Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Compson
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#136 Mensagem por Compson » 03 Jan 2012, 12:18

Texto razoável, sem patriotadas e quixotadas... Tirando a última frase em negrito, que é daquelas típicas que todo mundo já sabe, mas ninguém sabe como.
O problema que a indústria leva para 2012
Autor(es): Denise Neumann
Valor Econômico - 03/01/2012

2011 terminou deixando movimentos que ainda serão muito estudados pelos economistas, como o real efeito das medidas macroprudenciais na expressiva desaceleração da economia brasileira ao longo do ano, a resistência do emprego à mesma desaceleração e a profunda retração na produção industrial. Entre outros, esses tópicos comporiam uma lista das 10 maiores surpresas econômicas do ano, com certeza.

Dos três, o total descolamento entre a produção nacional e o Produto Interno Bruto (PIB) é o que deixa uma interrogação com cara de problema para 2012, 2013, 2014.... A indústria terminou 2010 com uma produção 10% superior à de 2009, enquanto o PIB cresceu 7,5% na mesma comparação. Em 2011, o setor vai, na melhor das hipóteses, crescer 0,5%, para um PIB próximo a 3%.

Além do crescimento pífio, o resultado dos últimos três meses mostra que a indústria brasileira nunca se recuperou efetivamente da crise externa - a produção está hoje 3% inferior à do auge pré-quebra do Lehman Brothers em setembro de 2008. O número parece pequeno, mas 3% significam cerca de 75 mil automóveis a menos por ano, ou 65 barris de petróleo por dia ou 57 mil demissões no ano.

O que mais intriga é que, na mesma comparação, o consumo doméstico está hoje 24% maior. Em três anos, a produção industrial encolheu 3% e as vendas do varejo (um bom indicador do comportamento do consumo das famílias) cresceram quase um quarto!

A conclusão quase óbvia na análise desses dados é que a importação tem ocupado um espaço cada vez maior no abastecimento da demanda interna - no lugar de um calçado nacional, um sapato coreano; no lugar de uma máquina "made in Brazil", uma alemã; no lugar de feijão brasileiro, feijão chinês!

E o buraco parece bem profundo, como é possível ver no detalhamento da pauta brasileira de importações, que traz informações surpreendentes, como o fato de que o maior aumento na compra externa de bens industrializados não ocorreu em produtos manufaturados, mas em semimanufaturados, onde importamos 35% mais que em 2010. Por exemplo: o 16º item semimanufaturado mais importado foi óleo de dendê, produto no qual o país gastou US$ 46 milhões entre janeiro e novembro (413% mais que em 2010). No mesmo período, importamos US$ 415 milhões em alumínio bruto e US$ 328 milhões em celulose - todas commodities com larga tradição de produção no país. Ou seja, a concorrência "made in mundo" chegou aos bens tipicamente "made in Brazil".

O cruzamento das informações de volume importado com produção nacional permite sustentar, com argumentos fortes, essa hipótese. A importação de bens produzidos pela indústria de transformação passou de uma presença de 17,3% para 20,4% entre 2008 e 2011. No mesmo período, a exportação perdeu importância para o mesmo setor e sua participação encolheu três pontos percentuais. Há alguns casos emblemáticos, como o da celulose importada, que já representa 30% do consumo nacional, segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex).

Mas se a indústria está tão acossada pela concorrência importada e produz um volume 3% menor, porque não vemos demissões no setor? Por que as campanhas salariais continuaram negociando aumentos reais para os trabalhadores da indústria ao longo de 2011 se o custo salarial em dólar está 10% maior que em 2008, como informou a repórter Arícia Martins, em recente reportagem no Valor? Por que a arrecadação incidente sobre o lucro das pessoas jurídicas não financeiras ainda cresce acima da inflação?

As respostas não estão nos indicadores, mas existem pistas. A própria Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicou, em estudo feito neste ano, que o próprio setor que está aumentando suas importações, seja de matéria prima e peças, seja de produto acabado. Com isso, seu faturamento evolui, enquanto a produção encolhe.

Enquanto mecanismo de sobrevivência, a estratégia da indústria está correta e evita "mortes" ao longo do caminho. Mas e o futuro?

Enfrentar de forma mais decisiva os elementos que corróem a competitividade nacional é tarefa para qual o governo deveria realmente dedicar energia. Por enquanto, o que se viu foi mais do mesmo em uma trajetória que repete equívocos protecionistas, como os recentes anúncios que envolvem IPI maior para carros importados ou a mudança no cálculo da tarifa de importação sobe têxteis. É a indústria toda - e não um pedaço dela - que se ressente de impostos elevados, câmbio fora do lugar, infraestrutura precária e crédito ainda caro.

Por sua vez, a indústria precisa investir mais em inovação, copiar menos produtos, agregar mais valor, investir mais na formação da sua mão de obra, pensar no longo prazo e não em lucros imediatos.

Não há nenhuma novidade no diagnóstico desse arcabouço das tarefas que cabem ao Estado e às empresas, mas o tempo está passando. É cedo para que a economia brasileira seja liderada pelo setor de serviços porque a renda e a composição da população brasileira ainda não são de primeiro mundo. Embora, às vezes, esqueçamos disso diante dos relatos da fúria consumista brasileira em Miami.

Denise Neumann é editora de Brasil. Excepcionalmente deixamos de publicar a coluna de Antonio Delfim Netto, que retorna na próxima semana
http://clippingmp.planejamento.gov.br/c ... -para-2012

(Em tempo: aproveitem o clipping do Ministério do Planejamento antes que a ministra Ana de Hollanda denuncie a pirataria!)

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Allan T.J.S.
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 73
Ver TD's

#137 Mensagem por Allan T.J.S. » 05 Jan 2012, 19:35

Compson escreveu:Manchetes do dia:

Corinthians contrata jogador chinês

Governo estuda imposto para evitar invasão de jogadores baratos
Qual o nome deste jogador mesmo?

SHANG TSUNG??? kkkkkkkkkkk

Sério, sobre carros e entrando no mérito de imóveis:

tudo tá caro pq brasileiro gosta de se endividar.

60 meses numa caranga 1.0 sem ar cond., vidro e travas.

360 meses num ap de 47 m².

digo isso pq a 7 anos um chapa comprou um ap no bairro do Belém em SP - SP por 100 mil, 57 m².

Hoje o mesmo ap pra revenda necessitando reforma é de 250 mil.

Comprei a 8 anos um gol 96 por 9500, 8 anos depois o mesmo modelo é os mesmos 9500 e um carro 2005 em caracteristica parecida (1.6, ve e vt) está em torno de 17 mil.

Brasileiro tem esse problema, não percebeu que tudo aumentou, só o salário que não. É só pegar a maioria dos dissidios em relação a inflação. Aumentos reias de no máximo 1,5%.

Ouvindo Ace of Base - All that she wants - isso me lembra das matines na toko e na OOOOOOOOOOOOOver night. Tempo bom que não volta nunca mais!!!

Link:
🔗

roladoce
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 38
Ver TD's

#138 Mensagem por roladoce » 08 Jan 2012, 13:26

Brasileiro não gosta de endividar-se, aliás, ninguém gosta!!

Porém, nós vivemos numa sociedade que nos "obriga" a tal, eu por exemplo pedir para o "meu" banco dobrar o meu limite de credito no cartão pelo telefone, em 24 horas minha solicitação aceita, sem nenhuma verificação mais profunda, isso é um pequeno exemplo.

Ou seja, o próprio sistema financeiro que inventa a crise, é o mesmo que facilita a inadiplencia!! ::basta::

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Ver TD's

#139 Mensagem por Compson » 08 Jan 2012, 14:13

Allan T.J.S. escreveu:tudo tá caro pq brasileiro gosta de se endividar.
roladoce escreveu:Brasileiro não gosta de endividar-se, aliás, ninguém gosta!!

Porém, nós vivemos numa sociedade que nos "obriga" a tal
Nem uma coisa nem outra. Não é nem o brasileiro que gosta nem o sistema que obriga...

O problema é que o capitalismo moderno simplesmente não funciona sem intermediação financeira (EUA 2008) e, no caso específico do Brasil, o crescimento tem sido todo baseado em expansão de crédito (basta ver como o consumo resistiu à pequena estagnação do terceiro trimestre e como as restrições de crédito "macroprudenciais" do começo do ano afetaram fortemente a demanda).

Em suma: ou o crédito cresce ou o Brasil não cresce, e o governo vai soltar a coleira dos bancos porque não tem muita opção mesmo...
roladoce escreveu:eu por exemplo pedir para o "meu" banco dobrar o meu limite de credito no cartão pelo telefone, em 24 horas minha solicitação aceita, sem nenhuma verificação mais profunda, isso é um pequeno exemplo.

Ou seja, o próprio sistema financeiro que inventa a crise, é o mesmo que facilita a inadiplencia!! ::basta::
Isso não quer dizer nada. O banco atribui o crédito inicial automaticamente a partir das informações que tem sobre você. Com seu pedido de aumento, eles podem ter olhado melhor as informações e concluído que a atribuição automática era realmente baixa para seu perfil.

O banco quer mais é que você entre no crédito e se enrole mesmo para poder tomar sua poupança ou seu patrimônio!

Link:
🔗

roladoce
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 38
Ver TD's

#140 Mensagem por roladoce » 08 Jan 2012, 18:10

Compson escreveu:
Allan T.J.S. escreveu:tudo tá caro pq brasileiro gosta de se endividar.
roladoce escreveu:Brasileiro não gosta de endividar-se, aliás, ninguém gosta!!

Porém, nós vivemos numa sociedade que nos "obriga" a tal
Nem uma coisa nem outra. Não é nem o brasileiro que gosta nem o sistema que obriga...

O problema é que o capitalismo moderno simplesmente não funciona sem intermediação financeira (EUA 2008) e, no caso específico do Brasil, o crescimento tem sido todo baseado em expansão de crédito (basta ver como o consumo resistiu à pequena estagnação do terceiro trimestre e como as restrições de crédito "macroprudenciais" do começo do ano afetaram fortemente a demanda).

Em suma: ou o crédito cresce ou o Brasil não cresce, e o governo vai soltar a coleira dos bancos porque não tem muita opção mesmo...
roladoce escreveu:eu por exemplo pedir para o "meu" banco dobrar o meu limite de credito no cartão pelo telefone, em 24 horas minha solicitação aceita, sem nenhuma verificação mais profunda, isso é um pequeno exemplo.

Isso não quer dizer nada. O banco atribui o crédito inicial automaticamente a partir das informações que tem sobre você. Com seu pedido de aumento, eles podem ter olhado melhor as informações e concluído que a atribuição automática era realmente baixa para seu perfil.

O banco quer mais é que você entre no crédito e se enrole mesmo para poder tomar sua poupança ou seu patrimônio!
Exatamente isso!!

Depois, eles mesmo soltam notas, dizendo que a culpa de juros em escala de agiotagem é culpa da alta inadiplencia!!

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#141 Mensagem por Carnage » 08 Jan 2012, 21:18

Seria um efeito Tostines?

A inadimplência é alta devido aos juros extorsivos, e os juros aumentam por causa da inadimplência?

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Ver TD's

#142 Mensagem por Compson » 10 Jan 2012, 10:38

Bom, uma coisa eu tenho que reconhecer: o argumento-Carnage nunca falha! Se a política econômia do PT é ruim, a dos tucanos foi muito pior...
American deve quase US$ 1 bi ao BNDES
Por Francisco Góes | Do Rio

A recuperação judicial da American Airlines (AA), uma das maiores empresas de aviação comercial dos Estados Unidos, interessa diretamente a um grande credor brasileiro - o BNDES. O banco financiou mais de 200 aviões da Embraer, modelos 135, 140 e 145, à aérea americana, que recebeu as aeronaves brasileiras entre 1998 e 2002. Estimativas de mercado apontam que cerca de US$ 900 milhões, ou 30% do valor inicial do financiamento do BNDES à American, ainda precisam ser pagos pela companhia. Os outros 70%, ou US$ 2,1 bilhões dos cerca de US$ 3 bilhões financiados pelo banco, segundo as projeções do setor, foram quitados.
http://www.valor.com.br/empresas/117924 ... i-ao-bndes

Não tenho acesso à matéria completa e o clipping do Ministério do Planejamento não copiou essa, sei lá por quê... :doubt:

Essa deve ser a primeira paulada de muitas no BNDES... Esperem só quando o Grupo X começar a capengar!

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Ver TD's

#143 Mensagem por Compson » 10 Jan 2012, 10:47

Carnage escreveu:Seria um efeito Tostines?

A inadimplência é alta devido aos juros extorsivos, e os juros aumentam por causa da inadimplência?
Eu não sei se a inadimplência no Brasil é alta assim não...

Acho até que numa situação como a crise hipotecária americana, onde o valor do lastro (as casas) caiu abaixo do valor do financiamento (a hipoteca), o brasileiro teria um comportamento diferente e, na medida do possível, continuaria pagando o empréstimo para manter a casa. Não sei...

Na verdade, às taxas de juros correntes no Brasil, não valeria a pena pagar quase nenhum empréstimo que tivesse lastro real (eu acho que um pouco do boom dos automóveis nos últimos anos decorreu disso: o cara compra financiado, usa o carro até compensar a entrada e as primeiras prestações, depois entrega e compra um novo pelo mesmo método; mas não olhei os números pra ver se faz sentido, é meio chute).

Acho que o problema da Selic é motivado por pouca poupança, direcionamento exagerado da poupança a juros baixos pelo Estado e indexação generalizada. O problema das taxas correntes no mercado é a concentração bancária, aliada à dificuldade institucional (tempo, burocracia, incerteza jurídica) de se executar dívidas.

O problema do direcionamento da poupança é que me parece Tostines: o Estado empresta barato porque os juros são altos e os juros são altos porque o Estado empresta barato...

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Ver TD's

#144 Mensagem por Carnage » 10 Jan 2012, 22:09

Compson escreveu:Bom, uma coisa eu tenho que reconhecer: o argumento-Carnage nunca falha! Se a política econômia do PT é ruim, a dos tucanos foi muito pior...
Eu sempre acho que não tem muito o que discutir. Os caras são ruins demais. Não sei se é burrice ou simplesmente má-fé.

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Ver TD's

#145 Mensagem por Compson » 11 Jan 2012, 11:52

O Margarina vai ter que fazer melhor que isso:
GM adia decisão sobre fábrica em SC
Autor(es): Por Marli Olmos | De Detroit
Valor Econômico - 11/01/2012

A crise na Europa e a valorização do real em relação ao euro estão ajudando a direção da General Motors a adiar os planos de construir uma fábrica de módulos de transmissão no Brasil. Mais de um terço do volume desses componentes usado pela montadora no Brasil são trazidos da Hungria. Mas caso a empresa decida mesmo fazer o investimento, a escolha da localização já está definida, segundo o presidente da GM na América do Sul, Jaime Ardila. Será mesmo, confirma o executivo, ao lado da fábrica de motores, que está sendo construída em Joinville (SC).

Por um lado, a queda de demanda na Europa ajuda a GM a aproveitar a ociosidade nas instalações europeias para suprir o mercado brasileiro, que, ao contrário, está na fase de crescimento. Ardila não confirma, no entanto, que esta seja uma estratégia planejada pela companhia. "Já faz vários anos que compramos da Hungria", diz. Por outro lado, o executivo reconhece a vantagem cambial, que favorece as importações da Europa.

A produção húngara representa 30% das necessidades que a GM tem para abastecer o Brasil e Argentina. Os 70% restantes são fornecidos pela fábrica da montadora em São José dos Campos (SP). O executivo não revela quanto tempo a direção da empresa levará para tomar a decisão final sobre investimento para ter uma produção dos módulos de transmissão totalmente nacional. Ele lembra, aliás, que o contrato com a Europa está garantido até 2014. Somente uma reversão na crise na economia europeia, o que não é esperado, seria motivo de a empresa ter alguma pressa para tomar a decisão.

O governo de Santa Catarina esperava que a decisão saísse em breve. Por se tratar de componente importante para o chamado trem de força dos veículos, uma linha de produção de módulos de transmissão exige investimento elevado. No caso da GM, são esperados pelo menos R$ 350 milhões.

As palavras de Ardila servem, no entanto, para encerrar especulações de que outros Estados estariam na disputa pelo empreendimento. "Se fizermos o investimento, será em Joinville, ao lado da fábrica de motores", diz o executivo. As perspectivas de mercado favorecem, no entanto, as expectativas do governo catarinense. A montadora precisa acelerar os planos de aumento de capacidade de produção no Mercosul, hoje em torno de um milhão de veículos por ano.

A GM se prepara para entrar no segmento dos carros subcompactos no Brasil, segundo Ardila. Esse tipo de veículo não entra necessariamente na faixa dos mais baratos, pois costuma oferecer itens de conforto dos modelos mais caros. O modelo que a GM pretende fabricar no país não estará entre os sete lançamento que a montadora prepara para este ano no Brasil. Mas, segundo o executivo, "em algum momento" a GM vai participar desse segmento, seguindo a tendência de outras concorrentes.

A Volkswagen já anunciou o plano de entrar nessa faixa de mercado, que traria um carro menor que o Gol. A fábrica que a Fiat começa a construir em Pernambuco também será dedicada a um veículo com essas características.

Ardila não revela se a empresa pretende basear o produto brasileiro em plataforma já existente na sua linha de produtos pequenos, projetados na Coreia, ou se prefere desenvolver um veículo novo.

Entre os importados, o Picanto, da Kia, ocupou boa parte desse mercado. Mas a competitividade da marca coreana tende a diminuir com o aumento do IPI em carros estrangeiros.

O carro que a GM quer ter no Brasil estaria numa faixa de mercado adicional àquela ocupada pelos carros minúsculos de luxo. "É um segmento é ainda pouco explorado no Brasil, mas tende a se desenvolver", diz Ardila.

Carros pequenos com atrativos de segurança e conforto, como ar condicionado e direção hidráulica, tendem a atrair mais consumidores de um país onde o aumento do poder aquisitivo eleva, gradativamente, a rejeição pelos carros populares, mais simples. Para a presidente da GM do Brasil, Grace Lieblein, os modelos populares "continuarão sendo importantes".

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Ver TD's

#146 Mensagem por Compson » 12 Jan 2012, 10:25

Opa, agora vai...

BNDES cria linha de R$ 4 bi para elevar produção de cana
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/10 ... cana.shtml

Não sei o que promove mais a inovação e o desenvolvimento do Brasil: frigorífico ou cana-de-açúcar...

Link:
🔗

Nazrudin
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 441
Ver TD's

#147 Mensagem por Nazrudin » 12 Jan 2012, 12:42

A estratégia está certa...

Satura-se o mercado de açucar... aí o preço cai... e finalmente essa turma que não vive sem uma forçinha do BNDS produz algum etanol...

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Ver TD's

#148 Mensagem por Carnage » 15 Jan 2012, 18:14

Será?? Compson???

http://blogdofavre.ig.com.br/2012/01/al ... conomista/
Alta de IPI sobre carros foi “tiro certeiro” de política industrial, avalia economista

Ha-Joon Chang: o país ainda não é desenvolvido o suficiente para permitir livre entrada de manufaturados importados

Por João Villaverde | VALOR

De São Paulo

Em 15 dias, montadoras instaladas no país vão começar a recolher uma alíquota 30 pontos percentuais maior de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos com menos de 65% de conteúdo nacional. Criticada como protecionista e alvo de discussões na Organização Mundial do Comércio (OMC), a decisão do governo Dilma foi um “tiro certeiro” de política industrial, na avaliação do economista coreano Ha-Joon Chang, professor da Universidade de Cambridge (EUA) e prêmio Myrdal de Economia de 2003.

Para Chang, se a OMC não prevê a adoção por parte de seus membros de medidas tributárias punitivas aos importados na proporção da medida adotada no ano passado pelo governo, não é o Brasil que está errado, mas a OMC.

“Até a Primeira Guerra Mundial, todos os países desenvolvidos, com a exceção da Holanda e da Suíça, aplicaram políticas fortemente protecionistas no início, de forma a intensificar a produção interna, com a ramificação de extensas cadeias produtivas”, afirmou Chang ao Valor. O economista veio ao Brasil participar do seminário internacional Laporde, promovido pela Cambridge e pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), que termina sexta-feira.

Apesar de defender a medida, que entrou em vigor em 16 de dezembro, Chang avalia que a decisão do governo peca pela curta duração – a nova tabela de IPI, criticada como “protecionista” pelos importadores, vale até 31 de dezembro deste ano.

“Uma política industrial capaz de induzir os investimentos das empresas instaladas aqui, além da contratação de mão de obra, deve durar mais para fazer efeito. De outra forma, a medida é apenas uma reação momentânea contra a invasão de veículos importados, que deixarão de chegar em 2012, para chegar em 2013″, disse Chang.

O economista cita o caso das duas últimas potências econômicas mundiais, Reino Unido e EUA, para defender a medida brasileira. Enquanto desenvolvia suas indústrias, em especial o setor têxtil e a indústria naval, o governo inglês praticava tarifa média de 45% a 55% sobre importados, entre as décadas de 1820 e 1860. Quando já havia adquirido um padrão tecnológico superior aos demais competidores, o governo inglês zerou as tarifas, a partir de 1875, e passou a defender o livre comércio, onde sua vantagem era indiscutível.

Nos EUA, explica Chang, o processo foi o mesmo: as tarifas médias dos manufaturados importados era de 50% em 1875 e 44% em 1913, e só foi cair a 14% em 1950, após a Segunda Guerra Mundial, quando sua supremacia econômica era evidente.

“O Brasil está entusiasmado com a atenção mundial, mas a economia brasileira ainda representa apenas 3% do PIB mundial”, afirma Chang. Para ele, o país ainda não é desenvolvido o suficiente para permitir a livre entrada dos manufaturados importados.

De acordo com o economista, o Ministério da Fazenda acerta em taxar a entrada de capitais estrangeiros, e, em especial, em cobrar Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre a “especulação” com derivativos de câmbio no mercado futuro.

Chang admite que taxar capitais estrangeiros e sobretaxar manufaturados importados podem ser consideradas medidas do passado, mas diz que, ” se funcionaram no passado, é coerente imaginar que vão funcionar agora”.

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Ver TD's

#149 Mensagem por Compson » 15 Jan 2012, 20:17

Carnage escreveu:Será?? Compson???

http://blogdofavre.ig.com.br/2012/01/al ... conomista/
Alta de IPI sobre carros foi “tiro certeiro” de política industrial, avalia economista

Ha-Joon Chang: o país ainda não é desenvolvido o suficiente para permitir livre entrada de manufaturados importados

(...)
Acho que o questionamento foi sobre isso:
Compson escreveu:O Margarina vai ter que fazer melhor que isso:
GM adia decisão sobre fábrica em SC

(...)
O principal argumento do economista é que o protecionismo foi utilizado historicamente no desenvolvimento das indústrias nacionais. E de fato, com exceção da primeira revolução industrial inglesa, desconhece-se país que tenha desenvolvido sua indústria sem protegê-la da competição externa.

Mas chega um momento em que, para continuar crescendo, a indústria precisa exportar e só pode fazer isso competindo com os outros países. E ela não vai conseguir fazer isso se não for capaz de competir com a indústria estrangeira em seu próprio território!

A questão é se o Brasil ainda se encontra na fase inicial de desenvolvimento ou se já deveríamos partir para a concorrência externa. Em 1980, certamente estávamos no momento de partir para as exportações, mas perdemos essa oportunidade, primeiro pela crise de inflação e dívida, segundo pela abertura "neoliberal" atrapalhada e sem critério. Agora não dá pra fazer isso porque a China é "incompetível"...

Seja de quem for a culpa, a cagada já está feita e o Brasil (e a América Latina) ficou entre os dois estágios apontados acima e temos de nos contentar com isso e achar nosso próprio caminho. Não vamos dominar o comércio internacional de produtos industrializados, mas também não somos uma indústria nascente e o "protecionismo" tem papel conservador, não progressista.

Primeiro porque existem setores industriais que vão muito bem no Brasil (ou seja, não se trata de um problema sistêmico da indústria, mas da decadência de determinados setores), segundo porque o governo é simplesmente incapaz de exigir contrapartidas dos beneficiários (como mostra o caso da GM), sugerindo que se trata mais da indústria politicamente forte capturando privilégios do que o governo resgatando uma indústria combalida.

No mais, dizer que derivativos de câmbio no mercado futuro são "especulação" é bem coisa de chutador...

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Ver TD's

#150 Mensagem por Compson » 17 Jan 2012, 18:16

Compson escreveu:Seja de quem for a culpa, a cagada já está feita e o Brasil (e a América Latina) ficou entre os dois estágios apontados acima e temos de nos contentar com isso e achar nosso próprio caminho.
Por exemplo, esse caminho:

[ external image ]

Você pode chamar de "desindustrialização" ou "vantagem comparativa", não importa... O fato é que foi com isso aí que nós quase acabamos com a miséria!

Link:
🔗

Responder