Encontrei um método para tirar do apuro a nobre rainha Dani.
Aliás diga-se de passagem, a Putônia tem muita semelhança com um certo outro país que conheço. Como eu sou péssimo jogador e não canto pagode (outra coisa muito apreciada lá), não tive tanto sucesso por aquelas terras, só me restava dar alguns beliscões furtivamente em algumas nádegas...
Com o desespero da nobre rainha, fui chamado para ajudar a resolver o problema.
Após algum tempo de raciocínio, imaginei o seguinte: com uma combinação dos 10 valentes apaixonados dispostos a perder a vida em nome da rainha poderia descobrir a maldita garrafa envenenada. Seria feito da seguinte forma:
1) Numera-se as garrafas de 1 a 1000 ( g1,g2.g3,...g1000) e os bebedores de 1 a 10 (b1,b2,...,b10).
2) Faz-se uma combinação de 2 bebedores entre os 10 e obtem-se 45 combinações diferentes. Para cada combinação de bebedores dá-se um gole de uma garrafa (g1->b1+b2, g12->b1+b3, ...., g45->b9+b10 – da garrafa g1 bebem b1 e b2, da garrafa g2 bebem b1 e b3 e assim sucesssivamente);
3) Faz-se o mesmo procedimento para combinações de 3 bebedores obtendo 120 combinações
(g46->b1+b2+b3, .....g165->b8+b9+b10)
- Parênteses: Fórmula da combinação (esta é do tempo do colégio): Cn,p = n! / (p! x (n-p)!).
Ex: C 10,2 = 10! / (2! x 8!) = 45.
4) Repete-se o procedimento para 4 bebedores obtendo 210 combinações. Repete-se com 5 bebedores obtendo 252 combinações e assim sucessivamente...
5) Somando-se as combinações: 45 (2 bebedores) + 120 (3 bebedores) + 210 (4 bebedores) + 252 (5 bebedores) + 210 (6 bebedores) + 120 (7 bebedores) + 43 (8 bebedores – nem precisou usar todas as combinações), tem-se 1000 combinações para as 1000 garrafas, restando apenas aguardar quais bebedores cairão duros no trigésimo dia e identificar qual garrafa é a envenenada.
É isso.
A propósito da Putônia, parece que o rei Ronaldo está solteiro novamente se preparando para as disPUTAS futebolísticas do próximo ano e a ex-rainha é apresentadora de TV, com um programa que por incrível que pareça se chama PRESEPADA.