ZeitGeist escreveu:Quando você faz investimento num fundo de ações é o administrador, que escolhe as ações que compõe este fundo, então para aqueles com carteiras em fundos de renda variável, tem grandes chances de possuir ações do Grupo X.
Por incrível que pareça, houve gente que acreditou no "canto da sereia" entoado pelo dito cujo, investindo quantia substancial em dinheiro nas ações de suas empresas, acreditando na possibilidade de crescimento futuro das mesmas, embora não estivessem apresentando lucros constantes no decorrer dos anos. E não foi por falta de analistas experientes em investimento, que alertaram para o fato de que os ativos de suas companhias estavam supervalorizados. Mercado de ações é um investimento muito volátil e de alto risco. Só entra quem tem sangue frio o suficiente para ver seu dinheiro oscilar bruscamente para cima e para baixo, seja como operando com
trader, seja como adepto da filosofia
buy and hold cujos principais expoentes no exterior foram/são Warren Buffet, Benjamim Graham, George Soros etc., e aqui no Brasil temos como exemplo de quem enriqueceu, e muito, investindo em ações e reinvestindo os dividendos das aplicações, o Luiz Barsi Filho e o Lírio Parisoto. Mas esses são a exceção da exceção. A maioria se fode mesmo mesmo teimando em comprar na "alta", euforicamente, e vendendo na "baixa" por não seguir uma estratégia adequada.
O que vem acontecendo com as ações das empresas X em queda vertiginosa na bolsa lembra, muito vagamente, o escândalo envolvendo a ENRON. Mas no caso da ENRON, tudo foi deliberadamente planejado para que a alta cúpula da empresa pudesse especular em cima dos ativos da companhia através de demonstrações contábeis forjadas que mostravam a empresa com uma lucratividade invejável, quando estava acontecendo justamente o contrário. Tudo isso foi devidamente comprovado e os responsáveis foram chamados para dar explicações. Não saberia dizer se houve essa intenção nos caso das empresas X, ou seja, atrair compradores com promessas de ganhos futuros elevados, gerando uma valorização no preço das ações para permitir que, usando jargões comuns nesse meio, os "tubarões" pudessem se aproveitar das "sardinhas" deslumbradas com a possibilidade dele vir a ser um dos 10 homens mais ricos do mundo, como ele mesmo almejava ser. Seja como for, ao investir em ações, diversifique e escolha papéis de empresas sólidas, com muitos anos de mercado, adote uma estratégia consistente com seu perfil de investidor, se arrojado (
trader) ou conservador (
holder). É o básico recomendado por quem realmente entende.
Está aí, no link abaixo, um exemplo de quem perdeu uma boa quantia em dinheiro acreditando nas ações do Eike Batista. Não sei se a história tem fundamento, mas pode servir de exemplo para alguns:
http://www.opequenoinvestidor.com.br/20 ... movel-ogx/