Exame de HIV - 4ª geração

Este espaço é dedicado a informações sobre prevenção, tratamento e convivência com Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Hi-tech
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 73
Ver TD's

Exame de HIV - 4ª geração

#1 Mensagem por Hi-tech » 31 Jan 2007, 08:28

Olá, galera!

Tenho um amigo que passou por uma situação de risco e está querendo fazer um exame Elisa, mas como está muito aflito para esperar o término da janela imunológica (90 dias), sugeri que fizesse um exame de 4ª geração após 60 dias para, pelo menos, ter uma certa segurança no resultado e ficar mais tranquilo. Alguém sabe onde tem um laboratório em São Paulo que faça esse exame de 4ª geração e o custo dele? Liguei para uns 2 famosos, mas eles não souberam me dizer direito que geração que era. Obrigado.

superdinamo
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 42
Ver TD's

#2 Mensagem por superdinamo » 31 Jan 2007, 10:28

Mesmo com os testes ELISA de quarta geração, a janela imunológica ainda é de 90 dias. O que o seu colega pode fazer é esperar uns 30 dias, e fazer um exame ELISA de detecção de anticorpos juntamente com um teste de carga viral. Se o ELISA der negativo e o carga viral der indetectável é quase 100% de segurança que não houve infecção pelo HIV, pelo seguinte:

- se o ELISA deu negativo, então há 2 possibilidades:

1) a pessoa não foi infectada ,ou
2) foi infectada recentemente e não deu tempo de produzir anticorpos em níveis detectáveis.

No entanto, se a pessoa foi infectada recentemente e ainda não teve tempo de produzir anticorpos para frear a reprodução do HIV em seu corpo, a carga viral em seu organismo deveria estar altíssima. Em pessoas recentemente infectadas a carga viral é estratosfericamente alta. Portanto, o resultado indetectável no exame de carga viral realizado após 30 dias (que é tempo suficiente para a carga viral atingir níveis detectáveis) excluiria a segunda possibilidade acima. O único problema é que o exame de carga viral é caro(uns R$450) e não é disponibilizado pelos postos públicos como meio de diagnóstico.

Ryuusaku Hata
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 89
Ver TD's

#3 Mensagem por Ryuusaku Hata » 31 Jan 2007, 16:39

Deve-se atentar também que a técnica de amplificação de DNA viral (Polymerase Chain Reaction) utilizada no teste de carga viral em alguns casos pode gerar um FALSO POSITIVO.

Debyloide
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 614
Ver TD's

#4 Mensagem por Debyloide » 31 Jan 2007, 20:23

É caro mesmo, porém acho que convênio médico cobre né....ou não ???!!!

Abs...
Loyde

superdinamo
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 42
Ver TD's

#5 Mensagem por superdinamo » 01 Fev 2007, 09:34

Loyde escreveu:É caro mesmo, porém acho que convênio médico cobre né....ou não ???!!!

Abs...
Loyde
O meu convênio cobre, mas é um convênio bem caro. Um colega meu estava interessado em fazer este exame, mas o convênio dele não cobria, acabou tendo de pagar$$ do bolso dele. Então, depende de cada convênio.
Sussumu escreveu: Deve-se atentar também que a técnica de amplificação de DNA viral (Polymerase Chain Reaction) utilizada no teste de carga viral em alguns casos pode gerar um FALSO POSITIVO.
É verdade, mas este risco também existe nos exames de detecção de anticorpos (tipo ELISA), e é por esta razão que um resultado positivo no exame ELISA nunca é considerado definitivo, o ELISA é considerado um exame de triagem. Devido à possibilidade de falsos positivos no ELISA, só após a realização de um exame mais preciso, em geral o WesternBlot, é que o resultado positivo é considerado definitivo.

Só complementando, no final do ano passado o FDA aprovou nos Estados Unidos o primeiro teste de detecção de particulas do HIV ( e não de anticorpos) para efeito de diagnóstico, o que pode significar uma redução no tempo da janela imunológica. O teste se chama APTIMA, não sei se já está disponível no Brasil. Notícia no link abaixo:

http://www.giv.org.br/noticias/noticia.php?codigo=1505

Hi-tech
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 73
Ver TD's

#6 Mensagem por Hi-tech » 02 Fev 2007, 13:59

superdinamo escreveu:Mesmo com os testes ELISA de quarta geração, a janela imunológica ainda é de 90 dias. O que o seu colega pode fazer é esperar uns 30 dias, e fazer um exame ELISA de detecção de anticorpos juntamente com um teste de carga viral. Se o ELISA der negativo e o carga viral der indetectável é quase 100% de segurança que não houve infecção pelo HIV, pelo seguinte:

- se o ELISA deu negativo, então há 2 possibilidades:

1) a pessoa não foi infectada ,ou
2) foi infectada recentemente e não deu tempo de produzir anticorpos em níveis detectáveis.

No entanto, se a pessoa foi infectada recentemente e ainda não teve tempo de produzir anticorpos para frear a reprodução do HIV em seu corpo, a carga viral em seu organismo deveria estar altíssima. Em pessoas recentemente infectadas a carga viral é estratosfericamente alta. Portanto, o resultado indetectável no exame de carga viral realizado após 30 dias (que é tempo suficiente para a carga viral atingir níveis detectáveis) excluiria a segunda possibilidade acima. O único problema é que o exame de carga viral é caro(uns R$450) e não é disponibilizado pelos postos públicos como meio de diagnóstico.
Obrigado pelos esclarecimentos, SUPERDINAMO, mas o meu amigo disse que vai fazer o teste após 60 dias e repetir após 90 dias, senão ele vai gastar muito se for fazer de acordo com sua recomendação. Caso dê negativo no primeiro exame, ele vai se tranquilizar bem mais.

Responder

Voltar para “DST´s – Doenças Sexualmente Transmissíveis”