o pretexto que o agronegócio ajuda o Brasil a crescer economicamente. "Isso é uma ilusão. O agronegócio só dá lucro no Brasil porque é baseado na violação dos direitos trabalhistas e ambientais."
O desenvolvimento da Agroecologia no Brasil: dilemas, contradições e a atualidade do debate.
http://www.agbniteroi.org.br/Revista4/rfg4_texto2.htm
Dentro da proposta agroecológica a agricultura familiar passa a ser considerada a unidade de produção ideal para a inserção do que chamamos de uma nova maneira de produzir. O fato de estar assentada em propriedades de pequeno e médio porte que possam desenvolvimento de sistemas agrícolas mais complexos e diversificados. Portanto, o caráter sócio-ambiental proposto pela agroecologia se complementa com o fato de a produção de alimentos para o consumo interno em um país como o Brasil se constituir pela participação efetiva da agricultura familiar.
Agroecologia X Revolução Verde
http://www.agroecologia.inf.br/conteudo.php?vidcont=149
A integração aos complexos agroindustriais que transformou o pequeno agricultor em “trabalhador a domicílio”, levou-o a perder sua autonomia produtiva e a se tornar extremamente dependente dessa estrutura. Fundamentalmente, é preciso considerar que a modernização da agricultura brasileira piorou drasticamente as condições da população rural, mostrando a falácia das teorias econômicas e sociológicas que propugnam modernização como forma de elevar a renda agrícola e, por conseqüência, elevar os padrões de vida.
Fome mundial, soja, etanol, latifúndios monocultores, economia global e poder
http://historiaemprojetos.blogspot.com/ ... ndios.html

Modelo agrícola catarinense em crise
Falta de condições pode afastar 40 mil produtores, ampliando problemas como a favelização

http://www1.an.com.br/1999/jul/25/0ecc.htm
Favelização e desemprego são os reflexos urbanos das dificuldades enfrentadas pelo meio rural
Lula abandonou a reforma agrária, diz pesquisador
http://www.brasildefato.com.br/v01/agen ... esquisador
Vamos pegar um exemplo clássico: a produção do etanol. Desde 2001 para cá, o Brasil expandiu a produção de cana, que já ocupa 7 milhões de hectares dos 62 milhões de área cultivada, segundo o último censo do IBGE, de 2007. Com essa expansão dos últimos sete anos, que vai continuar, a produção de cana cria em seu entorno um enorme vazio do ponto de vista democrático. É uma plantação contínua, baixo emprego, plana. As relações de trabalho são de superexploração da mão-de-obra. O índice de morbidade maior nos auxílios-doenças concedidas pelo INSS aumentou de 4 mil em 2000 para cerca de 18 mil em 2006. Uma proporção de 400%, um salto extraordinário com mesmo em comparação a setores mais perigosos de trabalho, atividades insalubres. A cana é um verdadeiro morticínio para o trabalhador, a pessoa tem de se ausentar porque não consegue cumprir as metas de produção.

E no entorno da plantação de cana, você tem uma renda da exportação, mas o processo distributivo para a área agrícola, para a usina, as cadeias industriais que abastecem é mínimo. Muito menor, por exemplo, do que na produção de vinhos, por exemplo, no Chile. Ambos os agronegócios são pautado pelo mercado externo, mas o vinho tem de ser pequena propriedade. Não se produz uva com base na plantation. O nosso modelo de commodities – cana, soja, celulose – é o pior do ponto de vista distributivo. É anti-social e anti-ambiental, cria um deserto verde em torno da plantation. Substitui a produção de alimentos, setores de trabalho mais intensivo. Concentra propriedade e renda, sem desenvolver a cadeia produtiva. O etanol é um produto de tecnologia desenvolvida há três séculos. Não há mistério em produzir álcool. O que você faz de novo são adaptações. Não há segredo tecnológico. Basicamente, na sua produção, você só incorpora áreas, água e mão-de-obra barata em pouca quantidade.
Entrevistas - Agricultura Familiar
http://www.econ.fea.usp.br/abramovay/re ... tm#famiiar
a) Na agricultura – diferentemente da maior parte das atividades econômicas –, unidades cujas dimensões estão ao alcance da capacidade de trabalho de uma família podem ser competitivas com relação àquelas que se apoiam – total ou parcialmente – no trabalho assalariado. Esta idéia seria totalmente inverossímil em quase todos os setores industriais – mas não no de serviços, bem entendido - e a pulverização do processo produtivo em centenas de milhares de estabelecimentos apareceria aí fatalmente como obstáculo intransponível ao avanço da inovação técnica. Na agricultura não: dentro de certos limites, a distribuição de ativos é inteiramente compatível com as exigências de avanço técnico próprias às sociedades contemporâneas. De certa forma, esta é a idéia de fundo que sustenta a reivindicação por uma reforma agrária.

b) Os agricultores familiares - sobretudo, mas não apenas, no Sul do Brasil - vêm manifestando uma capacidade organizativa que responde em grande parte pela existência de políticas públicas inovadoras nesta área. No caso do PRONAF, por exemplo, o mais importante é o quadro de mudanças institucionais a que ele vem dando lugar, por meio das comissões municipais de desenvolvimento rural, das novas cooperativas de crédito e da ampliação impressionante da quantidade de agricultores com acesso ao sistema bancário. Independentemente do juízo que se faça destas políticas do governo, o importante é que – sobretudo por meio do Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais – a agricultura familiar hoje é uma força política da maior importância no País e responde por aquilo que durante tanto tempo foi tomado como uma espécie de contradição nos termos: a construção de uma sociedade civil no meio rural.

Leiam os artigos na íntegra. Pesquisem mais a respeito.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4807
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#107 Mensagem por Peter_North » 29 Mar 2009, 23:29

Carnage escreveu:Leiam os artigos na íntegra. Pesquisem mais a respeito.
Eu tenho uma sugestão melhor: Mandem todos esses pseudo intelectuais de esquerda para o campo para se ferrar como pequeno agricultor. Eles vão ter que trabalhar e isso será uma imensa novidade na vida deles.

Mas tem coisa interessante nesses links do Carnage:
"Vamos pegar um exemplo clássico: a produção do etanol. Desde 2001 para cá, o Brasil expandiu a produção de cana, que já ocupa 7 milhões de hectares dos 62 milhões de área cultivada, segundo o último censo do IBGE, de 2007. Com essa expansão dos últimos sete anos, que vai continuar, a produção de cana cria em seu entorno um enorme vazio do ponto de vista democrático. É uma plantação contínua, baixo emprego, plana. As relações de trabalho são de superexploração da mão-de-obra. O índice de morbidade maior nos auxílios-doenças concedidas pelo INSS aumentou de 4 mil em 2000 para cerca de 18 mil em 2006. Uma proporção de 400%, um salto extraordinário com mesmo em comparação a setores mais perigosos de trabalho, atividades insalubres. A cana é um verdadeiro morticínio para o trabalhador, a pessoa tem de se ausentar porque não consegue cumprir as metas de produção
Fala isso para um desses ecochatos que só falam em combustível verde. Etanol é caro pra caralho e só é vendido nos postos porque conta com generosos subsídios, ou seja, todos pagamos.
Para celebrar os 32 anos da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a entidade em Londrina, trouxe o agente da comissão em Curitiba e mestre em Filosofia Jelson Roberto de Oliveira, para ministrar uma palestra sobre a questão da terra e da água no Brasil.
Pastoral da Terra? Porque não estou surpreso? Padre é a segunda pior raça da terra.
Agricultura familiar está falida, diz Cepa

Aumento de produtividade não amplia a renda rural

Joinville - Um exemplo de sucesso durante décadas chegou a exaustão. O Cepa acaba de finalizar uma pesquisa em quase 1.400 propriedades dedicadas à agricultura familiar. Todas elas participaram do Projeto Microbacias, patrocinado pelo Banco Mundial e iniciado em 1991. Mesmo com investimentos em tecnologia e conseqüente aumento na produtividade, os agricultores não apresentaram ganhos de renda.

"A agricultura familiar destinada a produção de commodities, matéria-primas, está falida. Nem na Europa, com pesados subsídios, os agricultores familiares estão em boa situação. Quem dirá aqui?",
Finalmente alguém realista!
Pelos menos 25% dos jovens consultados sonham em abandonar o campo para se instalar nas cidades. Mais da metade deles garante que a agricultura não dá retorno ou os ganhos são muito pequenos.

Um aspecto chamou a atenção dos pesquisadores: mais de um terço dos interessados em deixar o campo sonha em estudar em cidades próximas.
Só 25%? Duvido.
Segundo duas das principais entidades de apoio ao produtor rural, a Federação da Agricultura do Estado (Faesc) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetrafesc), somente a adoção de uma nova política agrícola multifacetária, que melhore e barateie o acesso ao crédito e amenize o problema do endividamento pode trazer alguma esperança de mudança para este quadro.

"É preciso que se eliminem os tributos dos alimentos da cesta básica e que se reduza a carga tributária dos demais alimentos. O crédito rural também deve ser subsidiado, como em outros países", argumenta o presidente da Faesc, José Zeferino Pedroso.
Para que trabalhar em um negócio viável se podemos obrigar todo mundo a pagar pelas nossas escolhas? Eu também quero subsídio e dinheiro dado!

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4807
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#108 Mensagem por Peter_North » 29 Mar 2009, 23:36

Carnage escreveu:Só pra começar:

"Brasil ainda vive no colonialismo"
http://www13.unopar.br/unopar/publicaca ... tion?m=440
Conforme o filósofo
Faltou um detalhe extremamente importante; O que um filósofo entende de produção agrícola? Pela reportagem dá pra ver que ele trabalha na Pastoral da Terra. Bem feito! :twisted:

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Tiozinho50
Forista
Forista
Mensagens: 887
Registrado em: 29 Out 2007, 21:37
---
Quantidade de TD's: 50
Ver TD's

#109 Mensagem por Tiozinho50 » 30 Mar 2009, 15:23

Peter_North escreveu: Não pretendo te dizer o nome do lugar onde aconteceu(...)Essa eu não vivi, mas alguém que confio me falou. (...)
A Fazenda Ana Paula em Hulha Negra,(...), é sim modelo mundial de proditividade. (...)E daí? É deles, de forma legal e honesta. É PRODUTIVA, e extremamente produtiva.

Caro Peter_North, não leve para o lado pessoal, mas prefiro debater idéias calcado em fatos concretos.

Essa linha de argumentos do tipo que ouvi dizer, um amigo meu ... etc.. ,assim como, atestados pessoais de idoneidade, ou ainda o uso de expressões injuriosas contra segmentos cujas idéias não te agradam, a exemplo das seguintes: “ pseudo intelectuais de esquerda’, “ecochatos”, “Padre é a segunda pior raça da terra” são deletérias e em nada contribuem para o debate de idéias.

Até porque estamos debatendo num espaço aberto, onde podem haver ecochatos, pseudo intelectuais e até mesmo padres.

Isso pode acabar levando à ofensas pessoais, o que não tem o menor sentido.

Proponho então, que se mantenha o debate limitado ao campo das idéias.

Saudações,


Tiozinho50

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
Mensagens: 14726
Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#110 Mensagem por Carnage » 30 Mar 2009, 16:12

Peter_North escreveu:Faltou um detalhe extremamente importante; O que um filósofo entende de produção agrícola?
filosofia
fi.lo.so.fi.a
sf (gr philosophía) 1 Estudo geral sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si; os valores, o sentido, os fatos e princípios gerais da existência, bem como a conduta e destino do homem. 2 Doutrina ou sistema particular de um filósofo célebre, de uma escola ou de uma época: A filosofia de Aristóteles. 3 Sistema de princípios relativos a certa ordem de fatos. 4 Estudo ou ensino da Psicologia racional, Lógica, Moral e Metafísica. 5 Elevação de ânimo, impassibilidade, resignação, que nos coloca acima dos acidentes da vida, do amor às riquezas, dos falsos preconceitos e das falsas opiniões do público: Suportemos com filosofia os infortúnios. F. das luzes: movimento do século XVIII caracterizado pela confiança no progresso e na razão, e pela liberdade de pensamento. Sin: iluminismo, Aufklärung. F. física ou f. natural: a que investiga as causas e os efeitos dos fenômenos da natureza, determinando-lhes as leis das suas relações. F. positiva: a que rejeita quaisquer noções a priori, admitindo apenas os princípios conhecidos pela observação e pela experiência. F. racional: saber fundado na razão. F. social: toda reflexão epistemológica, ontológica, metafísica e ética relacionada com a vida social, sua origem, seu desenvolvimento e seus fins. Pensamento social sistemático, que não tenha sido formulado como hipótese, e sua posterior comprovação por observações, próprias ou alheias, colhidas ad hoc. F. transcendente: a que estuda as nossas faculdades sob o ponto de vista mais elevado da Metafísica. F. de vida: concepção geral, mais ou menos racional, do universo e da vida; cosmovisão.



Peter, desculpe a pergunta, e você responde se quiser, ou puder, é claro, mas qual a sua formação?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

kank
Forista
Forista
Mensagens: 814
Registrado em: 20 Dez 2007, 23:05
---
Quantidade de TD's: 11
Ver TD's

#111 Mensagem por kank » 31 Mar 2009, 13:22

não consigo considerar o mst movimento revolucionario

para minha pessoa entidade não governamental que faz invasão de propriedade particular bancada pelo governo é exercito ou tropa não oficial

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Roy Kalifa
Forista
Forista
Mensagens: 3840
Registrado em: 25 Mai 2008, 18:37
---
Quantidade de TD's: 128
Ver TD's

#112 Mensagem por Roy Kalifa » 31 Mar 2009, 15:09

kank escreveu:não consigo considerar o mst movimento revolucionario

para minha pessoa entidade não governamental que faz invasão de propriedade particular bancada pelo governo é exercito ou tropa não oficial
Caro Kank, concordo plenamente contigo.

O MST não é um movimento revolucionário.

Na verdade são um bando ocioso, que não tem o que fazer, e em vez de correr atrás de um emprego, ficam aporrinhando quem construiu alguma coisa na vida.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

kank
Forista
Forista
Mensagens: 814
Registrado em: 20 Dez 2007, 23:05
---
Quantidade de TD's: 11
Ver TD's

#113 Mensagem por kank » 31 Mar 2009, 15:27

ao reler minha frase reparei que ela da dupla interpretação pode ser interpretado que a propriedade ou a entidade são bancados pelo governo.

minha intenção foi dizer que o mst é bancado pelo governo logo ele é um exercito não oficial


Roy Kalifa
apesar de vc concordar comigo vou ter que descordar de vc ocioso nada eles acordam cedo, fazem invasões planejadas em estados estrategicos em epocas de eleição, cobram pedagio para vc passar em algumas estradas, os lideres dão entrevista pela TV, vendem lotes para quem quer ser incluso na reforma agraria.
os mais humildes envolvidos no movimento podem ate ter por objetivo apenas conseguir sua terra, mas este não é mais o objetivo dos lideres.
não consigo consideralos vagabundos nem ociosos, e sim profissionais.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Roy Kalifa
Forista
Forista
Mensagens: 3840
Registrado em: 25 Mai 2008, 18:37
---
Quantidade de TD's: 128
Ver TD's

#114 Mensagem por Roy Kalifa » 31 Mar 2009, 15:39

Caro Kank

Olhando por esta otica, concordo contigo novamente.

O movimento na verdade é um meio de vida para os seus lideres, que com suporte financeiro do governo, vão fazendo o seu pé de meia...

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Peter_North
Forista
Forista
Mensagens: 4807
Registrado em: 24 Jun 2005, 15:01
---
Quantidade de TD's: 190
Ver TD's

#115 Mensagem por Peter_North » 01 Abr 2009, 11:41

Tiozinho50 escreveu:Caro Peter_North, não leve para o lado pessoal, mas prefiro debater idéias calcado em fatos concretos. Essa linha de argumentos do tipo que ouvi dizer, um amigo meu ... etc.. ,assim como, atestados pessoais de idoneidade
Lamento se não vou dar o nome exato da localidade onde o que narrei aconteceu comigo, ou se não vou botar aqui a cópia do BO mais o nome e telefone do meu amigo. Você quando afirma que o MST é um bando de pobrezinhos que nunca fariam nada além de invadir latifúndio improdutivo também está dando um atestado pessoal de idoneidade a eles, e nem por isso eu considero inválido, embora discorde.
Tiozinho50 escreveu:ou ainda o uso de expressões injuriosas contra segmentos cujas idéias não te agradam, a exemplo das seguintes: “ pseudo intelectuais de esquerda’, “ecochatos”, “Padre é a segunda pior raça da terra” são deletérias e em nada contribuem para o debate de idéias.
Ah, é que uma boa generalização sem nenhum embasamento na realidade é uma boa forma de incendiar um debate. Coisa gratuita, sabe?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

srmadruga
Forista
Forista
Mensagens: 4139
Registrado em: 21 Jun 2006, 14:41
---
Quantidade de TD's: 77
Ver TD's

#116 Mensagem por srmadruga » 01 Abr 2009, 14:12

Carnage escreveu:
Peter_North escreveu:Faltou um detalhe extremamente importante; O que um filósofo entende de produção agrícola?
filosofia
fi.lo.so.fi.a
sf (gr philosophía) 1 Estudo geral sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si; os valores, o sentido, os fatos e princípios gerais da existência, bem como a conduta e destino do homem. 2 Doutrina ou sistema particular de um filósofo célebre, de uma escola ou de uma época: A filosofia de Aristóteles. 3 Sistema de princípios relativos a certa ordem de fatos. 4 Estudo ou ensino da Psicologia racional, Lógica, Moral e Metafísica. 5 Elevação de ânimo, impassibilidade, resignação, que nos coloca acima dos acidentes da vida, do amor às riquezas, dos falsos preconceitos e das falsas opiniões do público: Suportemos com filosofia os infortúnios. F. das luzes: movimento do século XVIII caracterizado pela confiança no progresso e na razão, e pela liberdade de pensamento. Sin: iluminismo, Aufklärung. F. física ou f. natural: a que investiga as causas e os efeitos dos fenômenos da natureza, determinando-lhes as leis das suas relações. F. positiva: a que rejeita quaisquer noções a priori, admitindo apenas os princípios conhecidos pela observação e pela experiência. F. racional: saber fundado na razão. F. social: toda reflexão epistemológica, ontológica, metafísica e ética relacionada com a vida social, sua origem, seu desenvolvimento e seus fins. Pensamento social sistemático, que não tenha sido formulado como hipótese, e sua posterior comprovação por observações, próprias ou alheias, colhidas ad hoc. F. transcendente: a que estuda as nossas faculdades sob o ponto de vista mais elevado da Metafísica. F. de vida: concepção geral, mais ou menos racional, do universo e da vida; cosmovisão.
Ontem no programa da Gaby, no canal da GNT estava passando uma entrevista com um economista, muito interessante(eu estava quase dormindo) nao assisti tudo, mas ele citou

"Ideias filosóficas sobre economia na história"

Figuras importantes da filosofia da economia
Adam Smith,John Stuart Mill,Karl Marx,John Neville Keynes,Ludwig von Mises,John Maynard Keynes,Milton Friedman,Paul Samuelson,Kenneth Arrow,John Rawls,Murray Rothbard
Amartya Sen,Bernard Williams,Friedrich Hayek

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Roy Kalifa
Forista
Forista
Mensagens: 3840
Registrado em: 25 Mai 2008, 18:37
---
Quantidade de TD's: 128
Ver TD's

#117 Mensagem por Roy Kalifa » 03 Abr 2009, 18:27

O MST está quieto. Pelo menos não tem passado nada na mídia a respeito das suas ações onde a falta de respeito é a tonica

Vai ver que os lideres do movimento são frequentadores do GP Guia e entenderam o recado dos foristas. Tentar chamar atenção do governo destruindo patrimônio alheio, BASTA.

Afinal nem adianta chamar a atenção do governo. O Lula está deslumbrado com G20 e com Obama.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

ussama
Forista
Forista
Mensagens: 1886
Registrado em: 19 Jul 2005, 13:46
---
Quantidade de TD's: 117
Ver TD's

#118 Mensagem por ussama » 05 Abr 2009, 13:19

lideres do movimento;
vamos dar nome aos bois:
sirney;
reverendo moon;
daniel dantas;
etc, etc.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Polster
Forista
Forista
Mensagens: 264
Registrado em: 16 Abr 2006, 19:59
---
Quantidade de TD's: 184
Ver TD's

#119 Mensagem por Polster » 05 Abr 2009, 20:10

ussama escreveu:lideres do movimento;
vamos dar nome aos bois:
sirney;
reverendo moon;
daniel dantas;
etc, etc.


Será que eu entendi certo? O forista quis dizer que estes são os líderes do MST? É sandice ou ironia?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

ussama
Forista
Forista
Mensagens: 1886
Registrado em: 19 Jul 2005, 13:46
---
Quantidade de TD's: 117
Ver TD's

#120 Mensagem por ussama » 06 Abr 2009, 10:45

alguem disse "Na verdade são um bando ocioso, que não tem o que fazer, e em vez de correr atrás de um emprego, ficam aporrinhando quem construiu alguma coisa na vida."


bando ocioso pra mim sao esses tres citados.:lol: :lol: :lol:
em principio pus esses nomes de forma ironica, mas agora percebo como o resto do povo brasileiro que somos todos idiotas mesmo.
agora o nome do oligarca, que teve 74% de aprovação como presidente, e que tinha milhares de fiscais, e que ta sentado no trono até hoje, e manda funcionarios do senado para pagear suas propeiedades e todos nos batemos palmas, é o sirney mesmo e nao sarney. :D

joao pedro, ze rainha quem sao esses caras?

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”