roladoce escreveu: Paulista é arrongante..é preconceituoso e ainda se acha superior aos demais entes da federação FATO!!!
Eu sou nordestino, e posso dizer tranquilamente..
Basta ver que para paulista, viado é sinonimo de baiano, preguiça é sinonimo de baiano..so um simples exemplo!!!
Roladoce, não generalize. Existem muitos paulistas que relamente pensam assim, só que creio que a maioria não seja preconceituosa. Em todo caso, vc tem razão quando situa a questão. Eu não sou de SP, mas moro na cidade a quase 6 anos. As expressões anti-nordestinos são muito comuns, no dia a dia. Quando cheguei aqui, essa foi uma das primeiras coisas que percebi. Quer saber, basta ler os TDs no GP Guia-SP e mesmo aqui nos AGs pra se perceber isto. Expressões estereotipadas como: "cara de nordestina", "trata-se de baianinha", "cearense", etc.
Neste aspecto, a elite paulistana, não toda ela, adora achar que São Paulo é Londres oou Nova York. Eles adoram achar que os nordestinos são seus porto-riquenhos. Coisa de gente estúpida, mas basta sentir como funciona o noticiário nacional (nacional?? Não, um bando de agencias baseadas em SP) pra se perceber o preconceito.
Acontece, que os nordestinos e seus decendentes são hoje algo como mais de 60% da população da cidade de SP. SE não for isso, deve ser próximo. O povo daí de cima foram fundamentais na contrução da cidade.
Totalmente condenável, mas não é privilégio dos paulistas. No Rio, as elites locais costumam a ter tratamento semelhante. No Sul, existem uns loucos que acham que deveriam formar um país independente, porque acham q são superiores ao restante do povo brasileiro.
Bom o tema é profundo.
Embora trata-se de outra temática, algo semelhante vem sendo bem discutido em outro tópico:
viewtopic.php?p=1510725&sid=39f856815ea7c521a54284dc05c29833#p1510725