Tópico oficial do apagão 2009
Regras do fórum
Resumo dos Test Drives
FILTRAR:
Neutros: 0
Positivos: 0
Negativos: 0
Pisada na Bola: 0
Lista por Data
Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 663
Ver TD's
Talvez a culpa seja dessa maldita palavra idiota, que acho que foi criada por alguém da Globo, e que me irrita toda vez que escuto.
"Apagão" é uma palavra dolorosamente idiota, imprecisa, e frequentemente usada de forma errada.
Acho que é por isso acho que comparam o "apagão" do FHC com o "apagão" do Lula, o que não me parece de forma alguma cabível.
O "apagão" do FHC foi uma deficiência enorme na produção de energia elétrica, que parou o país, travou a produção, e penalizou duramente as pessoas submetidas a um raciomento feito de forma totalmente não razoável, e que casou um prejuízo estimado de 45 bilhões de reais (não milhões como o Tiozinho escreveu no post dele).
Lembro do esquema totalmente imbecil e burro do racionamento ao consumidor, que penalizava quem era sensato e racionla, e premiava os irresponsáveis. Explico: o raciomento era feito com base na média do consumo das famílias, sobre a qual o consumidor teria que economizar um tanto. Assim, que era um esbanjador despreocupado se dava bem, pois se ele esbanjava energia, seria muito fácil economizar. Já quem era responsável e já economizava energia normalmente, como foi o caso da minha família, fazia o quê??? De onde tiraríamos mais economia se já economizávamos ao máximo? Foi ridículo isso!
Já o "apagão" do Lula foi um blecaute (a palavra correta), uma falha na transmissão de energia que durou no máximo pouco mais de três horas em alguns locais, e até 15 minutos em outros.
Pode ter sido causada sim por incompetência, seja do governo, seja da pessoas que operam o sistema, com pode ter sido um acidente, como inúmeros episódios no mundo todo, até mesmo nos EEUU e na Europa.
Então, essencialmente, são duas coisas completamente diferentes, e não cabe comparação, mesmo que todo mundo insista em usar a mesma palavra idiota tanto para uma escassez aguda de energia seguida de racionamento quanto para um blecaute.
"Apagão" é uma palavra dolorosamente idiota, imprecisa, e frequentemente usada de forma errada.
Acho que é por isso acho que comparam o "apagão" do FHC com o "apagão" do Lula, o que não me parece de forma alguma cabível.
O "apagão" do FHC foi uma deficiência enorme na produção de energia elétrica, que parou o país, travou a produção, e penalizou duramente as pessoas submetidas a um raciomento feito de forma totalmente não razoável, e que casou um prejuízo estimado de 45 bilhões de reais (não milhões como o Tiozinho escreveu no post dele).
Lembro do esquema totalmente imbecil e burro do racionamento ao consumidor, que penalizava quem era sensato e racionla, e premiava os irresponsáveis. Explico: o raciomento era feito com base na média do consumo das famílias, sobre a qual o consumidor teria que economizar um tanto. Assim, que era um esbanjador despreocupado se dava bem, pois se ele esbanjava energia, seria muito fácil economizar. Já quem era responsável e já economizava energia normalmente, como foi o caso da minha família, fazia o quê??? De onde tiraríamos mais economia se já economizávamos ao máximo? Foi ridículo isso!
Já o "apagão" do Lula foi um blecaute (a palavra correta), uma falha na transmissão de energia que durou no máximo pouco mais de três horas em alguns locais, e até 15 minutos em outros.
Pode ter sido causada sim por incompetência, seja do governo, seja da pessoas que operam o sistema, com pode ter sido um acidente, como inúmeros episódios no mundo todo, até mesmo nos EEUU e na Europa.
Então, essencialmente, são duas coisas completamente diferentes, e não cabe comparação, mesmo que todo mundo insista em usar a mesma palavra idiota tanto para uma escassez aguda de energia seguida de racionamento quanto para um blecaute.
Link: | |
Esconder link da mensagem |
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 663
Ver TD's
Re: Apagão
http://www.gp-guia.net/phpbb/phpbb2/view ... 90#1211890florestal escreveu:Vocês já repararam que todos os sites de notícias estão carregadíssimos de propaganda de estatais. No UOL é Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, esse governo está gastando uma grana preta com propaganda. Por que será?
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 56
Ver TD's
Consultei o site do ONS e ainda não há mais informações sobre o blecaute da semana passada.
Aproveitei para usar a ferramenta de comparação histórica, confrontando este ano com o de 2001 com relação à quantidade de energia (hidráulica, é claro) armazenada nos reservatórios da região Sudeste. Fiquei com preguiça de comparar as demais.
É impressionante. Temos cerca de 3 vezes mais energia hoje do que nos anos negros de FHC. Isso evidencia a má gestão da água pelo governo naquele tempo, fato que já havia sido denunciado pelo então governador de Minas Gerais, Itamar Franco. Antes dos apagões.
O que também demonstra que o problema naquele tempo não era a falta de capacidade de geração e transmissão do sistema, e sim, como havia denunciado Itamar, a má gestão, por incompetência ou obediência a interesse escuso.
Como havia denunciado Itamar e a imprensa vendida e puxa-saco escamoteou à época.
Os apagões de 2001 foram, portanto, tanto de responsabilidade do nefasto governo FHC quanto da imprensa venal.
Os valores estão em GWh.
http://www.ons.org.br/historico/energia_armazenada.aspx
Aproveitei para usar a ferramenta de comparação histórica, confrontando este ano com o de 2001 com relação à quantidade de energia (hidráulica, é claro) armazenada nos reservatórios da região Sudeste. Fiquei com preguiça de comparar as demais.
É impressionante. Temos cerca de 3 vezes mais energia hoje do que nos anos negros de FHC. Isso evidencia a má gestão da água pelo governo naquele tempo, fato que já havia sido denunciado pelo então governador de Minas Gerais, Itamar Franco. Antes dos apagões.
O que também demonstra que o problema naquele tempo não era a falta de capacidade de geração e transmissão do sistema, e sim, como havia denunciado Itamar, a má gestão, por incompetência ou obediência a interesse escuso.
Como havia denunciado Itamar e a imprensa vendida e puxa-saco escamoteou à época.
Os apagões de 2001 foram, portanto, tanto de responsabilidade do nefasto governo FHC quanto da imprensa venal.
Código: Selecionar todos
2009 2001 %
Jan 93768,55 37453,33 150,36%
Fev 97411,78 36025,91 170,39%
Mar 114503,09 41173,62 178,10%
Abr 118517,71 37133,69 219,16%
Mai 116592,98 35402,40 229,34%
Jun 111568,75 33067,64 237,40%
Jul 108015,41 32020,09 237,34%
Ago 102701,02 27988,54 266,94%
Set 99615,65 23901,12 316,78%
Out 97972,72 25357,01 286,37%
http://www.ons.org.br/historico/energia_armazenada.aspx
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 32
Ver TD's
[2]Carnage escreveu:Talvez a culpa seja dessa maldita palavra idiota, que acho que foi criada por alguém da Globo, e que me irrita toda vez que escuto.
Ainda é foda ouvir um jornalista da conceituada Rede Globo dizer "apagão aéreo" ou mesmo "apagão florestal" (esse está pegando ainda).
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 248
Ver TD's
Descontrole
Bom.
De tudo que eu li até agora, aqui e nos jornais, definitivamente falando, Itaipu taria descontrolada.
De tudo que eu li até agora, aqui e nos jornais, definitivamente falando, Itaipu taria descontrolada.
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 207
Ver TD's
Carnage escreveu:Talvez a culpa seja dessa maldita palavra idiota, que acho que foi criada por alguém da Globo, e que me irrita toda vez que escuto.
Se me permitem, o mais preocupante de tudo isso é a voracidade com que os imbecis de plantão não perderam tempo em criticar o Governo Federal por conta desse "black out" (no original seria assim, certo?), enquanto coisas mais preocupantes aconteceram sem a repercussão equivalente.
Como vivo em São Paulo, vejo primordialmente o que ocorre aqui, porque está debaixo do meu nariz, para só depois olhar o que ocorre no resto do País e no mundo.
Pois bem, o governo do senhor José Serra unicamente se preocupa em arrecadar mais e mais impostos estaduais, com uma sanha pela cobrança de ICMS dos pobres comerciantes e IPVA dos coitados dos proprietários de automóveis nunca aintes vista na história desse Estado. Nenhuma preocupação em pagar as suas próprias dívidas, sobretudo com o cidadão comum.
A última foi a incursão canibalesca dos procuradores da Fazenda Estadual por exigir dos juízes que todas as dívidas que ela mantém com os cidadãos (decorrentes das perdas em ações judiciais) sejam submetidas à uma nova lei versante sobre juros de mora que, à guiza de adequá-los aos rendimentos da Caderneta de Poupança, reduz em muito o valor do montante devido em comparação a já consolidada taxa de 6% ao ano ou 0,5% ao mês. Em simples palavras, uma sem-vergonhice sem tamanho para com quem tem créditos a receber do Estado. Mas não vejo a imprensa divulgando isso, em absoluto, seja porque é muito difícil de explicar, seja porque há um acordozinho da grande imprensa com o "seu" José Serra.
O pior de tudo isso que falam do "blecaute" é que as únicas duas obras que o Governo do Estado de São Paulo toca, que é o Rodoanel e o Metrô, já deram muita merda e até morte - gente que morreu no buraco da futura estação de Pinheiros e a recente queda do viaduto do Rodoanel nas proximidades da Capital - mas ninguém aqui no GpGuia se levantou pra reclamar no mesmo tom.
É uma merda quando a ideologia dos imbecis e a esperteza dos mau-caráteres retira o foco de coisas mais preocupantes, como morte e mordida no bolso.
"Apagão"? Não imaginam como me diverti com a patroa em casa, curtindo a escuridão pelos cômodos da casa... Pena que não tem um blecaute desses todo mês.
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 127
Ver TD's
Apagão
Jardim contesta explicações sobre apagão
Jardim diz que apagão revelou deficiência de gestão na área energética.
O vice-líder do PPS na Câmara, deputado Arnaldo Jardim, disse nesta sexta-feira que os esclarecimentos prestados até agora pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sobre as causas do apagão elétrico não foram suficientes para determinar o que de fato ocorreu no sistema de transmissão de energia do país.
“Pelo que se apurou nenhuma ocorrência atmosférica de relevo, como chuva forte e tempestade de raios, foi constatada pelas autoridades metereológicas”, disse Jardim, ao contestar o principal argumento de Lobão para justificar o apagão que atingiu, na terça-feira, 18 estados e afetou 60 milhões de pessoas.
Jardim, que é membro da Comissão de Minas e Energia e integrante da Frente Parlamentar da Energia Limpa e Renovável da Câmara, diz que há falta de explicações em relação a demora na localização e detecção do problema e do motivo pelo qual o sistema alternativo de transmissão de energia não funcionou.
“Essas e outras questões importantes sequer foram abordadas pelo ministério de Minas e Energia, ONS (Operador Nacional do Sistema) e a Itaipu Binacional”, afirmou o deputado. Para ele, o apagão demonstrou a fragilidade do sistema de transmissão e de controle, já que a usina de Itaipiu, que seria o local onde a pane se originou, segundo o governo, é responsável pela produção de 19% da energia consumida no Brasil.
Termoelétricas
Outro ponto que Jardim acha necessário ser esclarecido é a questão do acionamento das termoelétricas, a chamada energia de reserva para suprir o sistema quando há queda de trasmissão de Itaipu. “É evidente a falta de transparência na gestão do sistema. E a prova disso é a não divulgação de atas das reuniões do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico”, disse Jardim, ao lembrar que vem cobrando o acesso a esses documentos há mais de dois anos.
“Falta competência administrativa ao governo no setor energético e o apagão só reforça essa deficiência”, frisou Arnaldo Jardim.
http://portal.pps.org.br/portal/showData/164510
-
- Forista
- ---
Ver TD's
Re: Apagão
Para alguns, a gente tem que explicar tudo bem detalhadinho. Peço desculpas aos foristas mais inteligentes.
florestal escreveu:“Pelo que se apurou nenhuma ocorrência atmosférica de relevo, como chuva forte e tempestade de raios, foi constatada pelas autoridades metereológicas”
http://www.folhape.com.br/index.php/cad ... ?task=viewO Inpe admite que, no horário do blecaute, a região de Itaberá (SP) - epicentro da crise energética - era atingida por tempestades com raios.[...]
Ainda na nota, o Inpe afirmou que houve uma “linha de instabilidade atmosférica” que causou chuvas fortes, raios e rajadas de vento em localidades do Paraná e em São Paulo, onde três linhas de transmissão foram desligadas.
http://www.olhardireto.com.br/noticias/ ... 2&id=62642Meteorologistas de São Paulo consultados pela reportagem não souberam precisar a condição climática na região de Itaberá, mas a Folha Online apurou com comerciantes e com a prefeitura do município que chovia intensamente na hora do apagão, com muitos raios e fortes rajadas de vento.
No Paraná, o Simepar, responsável pelo monitoramento do clima no Estado, informou que houve instabilidade em Foz do Iguaçu já no começo do dia. À tarde, a chuva se espalhou por todo o Estado, com muitas descargas elétricas e rajadas de vento.
"Em muitos locais, as estações não registraram nada. Detectamos por intermédio de radares de descargas atmosféricas", afirmou o meteorologista Cezar Duquia.
Segundo ele, a região de Ivaiporã também apresentou tempestades intensas --algumas regiões chegaram a ter ventos de até 80 km/h. "As velocidades e a concentração de raios são compatíveis com temporais."
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 5216,0.phpImagens de satélite e radar mostram que havia nuvens sobre a região com potencial para produzir tempestades com chuva forte, ventos e raios, mas nada fora dos padrões para esta época do ano.
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru registrou a ocorrência de "chuvas fortes a muito fortes" - de 50 a 100 milímetros por hora - sobre a região no momento do apagão.
"Geralmente, chuvas com essa intensidade são acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas", disse a meteorologista Zildene Pedrosa Emídio, do IPMet.
Que sistema alternativo seria esse, florestal?florestal escreveu:Jardim, que é membro da Comissão de Minas e Energia e integrante da Frente Parlamentar da Energia Limpa e Renovável da Câmara, diz que há falta de explicações em relação a demora na localização e detecção do problema e do motivo pelo qual o sistema alternativo de transmissão de energia não funcionou.
Se o problema é a fragilidade do sistema de transmissão e de controle, o que tem isso a ver com Itaipu, que é uma usina geradora, florestal?florestal escreveu:Para ele, o apagão demonstrou a fragilidade do sistema de transmissão e de controle, já que a usina de Itaipiu, que seria o local onde a pane se originou, segundo o governo, é responsável pela produção de 19% da energia consumida no Brasil.
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 116
Ver TD's
Senhores,
Como disse anteriormente não entendo absolutamente nada de questões relativas a pesquisas
Energéticas e Nucleares, por isso, me dedico à pesquisas e orientações nestas áreas.
Muito bem, não há nada [eu disse nada] de concreto apurado pela comissão de sindicância
[não disse CPI] acerca do problema ocorrido na semana passada.
Portanto, antes que minha paciência se esgote, peço aos confrades menos afeiçoados ao PT
ou SITUAÇÃO como queiram que não tentem a bem da ciência, incutir causas políticas em
questões científicas e técnicas.
Por favor.... Não é por tratar-se de um forum de putaria que vcs vão achar que estão tratando
com leigos, temos alguns Doutores e Pós-Doutores por aquí, ponham as barbas de molho.
Alvíssaras,
vou-me antes que o mundo acabe assim como o dinheiro da FAPESP.
Como disse anteriormente não entendo absolutamente nada de questões relativas a pesquisas
Energéticas e Nucleares, por isso, me dedico à pesquisas e orientações nestas áreas.
Muito bem, não há nada [eu disse nada] de concreto apurado pela comissão de sindicância
[não disse CPI] acerca do problema ocorrido na semana passada.
Portanto, antes que minha paciência se esgote, peço aos confrades menos afeiçoados ao PT
ou SITUAÇÃO como queiram que não tentem a bem da ciência, incutir causas políticas em
questões científicas e técnicas.
Por favor.... Não é por tratar-se de um forum de putaria que vcs vão achar que estão tratando
com leigos, temos alguns Doutores e Pós-Doutores por aquí, ponham as barbas de molho.

Alvíssaras,
vou-me antes que o mundo acabe assim como o dinheiro da FAPESP.
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 117
Ver TD's
vamos esperar o parecer tecnico da ons.
enquanto isso esses fdp podiam devolver o 1 bilhão que cobraram a mais na tarifa.
enquanto isso esses fdp podiam devolver o 1 bilhão que cobraram a mais na tarifa.
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 190
Ver TD's
É sensacional a cara-de-pau dos petistas. Quando tivemos o apagão no governo FHC, era devido basicamente a um motivo climático, que era a forte seca que aconteceu na época. Essa seca durou meses e eu vi com os meus olhos o que aconteceu com o nível de barragens. Mesmo assim, os petistas botaram a culpa nop FHC como se uma longa seca fosse culpa dele.
Quando o governo do analfabeto do Lula sofre um apagão, aí ele é o cara e o problema é de deus que largou uns raios onde não devia. Que cara de pau!
Quando o governo do analfabeto do Lula sofre um apagão, aí ele é o cara e o problema é de deus que largou uns raios onde não devia. Que cara de pau!
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 220
Ver TD's
Caro Peter,Peter_North escreveu:É sensacional a cara-de-pau dos petistas. Quando tivemos o apagão no governo FHC, era devido basicamente a um motivo climático, que era a forte seca que aconteceu na época. Essa seca durou meses e eu vi com os meus olhos o que aconteceu com o nível de barragens. Mesmo assim, os petistas botaram a culpa nop FHC como se uma longa seca fosse culpa dele.
Você está totalmente ERRADO!!!!!
Na época, sobrou energia no Sul e faltou energia no Sudeste/Nordeste.
Sabe por quê?????
Por falta de linhas de transmissão
Na época não existiam linhas de transmissão para levar energia do sul para o sudeste/nordeste.
http://www.snn.com.br/noticia/56959/5/b ... entes.html
Blecaute e apagão de 2001: ‘vilões’ diferentes
O grande vilão da falta de energia na noite de terça-feira foi diferente do que causou o apagão de 2001. Enquanto naquela vez faltava geração de energia elétrica, desta vez a causa foi o setor de transmissão. Há oito anos, os reservatórios das hidrelétricas estavam quase secos e a ausência de linhas de transmissão impediu o governo de manejar a geração de onde havia superávit para onde havia déficit de eletricidade.
Nesta semana, o blecaute causado por falhas na transmissão, apesar do setor ter recebido investimentos recordes nos últimos anos.
No caso de 2001, o Brasil enfrentou um problema estrutural que levou tempo para ser sanado, e o governo teve que preparar um plano de contingência, baseado no acionamento de termelétricas, na reestruturação do planejamento (com a instituição de leilões de energia futura) e na realização de um rápido investimento em linhas de transmissão. Agora, embora a ocorrência levante dúvidas sobre os investimentos que vêm sendo feitos em tecnologia, monitoramento e fiscalização na rede de transmissão, o problema foi pontual e rapidamente solucionado.Não existe problema de abastecimento de energia. Ao contrário, 2009 é um dos anos em que mais choveu nos últimos tempos. Os reservatórios de todas as regiões estão muito longe de levantar preocupação.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), até o último domingo o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas na região Sudeste/Centro-Oeste estava em 68,78%; na Região Sul, em 94,18%; na Nordeste, em 63,13%; e na Norte, em 47,38%.
-
- Forista
- ---
- Quantidade de TD's: 190
Ver TD's
Uau, que bela fonte. Bom, pelo menos não é o PHA. Olha, provavelmente havia mesmo falta de linhas de transmissão, as coisas do governo sempre foram uma merda; Mas se você quer dizer que não hove seca naquela época, bem, lamento te dizer que quem está enganado és tu. Eu vi com maus olhos as barragens secas, vi açude que era usado para irrigar lavoura secando porque na época teve uma seca braba sim. Hoje em dia não tem nada disso...Sempre Alerta escreveu:Caro Peter,Peter_North escreveu:É sensacional a cara-de-pau dos petistas. Quando tivemos o apagão no governo FHC, era devido basicamente a um motivo climático, que era a forte seca que aconteceu na época. Essa seca durou meses e eu vi com os meus olhos o que aconteceu com o nível de barragens. Mesmo assim, os petistas botaram a culpa nop FHC como se uma longa seca fosse culpa dele.
Você está totalmente ERRADO!!!!!
Na época, sobrou energia no Sul e faltou energia no Sudeste/Nordeste.
Sabe por quê?????
Por falta de linhas de transmissão
Na época não existiam linhas de transmissão para levar energia do sul para o sudeste/nordeste.
http://www.snn.com.br/noticia/56959/5/b ... entes.html
-
- Forista
- ---
Ver TD's
Tem sim:Peter_North escreveu:Mas se você quer dizer que não hove seca naquela época, bem, lamento te dizer que quem está enganado és tu. Eu vi com maus olhos as barragens secas, vi açude que era usado para irrigar lavoura secando porque na época teve uma seca braba sim. Hoje em dia não tem nada disso...
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... 98,00.html
A Wikipedia registra a "estiagem relativa" de 2001, mas também uma estiagem que durou de 2004 a 2006 na Região Sul.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Seca#Hist. ... o_ano_1500
Seca não é motivo para blecaute. O nível baixo dos reservatórios não implica em incapacidade de suprir energia no curto prazo, e sim apenas no longo prazo.* Década de 1990 - Os anos de 1993, 1996, 1997, 1998 e 1999 foram anos sofríveis. A tendência de seca em 1998 antecedeu sua ocorrência graças a percepção do fenômeno El Niño pelos meteorologistas, mas as ações de precaução e prevenção continuaram a ser pouco efetivas na mitigação dos problemas.
* 2000 e 2001 - Anos de estiagem relativa.
* 2004-2006 - Estiagem na Região Sul do Brasil.
* 2005 - A região Amazônica enfrenta um período de estiagem intensa.
-