.
LUIZ FELIPE PONDÉ
Quibes, queijos e vinhos
--------------------------------------------------------------------------------
Quem está na rua no Egito quer emprego; se fala em "liberdade", é porque aprendeu com o Ocidente
--------------------------------------------------------------------------------
OS ÁRABES foram às ruas. Os paquistaneses (muçulmanos, mas não árabes) vivem nas ruas pedindo a cabeça de algum inimigo do Islã. Pensar que estamos diante da "aurora" de um novo mundo árabe democrático é uma piada.
Imagino como alguns "sacerdotes da religião do povo" (populismo para intelectuais de esquerda?) devem ficar emocionados, lembrando (fantasiando?) os grandes dias do Maio de 68 na França.
Se lermos as colunas de Nelson Rodrigues (editora Agir) da época, encontraremos questões como: afinal, o que querem esses estudantes parisienses se não cortaram nenhuma cabeça? Que revolução é essa que acabou em croissant?
De uma hora para outra, a moçada francesa voltou para casa para tomar vinho e comer "un petit fromage". Centenas de teses pelo mundo tentam até hoje explicar a razão de a "revolução do desejo" de Maio de 68 ter acabado de repente, sem nenhuma razão.
Diferentemente dos jovens americanos, que tinham um motivo concreto para protestar (a horrível Guerra do Vietnã), os meninos franceses estavam cheios de tédio, naquela vidinha chata de gente rica, e resolveram brincar de "comuna de Paris".
No fundo, queriam "o direito" de transar com as colegas nos dormitórios da universidade, alguns meninos queriam "o direito" de transar com outros meninos (sob a bênção filosófica do mestre Foucault, que, aliás, no começo da Revolução Islâmica do Irã, tinha frisson por ela), e alguns, como sempre, não queriam mesmo é ir para a aula e virar gente grande.
Mas os "sacerdotes do povo" fizeram seu trabalho e transformaram aquela festa em grande fenômeno histórico.
A verdade é que não se sabe no que vai dar essa "revolução do quibe" no mundo árabe. Pessoalmente, espero que consigam viver melhor e se livrem dos "partidos de deus".
Mas o que é viver melhor? Para mim, que não sou relativista e acho a democracia liberal ocidental o melhor sistema político conhecido e gente que amarra toalha na cabeça para gritar "morte aos infiéis!" gente atrasada, viver melhor é poder ganhar dinheiro e pagar suas contas, consumir coisas que queremos consumir, transar com quem você quiser, não ter que aturar maridos espancadores, não ser obrigado a sustentar mulheres de que você não gosta mais, não ser obrigado a rezar se você não quiser, poder rezar se você quiser para o deus que você quiser, não ter que achar seu governante "o salvador do povo". Enfim, coisas básicas, não?
Mas o fundamentalismo islâmico (que não é a mesma coisa que islamismo) não pensa assim.
Se, por um lado, não se pode afirmar que o Egito vá virar o Irã (que alguns ainda acham ótimo porque "enfrenta o imperialismo americano"... risadas...), por outro, negar o risco do fundamentalismo islâmico na região em questão é uma piada. Pura má fé teórica.
Risco aqui não significa apenas tomar o poder, significa minar a sociedade, enterrando as pessoas nesse "pântano de deus" onde fundamentalistas crescem como praga na lama.
Essas pessoas que estão nas ruas querem emprego. Se eles falam em "liberdade", fazem-no porque aprenderam com o Ocidente capitalista malvado. Não estão movidos por ideologias de Maio de 68. Espera aí... qual era mesmo a ideologia? Reclamar da TV, do cinema, de ter que arrumar o quarto, de ter que fazer prova na faculdade?
Que tal o Líbano, que virou refém do Hizbollah (o partido de deus), esse grupo muito pacifista e democrático? Ou a irmandade islâmica do Egito, que está "gozando" com tudo isso? E os democráticos do Hamas? Que tal mandar um desses populistas de esquerda passar uns dias com eles para discutir "liberdades individuais"? E se o voto direto por lá eleger outro Hamas?
Muitas análises são feitas a partir do que em filosofia se chama "wishful thinking" (pensamento contaminado por "desejos escondidos"). Muita gente projeta sobre esses fenômenos seus pequenos sonhos de grandeza teórica.
Esses países não têm a divisão moderna entre religião e Estado. Negociar com eles é negociar com o Islã, não nos enganemos. O necessário é falar com o Islã e seus líderes, a fim de "isolar" a praga do fundamentalismo.
Crise no Egito - População Invade as Ruas e Exige Renúncia do Ditador
Regras do fórum
Resumo dos Test Drives
FILTRAR:
Neutros: 0
Positivos: 0
Negativos: 0
Pisada na Bola: 0
Lista por Data
Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
-
- Forista
- Mensagens: 3715
- Registrado em: 06 Mar 2004, 20:42
- ---
- Quantidade de TD's: 33
Ver TD's
Re: Crise no Egito - População Invade as Ruas e Exige Renúncia do Ditador
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 13803
- Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
- ---
- Quantidade de TD's: 56
Ver TD's
Até onde sei, não existe agitação na Arábia dos Saud. A situação econômica é relativamente boa. Como escrevi antes, se não faltar comida, o povão não se levanta em lugar nenhum.Compson escreveu:Tens razão... Mas que eu lembro não opinaste... Qto tempo acha que o Abdallah tem até enfrentar problemas semelhantes?Tricampeão escreveu:A Arábia Saudita é uma ditadura absoluta patrocinada pelos Estados FALID-O-DOS que dura mais que a do Egito, e que já foi citada aqui.
Além disso, os gringos filhos da puta mudariam sua própria capital para Riad antes de devolver a Arábia dos Saud ao seu legítimo dono. Trata-se do país com as maiores reservas de petróleo do planeta.
A casa de Saud pertence a uma seita fanática minoritária (Wahhabi), mas, assim como a maioria da população, é sunita. Não há espaço para os conflitos étnico-religiosos que aparecem no Iraque ou no Bahrein.
Assim, acho que o Abdallah, ou melhor, seus patrões gringos filhos da puta, podem ficar tranquilos, por enquanto.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 13803
- Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
- ---
- Quantidade de TD's: 56
Ver TD's
Já foi. Com Erdogan, foram feitas reformas. A língua curda passou a ser ensinada nas escolas. Não se pode comparar com a escravidão dos palestinos em Israel.O Pastor escreveu:Heheheh!! Na verdade fiz apenas uma provocação. Tentei disvirtuar tudo, pois basta falar sobre os curdos para acabar com qualquer debate sobre o Oriente Médio. POr isso, ninguém, mas absolutamente ninguém fala sobre os curdos. É muita complicação porque envolve a fronteira de 6 países, todos completamente diferentes, no caso os piores casos ficariamm com o Iraque e a Turquia. Vale um debate sobre a dominação turca contra os curdos, que é muito semelhante ou até pior que os israelitas sobre os palestinos.
É claro que isso só ocorreu devido à postura firme do Partido dos Trabalhadores Morte aos Gringos Curdo (o PT deles), a maior força de resistência do país nas últimas décadas, e que recentemente abandonou a luta armada para lutar no plano político institucional.
Os gringos filhos da puta pensaram em fazer isso, na época, pelo que ouvi. Seria uma maneira de enfraquecer o inimigo. Mas, como ganharam, ou pensaram que ganharam, a guerra logo, deram uma banana para os curdos.O Pastor escreveu:Uma coisa que poderia acontecer é o Grande Satã, até com o intuito de enfraquecer a região, criar um estado independente curdo no norte do Iraque. É dificil porque os curdos não tem por exemplo, o lobby dentro dos EUA que os israelitas possuem. Também haveria problemas com o aliado, ou ex-aliado turco. Eu pensei nisso, logo que Bush invadiu o país em 2003. Acredito que até teria sucesso se fosse possível um maior controle sobre o Iraque, coisa que os gringos fdp nunca conseguiram. Mas um estado curdo nesta condições ficaria isolado de imediato, além de provcar um exodo em massa de compatriotas que sairiam da Siria, Irã, Turquia e países do Caucaso. SEria obvio que dependeriam de ajuda dos gringos fdp, que de imediato colocariam bases militares e explorariam os campos de petroleo, se eles existirem. Também teriam apoio de Israel, lógico. Talvez o Curdistão até fosse fazer parte da OTAN.
Seria um tiro no pé se os gringos apoiassem um Curdistão independente agora:
. teriam uma parte menor do Iraque para saquear;
. a maior força política do novo país seria o Partido dos Trabalhadores Morte aos Gringos Curdo (o PT deles);
. os curdos não esqueceram que, quando Saddam Hussein usou armas químicas contra eles, os Estados FALI-D-O-DOS ajudaram, levantando por alguns dias o bloqueio aéreo que tinham estabelecido; além disso, essas armas tinham sido fornecidas a Saddam Hussein pelo gringo mais filho da puta da História, Ronald Reagan, aquele que morreu por excesso de merda na cabeça; não tem como os curdos gostarem do Tio Satam.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 185
- Registrado em: 16 Set 2010, 19:14
- ---
- Quantidade de TD's: 4
Ver TD's
Re: Crise no Egito - População Invade as Ruas e Exige Renúncia do Ditador
Luiz Felipe Pondé é filósofo influenciado por filósofos oriundos da Igreja Católica. Ele é cristão, no sentido filosófico, que seja, mas cristão. Dai o motivo da forma desdenhosa e simplista que ele fala dos islâmicos. Trata-se de mais um gay, esse filósofo, que bebe nas fontes do catolicismo. E oq é pior, ele não é padre, é só alguém metido a besta.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 13803
- Registrado em: 22 Set 2005, 16:06
- ---
- Quantidade de TD's: 56
Ver TD's
No Egito, como previsto, os gringos filhos da puta estão jogando seu joguinho antigo e manjado.
Depois de tentar a repressão violenta, depois a cooptação e em seguida ganhar tempo com concessões pífias, o governo egípcio viu que estava FALI-D-O-DO e mudou de tática: nomeu como vice-presidente o ex-chefe do serviço de espionagem e conhecido torturador Omar Suleiman e começou a eliminar fisicamente os adversários mais radicais.
O tempo todo dizendo que estavam pressionando pela renúncia de Mubarak, os gringos filhos da puta igualaram a parada e nomearam como seu representante no Egito um ex-diretor da CIA, Frank Wisner, e mudaram o discurso: Mubarak deve sair, mas não imediatamente.
Ou seja, toda aquela conversa de democracia, liberdade, respeitar o povo, etc., demonstrou-se nada menos que uma representação barata, própria de países que põem atores de segunda na presidência.
O governo capacho e seu patrão foram desmascarados. A crise econômica se aguça. A repressão começou a atuar. As condições objetivas para uma revolução já estão presentes.
Agora vamos saber se o segundo elemento indispensável para uma revolução de verdade existe no Egito: os líderes conscientes, ousados e bem informados.
Depois de tentar a repressão violenta, depois a cooptação e em seguida ganhar tempo com concessões pífias, o governo egípcio viu que estava FALI-D-O-DO e mudou de tática: nomeu como vice-presidente o ex-chefe do serviço de espionagem e conhecido torturador Omar Suleiman e começou a eliminar fisicamente os adversários mais radicais.
O tempo todo dizendo que estavam pressionando pela renúncia de Mubarak, os gringos filhos da puta igualaram a parada e nomearam como seu representante no Egito um ex-diretor da CIA, Frank Wisner, e mudaram o discurso: Mubarak deve sair, mas não imediatamente.
Ou seja, toda aquela conversa de democracia, liberdade, respeitar o povo, etc., demonstrou-se nada menos que uma representação barata, própria de países que põem atores de segunda na presidência.
O governo capacho e seu patrão foram desmascarados. A crise econômica se aguça. A repressão começou a atuar. As condições objetivas para uma revolução já estão presentes.
Agora vamos saber se o segundo elemento indispensável para uma revolução de verdade existe no Egito: os líderes conscientes, ousados e bem informados.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 3715
- Registrado em: 06 Mar 2004, 20:42
- ---
- Quantidade de TD's: 33
Ver TD's
Re: Crise no Egito - População Invade as Ruas e Exige Renúncia do Ditador
Postei o texto dele porque o achei, digamamos, uma bela merda....Bob Black escreveu:Luiz Felipe Pondé é filósofo influenciado por filósofos oriundos da Igreja Católica. Ele é cristão, no sentido filosófico, que seja, mas cristão. Dai o motivo da forma desdenhosa e simplista que ele fala dos islâmicos. Trata-se de mais um gay, esse filósofo, que bebe nas fontes do catolicismo. E oq é pior, ele não é padre, é só alguém metido a besta.
Mas vale como um contra ponto ao que escrevemos aqui . Eu achei que há um viés provocativo, como de costume. Esse cidadão costuma dizer que há democracia em Israel, então não é difícil perceber que trata-se de alguém que toma partido . Há muitos Pondés por aí, desdenhando o que está se passando no Egito. Espero que os egípcios lhe mostrem a esses manés que estão falando sério quando dizem que desejam derrrubar o regime e instalar uma democracia no seu lugar.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 1582
- Registrado em: 19 Nov 2009, 11:16
- ---
- Quantidade de TD's: 5
Ver TD's
Re: Crise no Egito - População Invade as Ruas e Exige Renúncia do Ditador
Também torço pelo mesmo, mas os últimos acontecimentos me dão uma impressão que os egípcios estão cedendo, se acomodando com uma proposta do ditador para ganhar tempo e colocar outro ditador no seu lugar, apenas...Fortimbrás escreveu:Postei o texto dele porque o achei, digamamos, uma bela merda....Bob Black escreveu:Luiz Felipe Pondé é filósofo influenciado por filósofos oriundos da Igreja Católica. Ele é cristão, no sentido filosófico, que seja, mas cristão. Dai o motivo da forma desdenhosa e simplista que ele fala dos islâmicos. Trata-se de mais um gay, esse filósofo, que bebe nas fontes do catolicismo. E oq é pior, ele não é padre, é só alguém metido a besta.
Mas vale como um contra ponto ao que escrevemos aqui . Eu achei que há um viés provocativo, como de costume. Esse cidadão costuma dizer que há democracia em Israel, então não é difícil perceber que trata-se de alguém que toma partido . Há muitos Pondés por aí, desdenhando o que está se passando no Egito. Espero que os egípcios lhe mostrem a esses manés que estão falando sério quando dizem que desejam derrrubar o regime e instalar uma democracia no seu lugar.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 1582
- Registrado em: 19 Nov 2009, 11:16
- ---
- Quantidade de TD's: 5
Ver TD's
Re: Crise no Egito - População Invade as Ruas e Exige Renúncia do Ditador
Agora a notícia de que Mubarak pretende renunciar...
Pode ser que seja só para tentar passar o poder para o vice, para enrolar uma pouco mais e dirigir a transição. mas acho que é sinal de que a grande mídia internacional, ou ocidental, não estava dando o destaque merecido para a situação dos últimos dias.
Pode ser que seja só para tentar passar o poder para o vice, para enrolar uma pouco mais e dirigir a transição. mas acho que é sinal de que a grande mídia internacional, ou ocidental, não estava dando o destaque merecido para a situação dos últimos dias.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 6415
- Registrado em: 21 Nov 2003, 18:29
- ---
- Quantidade de TD's: 135
Ver TD's
Re: Crise no Egito - População Invade as Ruas e Exige Renúncia do Ditador
Pegadinha... Rá!
Em discurso na TV, Mubarak diz que fica no poder até setembro
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/8738 ... mbro.shtml
"Voltem para suas casas", diz vice-presidente do Egito
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/8738 ... gito.shtml
Mas que sujeito cara de pau!
Em discurso na TV, Mubarak diz que fica no poder até setembro
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/8738 ... mbro.shtml
"Voltem para suas casas", diz vice-presidente do Egito
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/8738 ... gito.shtml
Mas que sujeito cara de pau!

Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 1582
- Registrado em: 19 Nov 2009, 11:16
- ---
- Quantidade de TD's: 5
Ver TD's
Re: Crise no Egito - População Invade as Ruas e Exige Renúncia do Ditador
BAZINGAAAAAAAA !!!!Compson escreveu:Pegadinha... Rá!
Em discurso na TV, Mubarak diz que fica no poder até setembro
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/8738 ... mbro.shtml
"Voltem para suas casas", diz vice-presidente do Egito
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/8738 ... gito.shtml
Mas que sujeito cara de pau!



Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 241
- Registrado em: 17 Jul 2010, 17:34
- ---
- Quantidade de TD's: 8
Ver TD's
Re: Crise no Egito - População Invade as Ruas e Exige Renúncia do Ditador
AGORA É SÓ FESTA ... A BOLSA VAI VOLTAR A SUBIR.
Mubarak renuncia à Presidência do Egito, diz vice-presidente
http://g1.globo.com/crise-no-egito/noti ... cairo.html








Mubarak renuncia à Presidência do Egito, diz vice-presidente
http://g1.globo.com/crise-no-egito/noti ... cairo.html
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 1092
- Registrado em: 26 Mar 2007, 12:06
- ---
- Quantidade de TD's: 117
Ver TD's
Re: Crise no Egito - População Invade as Ruas e Exige Renúncia do Ditador
Creio que agora o pais esta à mercer da sorte alheia, tme muita chance de disputa de poder agora, principalmente entre estremistas!BUCHANAN'S escreveu:AGORA É SÓ FESTA ... A BOLSA VAI VOLTAR A SUBIR.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mubarak renuncia à Presidência do Egito, diz vice-presidente
http://g1.globo.com/crise-no-egito/noti ... cairo.html
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 1582
- Registrado em: 19 Nov 2009, 11:16
- ---
- Quantidade de TD's: 5
Ver TD's
Re: Crise no Egito - População Invade as Ruas e Exige Renúncia do Ditador
Ainda estamos na fase de tentarem acochambrar... com um governo do vice Suleiman ou um Conselho Militar, nada disso me parece factível. Então, a crise continua até que alguém seja aceito pela população, e acho que esse alguém será um extremista muçulmano.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- Mensagens: 1159
- Registrado em: 16 Mar 2007, 16:47
- ---
- Quantidade de TD's: 104
Ver TD's
Re: Crise no Egito - População Invade as Ruas e Exige Renúncia do Ditador
Fresquinha:
Presidente do Egito renuncia
Decisão de Mubarak acontece após 18 dias de protesto contra seu governo de 30 anos
Multidão grita:
"Egito está livre!"
Fonte: IG
Presidente do Egito renuncia
Decisão de Mubarak acontece após 18 dias de protesto contra seu governo de 30 anos
Multidão grita:
"Egito está livre!"
Fonte: IG
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 0 Respostas
- 1227 Exibições
-
Última mensagem por Jota223yt
-
- 0 Respostas
- 726 Exibições
-
Última mensagem por Jota223yt
-
- 0 Respostas
- 772 Exibições
-
Última mensagem por Jota223yt
-
- 2 Respostas
- 1079 Exibições
-
Última mensagem por TACA LE PAU