2012 "O FIM DO MUNDO"

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
Vasili Zaitsev
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

Re: 2012 "O FIM DO MUNDO"

#901 Mensagem por Vasili Zaitsev » 30 Dez 2011, 18:48

Carnage escreveu:Só pra constar, a foto do esqueleto gigante é uma famosa montagem de Photshop que já foi mais do que destrinchada a muito tempo...
Voce aparenta ser um expert em varios assuntos , por favor refute a biblia sagrada.

Estes nasceram ao gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão dos seus servos. 1 Crônicas 20:8

E Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança pesava trezentos siclos de cobre, e que cingia uma espada nova, intentou ferir a Davi. 2 Samuel 21:16

E aconteceu depois disto que houve em Gobe ainda outra peleja contra os filisteus; então Sibecai, o husatita, feriu a Safe, que era dos filhos do gigante. 2 Samuel 21:18

E, depois disto, aconteceu que, levantando-se guerra em Gezer, com os filisteus, então Sibecai, o husatita, feriu a Sipai, dos filhos do gigante; e ficaram subjugados. 1 Crônicas 20:4

Houve ainda também outra peleja em Gate, onde estava um homem de alta estatura, que tinha em cada mão seis dedos, e em cada pé outros seis, vinte e quatro ao todo, e também este nascera do gigante. 2 Samuel 21:20

E houve ainda outra guerra em Gate; onde havia um homem de grande estatura, e tinha vinte e quatro dedos, seis em cada mão, e seis em cada pé, e que também era filho do gigante. 1 Crônicas 20:6

E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. 1 Samuel 17:49 (David e Golias)

Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram. 1 Samuel 17:51

Um povo grande e alto, filhos de gigantes, que tu conheces, e de que já ouviste. Quem resistiria diante dos filhos dos gigantes?

Estes nasceram ao gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão dos seus servos. 1 Crônicas 20:8

E Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança pesava trezentos siclos de cobre, e que cingia uma espada nova, intentou ferir a Davi. 2 Samuel 21:16

E aconteceu depois disto que houve em Gobe ainda outra peleja contra os filisteus; então Sibecai, o husatita, feriu a Safe, que era dos filhos do gigante. 2 Samuel 21:18

E, depois disto, aconteceu que, levantando-se guerra em Gezer, com os filisteus, então Sibecai, o husatita, feriu a Sipai, dos filhos do gigante; e ficaram subjugados. 1 Crônicas 20:4

Houve ainda também outra peleja em Gate, onde estava um homem de alta estatura, que tinha em cada mão seis dedos, e em cada pé outros seis, vinte e quatro ao todo, e também este nascera do gigante. 2 Samuel 21:20

E houve ainda outra guerra em Gate; onde havia um homem de grande estatura, e tinha vinte e quatro dedos, seis em cada mão, e seis em cada pé, e que também era filho do gigante. 1 Crônicas 20:6

Um povo grande e alto, filhos de gigantes, que tu conheces, e de que já ouviste. Quem resistiria diante dos filhos dos gigantes? Deuteronômio 9:

[ external image ]

[ external image ]

[ external image ]

[ external image ]

[ external image ]

[ external image ]

[ external image ]

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 663
Ver TD's

#902 Mensagem por Carnage » 30 Dez 2011, 19:20

Vasili Zaitsev escreveu:Voce aparenta ser um expert em varios assuntos , por favor refute a biblia sagrada.
Não tenho necessidade nenhuma de fazer isso.

Pra quê alguém precisa ter o trabalho de refutar um livro que escreve isso:
(Levítico 11:13-19) - "Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, o quebrantosso e a águia marinha; o milhano e o falcão, segundo a sua espécie,
todo corvo, segundo a sua espécie, o avestruz, a coruja, a gaivota, o gavião, segundo a sua espécie, o mocho, o corvo marinho, a íbis, a gralha, o pelicano, o abutre, a cegonha, a garça, segundo a sua espécie, a poupa e o morcego."
O livro, supostamente inspirado pelo criador, chama o morcego de ave! Dá pra levar a sério um livro desses??
ECLESIASTES [1:5]
"O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce."
A Bíblia afirma que o sol gira em torno da Terra!! E não é só neste trecho. Vale então como fonte científica??
ISAÍAS [40:22]
"E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar."
A Bíblia afirma que a Terra é plana!! Em várias passagens além dessa. Nossa!! Quanto conhecimento tinham os caras que escreveram ela, não??

Além do mais o livro justifica a chacina, o genocídio, a escravidão e o tratamento das mulheres como seres inferiores.

Como dá pra levar esse livro a sério? Então pra quê alguém precisa refutar este livro?

Mas, pra fins do debate aqui:

http://www.ceticismoaberto.com/fortiani ... is-na-rede
Nefelins Gigantes e a Sereia do Taiti: farsas imortais na rede
Publicado em 2 de abril de 2010 · 89 Comentários

[ external image ]

Na grande rede, todo dia, toda hora, minuto e segundo é momento para criação das mais diversas mentiras. No entanto, duas das mais recentes provam que se a mentira é infinita, a criatividade dos fraudadores, nem tanto.

Citando trechos bíblicos, circula pela rede uma mensagem sobre “Os Nefelins (achado arqueológico)”:
"E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas dos homens, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram." Gênesis 6.4. "Os Emins dantes habitaram nela, um povo grande, e numeroso, e alto como os gigantes; também estes foram contados por gigantes, como os Anaquins; e os moabitas lhes chamam Emins." Deuteronômio 2.10-11 "Porque só Ogue, rei de Basã, ficou de resto dos gigantes; eis que o seu leito, um leito de ferro, não está porventura em Rabá dos filhos de Amon? De nove côvados [4 metros] o seu comprimento , e de quatro côvados [1,78 metros] a sua largura, pelo côvado de um homem." Deutoronômio 3.11 "Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos vossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos." Números 13.33 "Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo [ 3,15 metros]." 1 Samuel 17.4
A Bíblia tinha razão. Será?”
Acompanha a mensagem uma série de imagens, como a que ilustra o topo desde texto, e outras:

[ external image ][ external image ]

A história e as imagens lembram muito o caso do esqueleto gigante que teria sido descoberto na Arábia, uma farsa circulando na rede desde o ano de 2004, e já devidamente esclarecida – tendo sido criada para um concurso de manipulação de imagens, a partir da imagem de uma ossada comum sobreposta à escavação dos restos de um mastodonte. Nada se cria, tudo se copia.

[ external image ]

A nova lenda velha sobre Nefelins também tem origens similares. O sítio Snopes identifica a fonte usada na manipulação de uma das imagens, em verdade parte do esqueleto de um dinossauro fotografado em escavação na Nigéria em 1993, disponível no sítio da Universidade de Chicago. Abaixo, o original à esquerda, e a imagem manipulada à direita.

Note que as manipulações foram sutis, incluindo a inserção de um crânio gigante e o afinamento de alguns dos ossos – de dinossauro – que pareciam muito robustos para um ser humano. Curiosamente, isto revela um fato: ainda que existissem seres humanos gigantescos, é biológica e fisicamente impossível que seus ossos preservassem a proporção que vemos em esqueletos comuns sem que eles estivessem vulneráveis a fraturas constantes. Seriam incapazes de correr ou mesmo caminhar sem quebrar seus ossos.

O mais impressionante, no entanto, é que estas manipulações digitais não foram feitas pelo indivíduo que em algum ponto enviou a primeira mensagem unindo as imagens com o texto bíblico como se fossem reais. Este fraudador simplesmente copiou o trabalho do artista francês Seb Janiak, responsável por“The Orion Conspiracy”, uma excelente obra de ficção fazendo referência a extraterrestres, gigantes e muito mais que já comentamos aqui em CeticismoAbertohá dois anos.

O curta-metragem completo pode ser visto abaixo.
http://www.dailymotion.com/video/x5uy68 ... shortfilms

E as imagens dos gigantes Nefilins? São todas, sem exceções, originais de Janiak e disponíveis desde 2008 no sítio oficial para promover o projeto. Que, repetimos, é claramente declarado como ficção:

http://www.theorionconspiracy.com/html/giants.html

Caso encerrado.

Lendas de gigantes circulando com imagens falsas, no entanto, não devem ter fim. Circula também, por exemplo, a imagem de um fêmur gigante exposto em um museu:

[ external image ]

Resulta, no entanto, que o museu “Mt Blanco” em questão é um museu criacionista, que tem como objetivo “desenterrar os fatos de criação de Deus: um fóssil de cada vez”, e está atualmente anunciando a exibição de um “chupacabra”. Não transmite muita credibilidade.

E, o pequeno detalhe, é que mesmo este museu admite que o fêmur gigante que exibe é apenas “um modelo”, baseado meramente no relato de um homem que teria visto um fêmur gigante do Oriente Médio. Este é o tipo de “provas” com que lidamos aqui. E elas devem continuar circulando por aí.
O pior malu.. errr, desculpe, o pior cego é aquele que não quer ver.

Link:
🔗

Allan T.J.S.
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 73
Ver TD's

#903 Mensagem por Allan T.J.S. » 30 Dez 2011, 19:42

Bom caros colegas de putaria.

Vou dar a minha pequena contribuição nesta discussão sobre o fim do mundo em 2012.

Como venho de uma familia de crentes pentecostais li bíblia e segundo a palavra de Deus que seria "infalível" (não sei se é pois não tenho a mesma fé que minha mãe ou pai ou de alguns tios), o fim será quando todo mundo menos esperar, ou seja, enquanto o povo estiver colocando datas, nada vai ocorrer, pois o Santo de Deus (Jesus Cristo) disse que viria quando todos menos estiverem esperando.

MINHA OPINIÃO: Espero que essa porra de profecia que tudo terá um fim em 2012 seja verdade, pois eu quero me encostar num barranco e ver o Mundo sendo destruído e ser destruído junto.

Ouvindo Roxette - It Must Have Been Love e depois Cyndi Lauper - Time after time

Link:
🔗

Allan T.J.S.
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 73
Ver TD's

#904 Mensagem por Allan T.J.S. » 30 Dez 2011, 20:09

Vasili Zaitsev escreveu: Voce aparenta ser um expert em varios assuntos , por favor refute a biblia sagrada.
Como disse em outro post, minha família é quase que toda de crentes pentecostais. Eu sempre acreditei na bíblia e tals, mas hoje começo a ter minhas dúvidas.

As traduções perderam sua originalidade.

Alguns livros tidos como "apócrifos" foram retirados da bíblia por pura politicagem.

Sempre acreditei em milagres, mas hoje passo ter minhas dúvidas porque na minha vida nunca aconteceu algo que posso dizer que "isso foi fora da realidade, um milagre!"

Sempre ouvi os pastores dizerem:

"Ah se você está vivo, isso é um milagre, se você está respirando é um milagre, se tem um emprego, se tem isso ou aquilo é milagre e blá, blá, blá..."

Ledo engano: Isso é vontade de Deus.

Milagre é algo inexplicável, quando vou na bíblia vejo fatos extraordinários, sem explicação humana cabível. Se é assim porquê o sobrenatural nunca aconteceu na minha vida? Ouvir relatos do que aconteceu na vida dos outros não é do meu interesse.

Para mim a bíblia começa a ser "falível" em seu todo. Talvez seja o meu momento, minha fé. Mas acho que é isso, começo a ver todas essas coisas, inclusive de "gigantes" como algo "plantado" pois começo a ver as coisas por uma ótica mais racional.

Ouvindo Alphaville - Forever Young e depois Big in Japan

Link:
🔗

roladoce
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 38
Ver TD's

#905 Mensagem por roladoce » 30 Dez 2011, 21:18

Mais carnage, à epoca, poderia sim ser considerada uma ave...

Houve mudanças em 2 mil anos....tenho quase certeza disso.. :D

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Ver TD's

#906 Mensagem por Carnage » 31 Dez 2011, 02:30

roladoce escreveu:Mais carnage, à epoca, poderia sim ser considerada uma ave...
Só pra quem não sabia do que estava falando. O fato dele "ser considerado" não o torna uma ava, só mostra que quem escreveru aqulo não tinha a menor idéia do que era um morcego.
roladoce escreveu:Houve mudanças em 2 mil anos....tenho quase certeza disso.. :D
Claro que houve mudanças, mas os morcegos nunca foram aves e mudaram pra mamíferos nesse tempo todo e nem antes, já que a Bíblia tem muito mais do que 2 mil anos. Os morcegos são mamíferos desde sua origem, a 50 milhões de anos atrás.

Os crentes dizem que a Bíblia foi escrita inspirada por Deus, logo, tudo que está escrito nela seria informação dada diretamente pelo criador. Sendo assim, um engano destes não teria como acontecer.

É imperdoável um erro como a classificação do morcego como ave num livro que teria sido inspirado por Deus, simples assim. Isso põe por terra a credibilidade de tudo mais que está lá.

Das duas uma ou o criador é um gozador por passar informações falsas, ou então a Bíblia foi escrita por homens, que eram falíveis, que escreveram sobre o que não sabiam (no caso a real classificação de um morcego como um mamífero, a real forma da Terra e sua real relação com o Sol) e que inventaram histórias bonitinhas. Sendo assim não dá pra acreditar cegamente em tudo que está escrito lá, porque o homem é falível e inventa coisas. Daí que essa história de gigantes muito provavelmente é balela como qualquer outro mito, como a medusa, os ciclopes e o minotauro, pra citar alguns, dedução que é intensificada pelo fato de pessoas terem que recorrer a provas falsas para tentar fazer os outros acreditarem nestas histórias já que provas reais nunca foram encotradas.

Link:
🔗

leteseu
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 36
Ver TD's

#907 Mensagem por leteseu » 31 Dez 2011, 16:47

Carnage

A tradução "ave" não é talvez a mais correta. As referências em hebraico no pentateuco falam em "seres alados" e não em aves. Aí um sujeito traduz "alados" por "aves" e a gente entra na discussão da falha da sapiência do criador ao inspirar "incorretamente" seus escritores.

Entendo teu ponto de vista, mas acho que ele pode ser tão frágil quanto foram as sucessivas traduções.

Somente nascendo no interior de uma língua é que se pode sentir ( e não compreender) o significado das palavras. O hebraico é tão complicado que só "Deus" se escreve com uma até dez letras.

Se as traduções certamente são equivocadas pelo menos em alguns pontos a gente não pode dizer o mesmo da escritura original, sabe-se lá se ela existe. Digo isso pois a escritura original foi inspirada e dizer isso é dogmático, axiomático mesmo. Não se pode provar que foi ou que não foi inspirada, assim como não se pode provar sobre a existência ou a inexistência do criador.

Eu já levei pedradas por dizer que a bíblia é um livro que conta a história de um povo e além disso conta a história deste povo com o "sagrado", seja qual nome dão a isso.

Claro, que em grau maior ou menor, eu e tu duvidamos das aparências e isso é bom afinal. Só na dúvida que se elaboram hipóteses.

Não posso dizer que o mundo acabará em 2012 justamente porque não me convenci de que há meios eficientes para se predizer o futuro. Ante esta impossibilidade ainda prefiro o tradicional estilo "carpe diem".

Abraço caloroso pra ti Carnage, que és meu amigo de longa data. Que o novo ano seja elemento motivador na elaboração e na conquista de teus planos existenciais; pois ter planos e lutar por eles é uma das coisas que nos diferencia dos pés de alface.

Link:
🔗

roladoce
Forista
Forista
---
Ver TD's

#908 Mensagem por roladoce » 31 Dez 2011, 19:14

Carnage escreveu:
roladoce escreveu:Mais carnage, à epoca, poderia sim ser considerada uma ave...
Só pra quem não sabia do que estava falando. O fato dele "ser considerado" não o torna uma ava, só mostra que quem escreveru aqulo não tinha a menor idéia do que era um morcego.
roladoce escreveu:Houve mudanças em 2 mil anos....tenho quase certeza disso.. :D
Claro que houve mudanças, mas os morcegos nunca foram aves e mudaram pra mamíferos nesse tempo todo e nem antes, já que a Bíblia tem muito mais do que 2 mil anos. Os morcegos são mamíferos desde sua origem, a 50 milhões de anos atrás.

Os crentes dizem que a Bíblia foi escrita inspirada por Deus, logo, tudo que está escrito nela seria informação dada diretamente pelo criador. Sendo assim, um engano destes não teria como acontecer.

É imperdoável um erro como a classificação do morcego como ave num livro que teria sido inspirado por Deus, simples assim. Isso põe por terra a credibilidade de tudo mais que está lá.

Das duas uma ou o criador é um gozador por passar informações falsas, ou então a Bíblia foi escrita por homens, que eram falíveis, que escreveram sobre o que não sabiam (no caso a real classificação de um morcego como um mamífero, a real forma da Terra e sua real relação com o Sol) e que inventaram histórias bonitinhas. Sendo assim não dá pra acreditar cegamente em tudo que está escrito lá, porque o homem é falível e inventa coisas. Daí que essa história de gigantes muito provavelmente é balela como qualquer outro mito, como a medusa, os ciclopes e o minotauro, pra citar alguns, dedução que é intensificada pelo fato de pessoas terem que recorrer a provas falsas para tentar fazer os outros acreditarem nestas histórias já que provas reais nunca foram encotradas.
Infelizmente não fui claro..

Á epoca..eles não tinham conhecimento para distinguir cientificamente vários assuntos..

E lembre-se a biblia tem erros de tradução...erros de significados...ou por parte de quem traduz ou por parte de quem a lê ..

Várias palavras e expressões da biblia teve sua tradução deturpada e/ou não tem o mesmo significado que dois mil anos atrás..FATO!!

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#909 Mensagem por Compson » 01 Jan 2012, 17:44

Vasili Zaitsev escreveu:Voce aparenta ser um expert em varios assuntos , por favor refute a biblia sagrada.
Não entremos nesse tipo de discussão...

A bíblia não pode nem ser refutada nem confirmada, simplesmente porque suas afirmações não são nem claras, nem objetivas, nem verificáveis.

Você pode refutar algum lapso, mas as possibilidades de escapatória são infinitas, desde o problema da língua, como disse o leteseu, passando pelas mudanças conceitos (o conceito de ave em 1000 a.C. não era o mesmo de hoje), como afirmou o RD etc.

Na bíblia ou se acredita ou não se acredita.

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Ver TD's

#910 Mensagem por Carnage » 01 Jan 2012, 18:03

roladoce escreveu:Infelizmente não fui claro..

Á epoca..eles não tinham conhecimento para distinguir cientificamente vários assuntos..
Não, cara, você foi claríssimo, talvez eu que não tenha sido claro.

O que eu quero dizer é exatamente o que você disse, quando foram escritos os textos bíblicos, os homens não possuíam conhecimentos que hoje temos, daí que achavam, naturalmente, que a Terra era plana e que o Sol é que girava em torno desta. Não estava discordando de você, só indicando qual era o meu real ponto na discussão, que era o de estabelecer que ter histórias de gigantes escritas na Bíblia não as torna verdadeiras.

Mas o argumento central do crente é que a Bíblia foi escrita por inspiração divina, ou seja, foi Deus que diretamente forneceu a "profetas" as informações contidas ali. Só que se fosse este o caso, Deus com certeza sabia que a Terra era esférica e que esta givara em torno do Sol, porque informou erradamente? Isso só comprova que a Bíblia não foi inspirada, mas escrita por homens comuns, falíveis e com conhecimento limitado, como você mesmo disse.

Sendo assim, não há motivo pra achar que tudo que está na Bíblia é verdade, pois erros claramente foram cometidos, já que escrita por homens falhos e com conhecimento limitado e com certeza com imaginação fértil. Então o fato dessa história de gigantes estar na Bíblia não a torna real, como o coloega Vasili Zaitsev parece querer afirmar. Náo vejo ninguém tomar como verdade histórias de minotauros, hidras de nove cabeças e cicolpes, só porque estas estão presente em escritos gregos antigos.

roladoce escreveu:E lembre-se a biblia tem erros de tradução...erros de significados...ou por parte de quem traduz ou por parte de quem a lê ..

Várias palavras e expressões da biblia teve sua tradução deturpada e/ou não tem o mesmo significado que dois mil anos atrás..FATO!!
leteseu escreveu:A tradução "ave" não é talvez a mais correta. As referências em hebraico no pentateuco falam em "seres alados" e não em aves. Aí um sujeito traduz "alados" por "aves" e a gente entra na discussão da falha da sapiência do criador ao inspirar "incorretamente" seus escritores.

Entendo teu ponto de vista, mas acho que ele pode ser tão frágil quanto foram as sucessivas traduções.
Concordo. O exemplo do morcego talvez não seja o dos melhores para sustentar o meu ponto, e concordo em retirá-lo. Mas pincei mais de um e existem diversos outros a disposição, portanto minha intenção permanece.
Não há como negar que a Bíblia cita em várias passagens textos que indicam que a Terra é plana e que o Sol gira em torno desta.

Pra citar só mais um exemplo, existe outra passagem simples coelhos ou lebres:
Levítico 11.6
E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda
Lebres não ruminam, são incapazes disso. Mas tem hábito de mastigação que provavelmente foi confundido por observadores da época com a ruminação.
Alguns defensores da Bíblia vão tentar usar o mesmo argumento da tradução, mas o caso já foi bastante discutido por especialistas e parece muito difícil de se aplicar essa desculpa aqui. A palavra usada pra lebre na Bíblia tem clara relação com um animal natural do Oriente médio conhecido como Hyrax. A mesma palavra aparece váras vezes e existe pouca dúvida a que tipo de animal esta se refere. O Hyrax tabém é um roedor e, como a lebre, também é incapaz de ruminar. Já a palavra usada para ruminar também está bem definida na Bíblia em outras passagens, não dando margem a dúvidas.
Portanto aqui temos um caso bem preciso e sem dúvidas (pelo menos por parte de vários especialistas) de interpretação errada de fatos por quem escreveu a Bíblia, o que comprova que ela foi escrita por homens que tinham conhecimento limitado e não inspirada por Deus que tem conhecimento total de todas as coisas.

Além disso não tem como negar a defesa do genocídio, de assassinatos por motivos fúteis. da escravidão e do tratamento das mulheres como seres inferiores por todo o livro. Valores frontalmente desprezados pela moral moderna mas perfeitamente de acordo com a moral da época, o que é apenas natural sendo um livro escrito por homens dessa época. Não me parece plausível que a moral de Deus, sendo ele um ser infalível e onisciente, possa mudar de uma hora pra outra. Me parece mais lógico que o que está no livro não é a moral de Deus, mas simplesmente a moral dos homens que o escreveram.
leteseu escreveu:Se as traduções certamente são equivocadas pelo menos em alguns pontos a gente não pode dizer o mesmo da escritura original, sabe-se lá se ela existe. Digo isso pois a escritura original foi inspirada e dizer isso é dogmático, axiomático mesmo. Não se pode provar que foi ou que não foi inspirada, assim como não se pode provar sobre a existência ou a inexistência do criador.
Neste ponto tenho pouco a dizer, pois contra um dogma não há argumentos, a própria acepção da palavra determina isso. Dogmas dependem de fé, e fé não é discutivel.

Apresentei meus argumentos que mostram indícios, claros a meu ver, de que o livro foi escrito por meros homens. Cabe ao interlocutor aceitá-los ou refutá-los com base lógica se quiser mudar minha opinião, mas se o pricípio é evocado como um dogma, eu não posso refutá-lo.

Mas destaco que o fato de não se poder provar a existência ou não de uma coisa não significa que esssa coisa exista, o que alguns parecem defender às vezes.
leteseu escreveu:Eu já levei pedradas por dizer que a bíblia é um livro que conta a história de um povo e além disso conta a história deste povo com o "sagrado", seja qual nome dão a isso.
Aceito com certeza de que a Bíblia é um livro contanto a história de um povo, mas esta é contata com uma boa dose de fantasia, não tenho dúvidas, como muitos livros da antiguidade o são. E é um livro muito legal em certos pontos. Existem muito boas histórias nele.
leteseu escreveu:Não posso dizer que o mundo acabará em 2012 justamente porque não me convenci de que há meios eficientes para se predizer o futuro.
Não existe nenhuma evidência científica óbvia de que o mundo vai acabar EXATAMENTE em 2012. Pior ainda, num dia específico do ano. Com certeza existem toneladas de evidências científicas que mostram que o mundo, na verdade mais precisamente a presença humana neste mundo, pode acabar sim, a qualquer momento!
Existem centenas de maneiras totalmente fora do controle humano de sermos exterminados de uma hora pra outra. O Universo é um lugar muito perigoso.

Agora achar que alguém previu exatamente quando a milhares de anos já é viagem. Se algo fosse realmente acontecer, muita gente já saberia, já que o "de uma hora pra outra" que citei é relativo, e qualquer uma destas maneiras fora de nosso controle (metores, vulcões, radiação cósmica, etc) teria um aviso com certa antecedência.

Termino com um pesamento.
Olhem pro calendário que vocês tem todo ano na sua parede ou na mesa do escritório. Ele sempre terminou no dia 31 de dezembro, não terminou? Mas isso nunca quis dizer que o mundo ia acabar naquele dia só porque quem fez o calendário não o fez mostrando todos os dias até o infinito. Calendários são cíclicos, eles param num ponto e então voltam ao ponto onde iniciaram.
Só porque os Maias pararam o calendário num ponto qualquer não quer dizer que não tem nada mais além desse ponto, ainda mais porque não existe nada escrito dizendo isso. A única coisa que existe é um calendário que acaba num momento, do mesmo jeito que o calendário que está aí do teu lado acaba.

Finalizando, desejo tudo de bom pra você também, leteseu. Bem como a todos os colegas do fórum.
Editado pela última vez por Carnage em 01 Jan 2012, 18:26, em um total de 1 vez.

Link:
🔗

Carnage
Forista
Forista
---
Ver TD's

#911 Mensagem por Carnage » 01 Jan 2012, 18:18

Compson escreveu:A bíblia não pode nem ser refutada nem confirmada, simplesmente porque suas afirmações não são nem claras, nem objetivas, nem verificáveis.

Você pode refutar algum lapso, mas as possibilidades de escapatória são infinitas, desde o problema da língua, como disse o leteseu, passando pelas mudanças conceitos (o conceito de ave em 1000 a.C. não era o mesmo de hoje), como afirmou o RD etc.

Na bíblia ou se acredita ou não se acredita.
Discordo.

Qualquer documento histórico pode ser refutado, basta pra isso que surjam provas de que o que está escrito nele é mentira.

Concordo apenas que algumas partes da Bíblia não podem ser refutadas. As partes que não são históricas, como profecias, por exemplo, que são um tipo de escrito que pode aguardar milhares e milhares de anos pra algo fortuíto aconteça de modo a se encaixar na previsão.

Mas é perfeitamente possível refutar partes de um documento, se não ele como um todo. E a partir do momento em que grande parte de um documento é provado falso ou enganoso, todo o documento fica sob suspeição, aí tudo que está nele que não possuí provas de que é verdade fica com grande possibilidade de ser mentira também.

No caso da Bíblia, na pior das hipóteses, refutar apenas partes dela coloca o argumento de sua inspiração divinida sob forte suspeita.

Link:
🔗

Dr. Zero
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 25
Ver TD's

#912 Mensagem por Dr. Zero » 01 Jan 2012, 20:56

e o "Das Kapital" pode ser a bíblia dos tempos modernos?

Link:
🔗

roladoce
Forista
Forista
---
Ver TD's

#913 Mensagem por roladoce » 01 Jan 2012, 22:58

Agora, temos que tomar cuidado..pois, existem verdades na blibia..

Um exemplo e o diluvio, ele ocorreu, porem, na verdade, foi uma especie de tsunami, mais como sabemos, eles nao tinham conhecimento na epoca e nao mentiram, so aumentaram (Sera que foi o primeiro Nelson Rubens) kkkkkkkk

Eu ate acredito que Jesus existiu, porem, como um ser normal e revolucionario da epoca..

Tem um documentario genial, chamado A VERDADEIRA HISTORIA DE JESUS, sao 3 horas, narrando os acontecimentos marcantes sobre ele, porem, com dados, cientificos, antropologicos e sociologicos, ou seja, bases academicas..muito bom mesmo...

Link:
🔗

leteseu
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 36
Ver TD's

#914 Mensagem por leteseu » 02 Jan 2012, 08:45

Carnage, obrigado pelo gentil retorno.

Fiquei com a palavra "inspiração" na cabeça. Inspirar tem relação com inalar, encher-se, inflar-se de algo.

Em aulas de desenho do corpo humano é comum que um modelo sirva de inspiração para uma platéia de alunos desenhistas.

Aos desenhistas há dois caminhos: reproduzir fielmente no papel o modelo ou inspirados criarem sua obra.

Mesmo a reprodução fiel não é assim tão fiel. A cópia não é igual ao original. O artista pressiona mais ou menos o grafite em determinados pontos e esta pressão (ou impressão) varia de desenhista para desenhista. Teremos assim, ante uma mesma inspiração, cópias iguais nem tão iguais.

Na criação de obra inspirada em um modelo a coisa fica mais diversa pois o desenhista rouba um traço ou outro do universo de grafismos que capturou com o olho. O resultado, sua obra, nunca será igual à inspiração, mas algo que remeta a ela.

Vejo a inspiração divina nos textos bíblicos em analogia à livre criação dos desenhistas que se inspiraram em um único modelo.

A questão da verdade e do que é verdadeiro pode ser analisade sob diversos pontos de vistas e julgo eu que o modelo das representações platônico não é o melhor. Um texto não deixa de ser verdadeiro por não ser cópia fiel do original. O texto bíblico é escritura humana, inspirada pelo criador e por isso jamais será a expressão original da intenção do criador.

O próprio nome de Deus com quatro letras, aos hebreus, é um nome indizível. O máximo que conseguiram fazer foi escrevê-lo mas não o dizem pois dizê-lo seria catastrófico. Parece uma convicção mítica e talvez o seja pois afinal é um dogma.

O problema, e aí concordo muito contigo, é neguinho ler um texto inspirado e imaginar que as coisas escritas nele valem 100% em qualquer época e em qualquer situação. Seria o mesmo que dizer que os versos dos poemas, cheios de figuras de linguagem e estilo, refletem a verdade. A poesia é produção da inspiração.

A inspiração é um movimento duplo, depende tanto da fonte de inspiração como da capacidade de se inspirar. O criador, aos que acreditam nele, é fonte inesgotável de inspiração, assim como qualquer coisa existente ou não pode ser fonte de inspiração. Inspirar-se tem relação com projetar o pensamento em direção a um lugar que não existe mas que se cria e cria coisas justamente pela vontade daquele que se coloca a inspirar.

Discutir a veracidade dos textos bíblicos, suas imposturas intelectuais, suas refutações, .... tudo é algo que só nos levará a um único lugar: o abismo que existe entre crer e não crer.

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#915 Mensagem por Compson » 02 Jan 2012, 09:51

Carnage escreveu:No caso da Bíblia, na pior das hipóteses, refutar apenas partes dela coloca o argumento de sua inspiração divinida sob forte suspeita.
Coloca, mas e daí?

Creio que aqui há um otimismo (para não dizer uma certa ingenuidade) semelhante à de se colocar a corrupção tucana como contraponto à corrupção do PT ou da tal "faxina" ética da Dilma.

As pessoas não odeiam o PT por causa da repercussão da corrupção, mas "repercutem" a corrupção porque odeiam o PT e gostam de dizer: "Vocês PTistas que se achavam assim tão melhores, vejam como vocês são iguais á gente!"

Aqui o problema é parecido. As pessoas não creem porque ignoram as evidências, mas ignoram as evidências porque creem. È possível levantar evidências infinitamente, mas sempre vai ter uma saída.

É difícil entender um documento escrito em português do século XIV, imagine um texto escrito numa língua hermética como o hebraico, muito tempo antes de cristo, provavelmente herdado de uma tradição oral e escrito e reescrito ao longo de séculos... Sempre vai ter um jeito de "salvar" as escrituras.

Link:
🔗

Responder