http://novobloglimpinhoecheiroso.wordpr ... -da-folha/
A imprensa e grande mídia no Brasil
Regras do fórum
Resumo dos Test Drives
FILTRAR:
Neutros: 0
Positivos: 0
Negativos: 0
Pisada na Bola: 0
Lista por Data
Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 9
Oral Sem:Sim 0Não 9
Beija:Sim 0Não 9
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
-
- Forista
- Mensagens: 14726
- Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
- ---
- Quantidade de TD's: 663
Ver TD's
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
Eliane Cantanhêde, a rainha do “Erramos” da Folha
http://novobloglimpinhoecheiroso.wordpr ... -da-folha/
http://novobloglimpinhoecheiroso.wordpr ... -da-folha/
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 14726
- Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
- ---
- Quantidade de TD's: 663
Ver TD's
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassi ... o-da-midia
http://www.ocafezinho.com/2013/04/02/a- ... -politica/
A judicialização da mídia
Enviado por luisnassif, qua, 17/04/2013 - 07:45
Por Raí
Foi preciso que um blogueiro de pêso, e repórter reconhecido nacionalmente, como o Luiz Carlos Azenha, fosse punido pela Justiça, numa luta desigual entre ele e o "manda-chuva" da Globo, o Ali Kamel, para que os blogueiros progressistas saissem de seus casulos, e viessem às ruas, pedindo um tratamento igual, da parte da justiça, que ao que parece, "trabalha" para o PIG.
Processos de blogueiros contra os barões da grande mídia, arrastam-se e mofam, nas gavetas dos juízes deste país, porem perseguições destas grandes beneficiárias dos recursos públicos separados para a publicidade, contra qualquer blogueiro que mostre estas operações, são julgados e atendidos, imediatamente, e de acôrdo com o que querem os barões da mídia.
É de conhecimento público, as dezenas de processos que a Rede Globo moveu contra o Rodrigo Viana, e outras dezenas de processos, pelos quais ainda responde na justiça, o PHA, o Eduardo Guimarães, alem do eterno processo da Veja, contra o Nassif.
Quando no último dia 2, os blogueiros progressistas de São Paulo, reuniram-se, na sede do Centro de Estudos Sociais Barão de Itararé, e delegaram a esta ONG, a missão de abrir uma conta bancária, para onde deverá ser direcionado recursos oriundos de doações voluntárias de blogueiros, para ser utilizada na defesa dos blogueiros de todo o país, que a exemplo do Azenha, estejam sendo vítimas de perseguições, ou sofrendo punições jurídicas, que não podem arcar, criamos tambem uma comissão que estará procurando manter contato, com parlamentares antenados com a nossa causa, e que usem da tribuna do Congresso, para defender uma justiça igual, e a quebra da judicialização da mídia, para que não somente a grande mídia, seja ouvida e aquinhoada, com os recursos que a Secom entrega ás agências de publicidade, que fazem os BVs da Globo, serem infinitamente maiores, que as das demais emissoras, e que esta emissora, respeite a liberdade de expressão.
No Congresso, alem do combativo e aliado Deputado Paulo Pimenta, do PT-RS, e de alguns discursos pouco inflamados da companheira Luiza Erundina, quase não somos ouvidos, e sendo assim, a bancada do PIG, predomina, e esmaga sistematicamente, qualquer iniciativa da mídia progressiva, e dos blogueiros "sujos".
Mias do que liberdade de expressão, queremos que a Secom preste contas á sociedade e seja transparente, na distribuição das verbas públicas, destinadas à publicidade e aos destinatários desta, democratizando a relação governo/mídia.
http://www.ocafezinho.com/2013/04/02/a- ... -politica/
A publicidade na blogosfera política
02/04/2013
Felizmente o jornalista Luiz Carlos Azenha mudou de ideia e o blog Viomundo não vai mais sumir do mapa. Mas o susto valeu para a gente refletir sobre a nossa fragilidade e matutar um pouco mais profundamente sobre os nossos dilemas.
Antes de continuar, uma pergunta: onde está o Tijolaço? Onde está o ex-ministro e deputado federal Brizola Neto?
Uma coisa que me espantou, nos debates que surgiram em torno da (abortada) decisão de Azenha de encerrar seu blog, foi a seguinte crítica: “Azenha não era imparcial”, “defendia o governo e o PT”. Em primeiro lugar, é uma mentira, porque o Viomundo era o blog progressista mais crítico ao governo. Em segundo lugar, o que uma coisa tem a ver com a outra? A crítica implica num absurdo preconceito político e ideológico. É tão absurdo imaginar que um governo aprovado pela maioria esmagadora dos brasileiros não pode ser apoiado por um punhado de blogs? O fato de ser simpatizante do governo justifica a censura?
É uma hipocrisia avassaladora. A blogueira Yoani Sanchez foi recebida com tapete vermelho pela mídia e pela oposição. Parlamentares do PSDB tiveram o desplante de interromper uma votação no plenário para fazer uma festinha com Yoani no salão principal da Câmara dos Deputados, e tudo para mostrar os protestos de membros da base aliada contra aquela inadmissível invasão como manifestações totalitárias contra uma simples blogueira.
E agora, quando o maior grupo de mídia no país, através de seu testa-de-ferro Ali Kamel, processa um importante blogueiro da esquerda, num processo que já custou R$ 30 mil em custos advocatícios, o fato é solenemente ignorado pela elite política, e segue-se um conivente silêncio nos grandes meios de comunicação.
No Brasil é assim. Só blogueiros cubanos que falam mal de Cuba são respeitados.
Agora, sejamos francos. Tem muito blog no país. Mas o que incomoda mesmo a elite política, à direita e à esquerda, é que exista um punhado de blogs que defendam o governo. À direita, os blogs “governistas” são criminalizados. À esquerda, idem.
Nem adianta argumentar que esse apoio é crítico, ou que um blogueiro como Azenha tente provar sua independência publicando cada vez mais matérias críticas ao governo, denunciando todos os desvios conservadores da base aliada, de ministros e da própria presidenta. Não adianta. Se o Azenha não se afirmar como oposição, ele não merecerá nenhum respeito ou solidariedade: tem mais é que levar processo da Globo e escafeder-se.
Ou seja, em nome de um proselitismo partidário (ou antipartidário) absurdamente sectário põe-se de lado qualquer bom senso sobre a importância do pluralismo político e da liberdade de expressão.
Por exemplo, tem um sujeito muito sábio e culto que acha errado a construção da usina de Belo Monte. Ora, os “governistas” são a favor, então automaticamente eles são genocidas, fanáticos, e constituem uma “milícia” que não merece outra coisa senão apanhar financeiramente da Justiça.
Essa é a suposta ultra-esquerda praticando o mesmo joguinho de criminalizar a política. Como diria o Paulo Moreira Leite, vamos combinar: a liberdade, se existe, é para malhar o governo, para defendê-lo, e para ser indiferente, não importa. Ninguém faz parte de “milícia” porque defende suas ideias.
Tudo isso sem contar que o “criticismo” da grande imprensa em relação aos governos, inclusive a governos “amigos”, na maioria das vezes tem como pano de fundo uma estratégia de chantagem contínua. Critica-se para se manter o poder de desestabilizar, poder esse que obrigará os governos a destinarem grandes somas em dinheiro, e não apenas na forma de publicidade, a esses grupos de mídia. A frase de Millor “jornalista é oposição, o resto é armazém de secos e molhados”, portanto, é no fundo ingênua, e poderia ser parodiada para “jornalista é oposição E armazém de secos de molhados”.
Os debates em torno do quase fim do Viomundo geraram também uma lamentável lavação de roupa suja sobre o problema de financiamento da blogosfera.
Eu publiquei uma matéria aqui no Cafezinho mostrando que mais de dois terços das verbas governamentais destinadas à internet vão para os grandes grupos de mídia. Muita gente replicou a matéria, e está havendo uma interpretação equivocada da situação. Vou tentar esclarecer. Em primeiro lugar, que eu saiba, afora os dois maiores blogs políticos do país (Nassif e PHA), a blogosfera não recebe dinheiro nenhum do governo. A briga não é para “mamar nas tetas” do governo. Se vivemos até aqui sem nada, poderemos continuar sem nada. A pior coisa para um blog “governista” é receber dinheiro do governo, porque a sua sinceridade será questionada. A grande mídia joga com isso: por isso que Merval Pereira et caterva, sempre que mencionam a blogosfera, tratam de lançar suspeitas de que esta receba recursos de partidos e governo.
Por isso, a solução que eu encontrei, por exemplo, foi cobrar assinaturas e desenvolver atividades econômicas paralelas.
No entanto, eu tenho plena consciência de que a cobrança por acesso também não é a solução ideal, porque a blogosfera é feita de múltiplos produtores de conteúdo e a formação de uma rede encontraria dificuldade para se expandir se todos cobrassem acesso. Por isso mesmo, eu trabalho com extremo cuidado a questão do acesso exclusivo, disponibilizando igualmente uma boa quantidade de conteúdos livres.
Mas é preciso pensar, sim, a questão do financiamento da blogosfera. Para blogs do PSOL, do PT, do PSDB, da Marina Silva, de todos. Há espaço para todo mundo. Mas deveria ser uma questão de Estado, em nome do pluralismo e da democracia.
O Azenha já mencionou várias vezes uma solução, que é óbvia: a associação de vários blogs para cobrar por cliques de publicidade. É muito difícil organizar uma associação de blogs, sobretudo entre blogs políticos, por causa das diferenças ideológicas inevitáveis entre cada um. Cada blogueiro é uma espécie de Citizen Kane de seu próprio espaço na internet. A mesma característica que confere uma incrível e saudável pluralidade política à nossa rede, também dificulta enormemente a formação de uma associação com fins puramente comerciais, ou melhor dizendo, com fins de sobrevivência, sustentabilidade e crescimento mútuo.
Mas não vejo outra saída: temos que enfrentar a nossas diferenças e criar uma agência de publicidade voltada para o nicho em que atuamos. Aí sim, poderemos obter alguns contratos com empresas privadas ou estatais. Até porque essa é a maneira certa. Os governos e empresas não indicam onde os anúncios serão veiculados. Isso fica a cargo das grandes agências contratadas, que escolhem em geral os grandes meios de comunicação, até por uma questão prática. Muito mais fácil e eficiente gerenciar o feedback de um anúncio no site do UOL, do que em 450 blogs.
Acabou-se, porém, o tempo de falar. Temos que agir. E parar também com essas lamentáveis hesitações políticas, pudores ideológicos, acusações mútuas, etc. Blogueiros tem de ganhar algum dinheiro porque precisam comer e pagar os custos de seus provedores, etc. Sem dinheiro, todos vão definhar, uma hora ou outra, e abandonar seus blogs.
O Azenha já tomou algumas decisões em relação ao blog dele. Da minha parte, decidi pôr em prática uma ideia que venho amadurecendo há bastante tempo. Decidi criar uma agência de publicidade voltada especificamente para obtenção de contratos de publicidade para blogs, com foco na blogosfera política. O nome dela é Agência O Cafezinho. Então se você tem um blog há mais de dois anos, com mais de 20 acessos em média por dia, e quer ganhar algum dinheiro com seu blog, ou simplesmente ajudar a blogosfera a se fortalecer, poderá participar. Não teremos preconceito ideológico além do bom senso: não aceitamos blogs racistas, homofóbicos, nazistas, etc. A agência se reserva, naturalmente, o direito de selecionar os membros, para formar um conjunto com um mínimo de qualidade. O objetivo, todavia, é produzir renda para os blogueiros, e permitir que, efetivamente, a blogosfera se desenvolva com independência e profissionalismo. Precisamos fazer isso antes de 2014, porque há grupos de mídia interessados em dominar solitariamente, sem nenhum contraponto, o debate eleitoral do ano que vem!
Se tiver interesse em participar da nossa agência, como blogueiro-membro, observador ou investidor, entre aqui.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 14726
- Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
- ---
- Quantidade de TD's: 663
Ver TD's
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
Por que o governo coloca tanto dinheiro na Globo?
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... o-governo/
O midiaduto do PT
http://www.conversaafiada.com.br/brasil ... uto-do-pt/
Pimenta quer saber por que Dilma anuncia na Globo
http://www.conversaafiada.com.br/pig/20 ... -na-globo/
A Globo perde
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ne ... erde.shtml
Além de não regular comunicação governo estimula oligopólios
http://www.blogdacidadania.com.br/2013/ ... igopolios/
Governo Dilma golpeia a Voz do Brasil
http://www.viomundo.com.br/denuncias/mi ... rasil.html
Que vergonha, Mercadante.... Um lambe botas...
A declaração de amor de Mercadante por ‘Seu Frias’
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... seu-frias/
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... o-governo/
O midiaduto do PT
http://www.conversaafiada.com.br/brasil ... uto-do-pt/
Pimenta quer saber por que Dilma anuncia na Globo
http://www.conversaafiada.com.br/pig/20 ... -na-globo/
A Globo perde
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ne ... erde.shtml
Além de não regular comunicação governo estimula oligopólios
http://www.blogdacidadania.com.br/2013/ ... igopolios/
Governo Dilma golpeia a Voz do Brasil
http://www.viomundo.com.br/denuncias/mi ... rasil.html
Que vergonha, Mercadante.... Um lambe botas...
A declaração de amor de Mercadante por ‘Seu Frias’
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... seu-frias/
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 6415
- Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
- ---
- Quantidade de TD's: 135
Ver TD's
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
Nesse momento de luto, vamos manter as polêmicas mas com respHAHAHAHAHAHAHA!
MORREU FELADAPUTA!!!
HAHAHA!
Morreu Roberto Civita, o criador de VEJA
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil ... tent=feed&
MORREU FELADAPUTA!!!
HAHAHA!
Morreu Roberto Civita, o criador de VEJA
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil ... tent=feed&
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 1027
- Registrado em: 26 Nov 2012, 21:24
- ---
- Quantidade de TD's: 24
Ver TD's
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
Nessas horas sou acometido pela síndrome de cachorro vira-lata e afirmo, os ingleses são mais evoluídos que a gente, lá foram as ruas comemorar o fim da véia.
Por falar em síndrome de cachorro vira-lata, olhem isso aqui...
http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas ... 4-dias.htm
Pior são os comentários do tipo "é raro chegar ao Brasil notícias de violência dos países da europa".
Quando o certo seria, é raro chegar ao Brasil notícias de violência envolvendo figuras públicas. Tem gente que acha que europa se resume a Paris, Milão e LOndres. Crime organizado e europa, tudo a ver.
Por falar em síndrome de cachorro vira-lata, olhem isso aqui...
http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas ... 4-dias.htm
Pior são os comentários do tipo "é raro chegar ao Brasil notícias de violência dos países da europa".
Quando o certo seria, é raro chegar ao Brasil notícias de violência envolvendo figuras públicas. Tem gente que acha que europa se resume a Paris, Milão e LOndres. Crime organizado e europa, tudo a ver.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 14726
- Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
- ---
- Quantidade de TD's: 663
Ver TD's
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
A morte das revistas semanais de informação
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... nformacao/
O futuro das empresas de mídia é um pesadelo
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... -de-midia/
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... nformacao/
O futuro das empresas de mídia é um pesadelo
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... -de-midia/
Link: | |
Esconder link da mensagem |
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
Dentro de 20 anos, caso não haja ruptura democrática, o PIG só existirá nos livros de história como um fóssil remanescente das antigas ditaduras.Carnage escreveu:A morte das revistas semanais de informação
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... nformacao/
O futuro das empresas de mídia é um pesadelo
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... -de-midia/
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 6415
- Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
- ---
- Quantidade de TD's: 135
Ver TD's
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
Investimento em propaganda do governo federal:
Por meio
[ external image ][ external image ]
Por emissora de TV
[ external image ]
Por portal de Internet
[ external image ]
Helena Chagas diz que governo desconcentra verbas publicitárias; Secom não revela gasto total com Globo
http://www.viomundo.com.br/denuncias/gastosdasecom.html
Por meio
[ external image ][ external image ]
Por emissora de TV
[ external image ]
Por portal de Internet
[ external image ]
Helena Chagas diz que governo desconcentra verbas publicitárias; Secom não revela gasto total com Globo
http://www.viomundo.com.br/denuncias/gastosdasecom.html
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 1027
- Registrado em: 26 Nov 2012, 21:24
- ---
- Quantidade de TD's: 24
Ver TD's
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
A relação do governo com esse lixo de imprensa me lembra a de um cachorro que só ameaça morder quando percebe medo na vítima. Ou prostituta que dá dinheiro para o cafetão e continua apanhando.
Leis dos médios nessa gente!
Leis dos médios nessa gente!
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 14726
- Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
- ---
- Quantidade de TD's: 663
Ver TD's
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
Exemplo argentino na mídia incendeia blogosfera
Sucesso de Cristina Kirchner na Lei de Meios desperta esperança, em blogueiros ditos progressistas, e medo nos reacionários; a favor, já se posicionaram nomes como Paulo Nogueira, Altamiro Borges e Laurindo Leal; contra, o suspeito de sempre, Reinaldo Azevedo; enquanto isso, o grupo Clarín ameaça recorrer à corte internacional da Costa Rica, a mesma que pode receber recursos de condenados na Ação Penal 470; será que Dilma pode se inspirar em Cristina?
http://www.brasil247.com/pt/247/midiate ... osfera.htm
Em abril, mídia brasileira comemorava “derrota” da “Ley de Medios” na Justiça
http://www.blogdacidadania.com.br/2013/ ... a-justica/
A monarquia bolivariana de S. Majestade Elizabeth II
http://www.blogdacidadania.com.br/2013/ ... beth-ii-2/
Por que o Estadão vai morrer sem encontrar comprador
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... comprador/
Como é a vida, a censura e a autocensura dentro de uma redação
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... a-redacao/
Sucesso de Cristina Kirchner na Lei de Meios desperta esperança, em blogueiros ditos progressistas, e medo nos reacionários; a favor, já se posicionaram nomes como Paulo Nogueira, Altamiro Borges e Laurindo Leal; contra, o suspeito de sempre, Reinaldo Azevedo; enquanto isso, o grupo Clarín ameaça recorrer à corte internacional da Costa Rica, a mesma que pode receber recursos de condenados na Ação Penal 470; será que Dilma pode se inspirar em Cristina?
http://www.brasil247.com/pt/247/midiate ... osfera.htm
Em abril, mídia brasileira comemorava “derrota” da “Ley de Medios” na Justiça
http://www.blogdacidadania.com.br/2013/ ... a-justica/
A monarquia bolivariana de S. Majestade Elizabeth II
http://www.blogdacidadania.com.br/2013/ ... beth-ii-2/
Por que o Estadão vai morrer sem encontrar comprador
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... comprador/
Como é a vida, a censura e a autocensura dentro de uma redação
http://www.diariodocentrodomundo.com.br ... a-redacao/
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 2406
- Registrado em: 07 Nov 2005, 14:45
- ---
- Quantidade de TD's: 9
Ver TD's
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
Ótimo, vamos copiar a Argentina!!!
](./images/smilies/eusa_wall.gif)
](./images/smilies/eusa_wall.gif)
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 14726
- Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
- ---
- Quantidade de TD's: 663
Ver TD's
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
O jornalismo tem jeito?
Os nossos empresários do jornalismo são estranhos. Eles não gostam do jornalismo,
http://www.observatoriodaimprensa.com.b ... _tem_jeito
Derrotas dos barões da mídia em 2013
http://altamiroborges.blogspot.com.br/2 ... -2013.html
Os nossos empresários do jornalismo são estranhos. Eles não gostam do jornalismo,
http://www.observatoriodaimprensa.com.b ... _tem_jeito
Derrotas dos barões da mídia em 2013
http://altamiroborges.blogspot.com.br/2 ... -2013.html
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 14726
- Registrado em: 06 Jul 2004, 20:25
- ---
- Quantidade de TD's: 663
Ver TD's
Re: A imprensa e grande mídia no Brasil
http://gabrielpriolli.com.br/a-imprensa-de-lado/
A Imprensa de Lado
Eugenio Bucci contesta hoje no Estadão a ideia de que a imprensa atua como “partido de oposição”. Argumenta que essa ideia não causava preocupações enquanto parecia restrita a defensores irracionais dos projetos petistas, mas começa a tomar proporções preocupantes, agora que o próprio governo e lideranças do PT ecoam a mesma crítica.
“Numa sociedade democrática, relativamente estável e minimamente livre, os jornais vão bem quando são capazes de fiscalizar, vigiar e criticar o poder. O protocolo é esse. A normalidade é essa”, diz Eugenio, expressando o credo básico do jornalismo liberal. “Logo, o bom jornalismo pende mais para a oposição do que para a situação; a imprensa que se recusa a ser vista como situacionista nunca deveria ser atacada”, julga ele.
“Nossa imprensa, convenhamos, é preponderantemente de direita e, muitas vezes, apresenta falhas de caráter, algumas inomináveis, mas nunca se perfilou com a organicidade de um partido político”, observa Eugenio. Para ele, a imprensa não se articula nos moldes de um partido porque não segue comando centralizado, não se submete à disciplina que os partidos impõem aos filiados e não renunciou à função informativa “para abraçar o proselitismo partidário”.
Bucci acredita que a crítica ao partidarismo da imprensa está assentada “em bases fictícias, completamente fictícias”. Mas ela cumpriria uma função política. “Na falta de uma oposição de verdade que pudesse servir de vilã cruel, na falta de um satanás mais ameaçador para odiar (a ‘herança maldita’ de FHC não funciona mais como antagonista imaginária), querem fazer valer essa ficção ufanista de que o País vai às mil maravilhas, só o que atrapalha a felicidade geral é esse maldito partidarismo da imprensa”.
Confesso que sinto um considerável desconforto quando vejo Eugenio se referir ao petismo com essa alteridade impossível para quem, como ele, foi militante do PT a vida toda e funcionário em elevado cargo de confiança no Governo Lula. Mas o que interessa são os argumentos do colega e amigo, e se discordo deles, cabe rebatê-los.
Primeiramente, observo que a imprensa não é criticada por converter-se formalmente em partido político, algo que, mesmo querendo, lhe seria impossível. A imprensa é criticada por agir partidariamente, por ter como único foco de crítica o PT e sua aliança governista federal, e por pautar o discurso e as ações dos partidos de oposição contra o governo petista. Desde Lula e agora sob Dilma.
Estão de tal forma sincronizados o noticiário da imprensa e as iniciativas do conglomerado PSDB-DEM-PPS, ambos alimentando-se mutuamente, que é dispensável qualquer organicidade partidária da mídia. Na verdade, mídia e oposição são faces inextrincáveis da mesma moeda, não existem mais separadamente. Fazem as mesmas críticas e defendem o mesmo receituário para os problemas do país, a ponto de certos parlamentares converterem-se em meros ventríloquos de conceitos exarados em editoriais e colunas de opinião. Ou vice-versa.
Mas é no plano estadual e municipal que se observa melhor como o empenho fiscalizador da imprensa aplica-se tão somente a gestões do PT. Erundina, Marta, Benedita, Olívio, Tarso, Jacques Wagner, qualquer governante petista sempre enfrenta o máximo rigor no julgamento de suas ações. Agora mesmo, Haddad está sob intenso fogo de barragem.
Já para os governos tucanos ou assemelhados, o que a imprensa oferece é pouca cobrança e muita condescendência. Haja vista tão somente o caso do Cartel do Metrô, falcatrua que envolve valores dez vezes maiores que o Mensalão, mas que está longe de ser tratada como “o maior escândalo de corrupção do pais”. Aliás, está longe de ser minimamente noticiada.
É nítido e insofismável que a imprensa opera com dois pesos e duas medidas. Que demoniza governos populares, mas não governos conservadores. Que carrega nas tintas e dramatiza qualquer irregularidade que envolva petistas, mas diminui, relativiza ou esconde os “malfeitos” de opositores dos petistas. Que não perde a menor oportunidade de jogar no colo do PT problemas que não foram criados por ele, como ocorre nesse instante, na cobertura da Máfia dos Fiscais paulistanos.
Portanto, são reais, completamente reais, as bases da cobrança ao “partidarismo” da imprensa. Não se trata da doença infantil do esquerdismo manifestando-se contra uma valorosa ferramenta da democracia, senão da ressurgência e agravamento da doença crônica do sectarismo na mídia, comprometendo a própria saúde da democracia.
O Brasil não vai às mil maravilhas, certamente, embora haja muito do que ufanar-se, nas conquistas de anos recentes. Mas o país não consertará seus problemas nem avançará com o auxílio dessa imprensa parcial, manipuladora e retrógrada, que sabe ser muito combativa quando lhe interessa e frequentemente omissa quando interessa a toda a sociedade.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem