O 'Saque' de Lula: não há muito o que se ver
11 de janeiro de 2013 por Joe Leahy
O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está enfrentando muita pressão nos dias de hoje sobre alegações de que ele estava diretamente envolvido no maior caso de corrupção do país, o Mensalão.
Agora vem uma exposição do que supostamente são suas propriedades.
Os leitores vão lembrar que os uma vez líderes do Partido dos Trabalhadores de Lula, em 2003 e 2004, foram condenados por roubar fundos de empresas estatais e usá-los para subornar parlamentares da oposição para apoiar o governo do ex-presidente no Congresso.
O próprio Lula sempre negou qualquer conhecimento do esquema. Mas agora existe um número crescente de pedidos por uma investigação sobre alegações de que parte do dinheiro do Mensalão foi direcionado para o próprio ex-líder para o seu uso pessoal. Novamente, ele negou as acusações, que vieram de um empresário condenado no caso.
Assim, os leitores ficarão fascinados ao saber, que um hacker publicou detalhes do que se pretendia serem os ativos de Lula - na forma de uma lista de endereços de propriedades supostamente do político. Iste da Associated Press:
Um hacker postou o que parece ser uma informação privada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na internet para protestar contra um grande escândalo de corrupção que ele diz "vai acabar em nada."
Os endereços das propriedades, ditas serem de propriedade de Silva, números de telefone, empresas registradas em seu nome e seu número de contribuinte foram publicados no Twitter. O hacker se identificou como nbdu1nder.
O julgamento em torno de um esquema de corrupção de suborno por votos viu 25 pessoas serem condenadas, incluindo o maior ex-assessores de Silva.
O escritório de Silva não confirmou a autenticidade da informação postada no Twitter e disse que não tinha comentários.
Mas para aqueles que estão esperando residências palacianas em bairros de elite de São Paulo, condomínios à beira-mar em Copacabana ou fazendas espalhadas pela Amazônia brasileira ficarão desapontados. As propriedades reveladas pelo site, embora não exatamente o império de um indigente, definitivamente não são os de um típico polítco pilantra coberto de jóias e com uma esposa-troféu em seu braço.
O mais respeitável é uma casa num Condominio Residencial, um prédio de apartamentos de aparência normal em São Bernardo do Campo, no subúrbio de São Paulo, onde o ex-presidente começou sua carreira como sindicalista. Ele tem um, possivelmente dois apartamentos aqui, de acordo com o hacker.
Avenida Francisco Prestes Maia, 1502, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
A partir daqui, as coisas vão rapidamente para baixo, aparentemente. Lula tem outro imóvel no mesmo subúrbio, um conjunto de aparência bem pobre, qem um bairro não muito saudável que está à venda, com pichações cobrindo o muro da frente.
Rua São João, 276, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brazil
Em seguida, há uma casa humilde em uma cidade bem no interior do estado de São Paulo que parece em mal estado e precisa de uma demão de tinta.
Avenida Jorge Abrão, 350, Sertãozinho, São Paulo, Brazil
Finalmente, há a pièce de résistance, uma casa em uma área da cidade nordestina de Natal chamada Felipe Camarão. A julgar pelas fotos tiradas do Google Maps, este não é um lugar que você gostaria de passear à noite, especialmente quando uma pesquisa do YouTube lança vídeos sobre homicídios e outros problemas sociais.
Rua Arco Íris, 89, Natal, Rio Grande do Norte, Brazil
No geral, os bens alegadamente de origem suspeita parecem com nada mais que aqueles com que alguém com um salário normal e uma herança ou duas pode acabar tendo depois de uma vida de trabalho. Pense na propriedade de seu perdulário velho tio Bob, em vez de Silvio Berlusconi. De qualquer forma, o hacker - que orgulhosamente declara: "Viva a Revolução" - de fato fez mais bem do que mal aos defensores da causa de Lula.
Afinal, se esta coleção humilde foi o melhor um político corrupto no Brasil conseguiu reunir, então certamente a maioria iria preferir ficar com seus trabalhos do dia a dia.