PAULOSTORY escreveu: E SIM Compson, UM CARA QUE MANTEVE UMA GUERRA CONTRA TODAS AS POTÊNCIAS DO MUNDO, CONTRA MILHÕES DE HOMENS, FROTAS E ARMADAS, POR 6 ANOS, É SIM DE UMA CAPACIDADE INVEJÁVEL!!
UMA INTELIGÊNCIA MUITO ACIMA DA MÉDIA!!
SE ELE A USAVA PARA O BEM OU PARA O MAL, ISSO É OUTRO ASSUNTO, PORQUE "BEM E MAL" SÃO CONCEITOS DE UMA SUBJETIVIDADE ÍMPAR!!
Inteligência ou burrice. Assim como o 'bem e o mal são conceitos suvjetivos', nesse caso inteligência e burrice se encaixam da mesma forma.
Já foi discutido isso em outros tópicos. As supostas 'super' vitórias nazistas no começo da guerra, foram muito mais circunstânciais do que mérito de uma tática militar superior. Os alemães se beneficiaram e muito da inércia inicial de França e Inglaterra que não acreditavam que a guerra pudesse tomar aquelas proporções (ou ainda acreditavam numa guerra de trincheiras). Os demais países europeus, eram completamente fracos e despreparados, muitos sem praticamente nenhuma força militar, o caso de Polônia, Dinamarca, Holand, Bélgica, Grécia, etc. Ficar se valgloriando por esse tipo de conquista é mesma coisa do Brasil resolver invadir o Haiti e ficar se achando máximo por isso.
O que pode ser considerado uma grande jogada nazista, foi a de ter rompido todos os acordos que assinou. OU seja, o mérito da desonestidade, rs. Chamberlain, então primeiro ministro inglês, tolamente acreditou que havia conseguido a paz, assinando um acordo com os nazistas que garantiam a eles a posse da Áustria e de parte da Tchecoslováquia. Acordo esse que foi desrespeitado com a invasão da POlônia. E outra boa jogada foi o acorod de partilha com os soviéticos, que em troca dos países bálticos, fariam vista grossa pra invasão da POlônia. Só que ambos, soviéticos e ingleses, pagariam um preço alto pela ingenuidade. Pior seria pra URSS qie perderia mais de 20 milhões de vidas, por causa da "inteligência" de Hitler.
Mas o próprio alto comando nazista sabia que não tinham condições de sustentar uma guerra contra o "Mundo", tal como Hitler acreditava. Mesmo os mais fanáticos como Goering sabia que era impossível uma vitória. Hitler então resolveu invadir a URSS, imaginando tolamente, que contaria em algum momento com o apoio de INglaterra e EUA. Isso pra desespero de seus generais que sabiam que era quase impossível manter uma logistica de invasão num país tão vasto quanto a URSS. Ora, a maior parte do exército nazista era mecanizada, como garantir o abastecimento em três frentes de batalha, sob guerra e com distâncias imensas?? A vitória inicial nazista era até previsível pela "surpresa" soviética, aliada ao despreparo militar (é conhecido que Stalin havia assassinada sua elite militar por causa de seu temor em perder o poder).
Por isso é muito relativo achar que Hitler era um cara inteligente. Nesse caso a demencia anda bem ao lado. Ele condenou milhões de seus cidadãos a morte numa guerra que era impossível de ser vencida. Unicamente pra bancar o Napoleão Bonaparte, ou pra preencher seus delirios imperiais.