Claro que não. Por que defenderia?Gilmor escreveu:Você defende descriminalizar o racismo no Brasil?Compson escreveu: O que é "muito impreciso" é que em cada caso os fundamentos, as origens e as práticas são muito diferentes. Classificar como "racismo" não resolve questão nenhuma.
Aliás, puxando o assunto do outro tópico, não sou nem contra as cotas raciais. Apenas acho que cotas por renda seriam mais adequadas.
Cotas para negros são bastante defensáveis sim, mas um bom motivo não é o fato de que o Brasil foi infestado por uma "ralé branca" que teria manchado a imagem do país. A mesma cultura moral e jurídica que transformava o negro em escravo transformava determinados indivíduos brancos em marginais e degredados...
Diferente não quer dizer que foi melhor...Gilmor escreveu:Fez toda diferença pra quem? Pro negro é que não foi....Compson escreveu:Em última análise, não é necessário ficar especulando sobre as especificidades culturais de cada povo, basta lembrar a história: nos EUA, quando a abolição parecia inevitável, a elite branca escravocrata iniciou uma guerra civil separatista, suscitando o ódio; no Brasil, ela tentou se passar por ator do processo, como libertadores e modernizadores. Não conveceram negro nenhum, mas isso fez toda a diferença...
Se você não sabe a diferença entre (1) ter sua mulher estuprada, ser pregado numa cruz e queimado vivo ou (2) ser expulso de um restaurante, acho que você precisa sair mais.
Mas tirando essa questão do ódio, o problema da desigualdade entre negros e brancos é o mesmo, sim, provavelmente pior no Brasil.