Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#76 Mensagem por Compson » 21 Set 2011, 14:46

Carnage escreveu:Conta que fiz hoje, com auxílio de uma rápida pesquisa na internet, numa discussão com amigos no trabalho.

Preço estimado do novo modelo do Honda Civic no Brasil: R$ 70.000
O peso dos impostos em toda a cadeia de produção no preço de um carro no Brasil é estimado em 36,4% do valor total. Ou seja, se tirando TODOS os impostos, o valor ficaria em R$44.520.

Preço do mesmo carro nos Estados Unidos, com imposto e tudo, num lugar onde o trabalhador médio ganha muito mais que o brasileiro, com dólar a R$1.78 e arredondando bem pra cima: R$40.000.
Não sei, mas a única coisa que consigo concluir daí é que a Honda deve lucrar muito menos nos EUA do que no Brasil...

Se com isso você quer dizer que o Civic brasileiro poderia ser quase competitivo nos EUA, contanto que sejam os carros comparados sejam realmente idênticos, pode até ser...

O problema é que as empresas não querem exportar, pois o mercado brasileiro é muito mais interessante. Para as empresas tá bom o mercado brasileiro 3 milhões, contanto que a concorrência interna não aumente...

O que não sei é se tá bom para o Brasil... O que eu sei é que não é defendendo essas empresas "preguiçosas" que vamos conseguir o "espetáculo do crescimento", para lembrar uma expressão esquecida!

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#77 Mensagem por ZeitGeist » 21 Set 2011, 21:38

Eu gosto do novo Audi A1 e do Fiat 500, se fossem produzidos aqui e com algum motor ecologicamente correto, compraria ::amando:: !

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#78 Mensagem por Carnage » 21 Set 2011, 21:39

Compson escreveu:Se com isso você quer dizer que o Civic brasileiro poderia ser quase competitivo nos EUA, contanto que sejam os carros comparados sejam realmente idênticos, pode até ser...
Não entendi o que quis dizer.

Como o "Civic brasileiro" poderia ser competitivo nos EEUU se custa quase o dobro?

Aliás, de brasileiro ele não tem nada, já que praticamente todas as peças dele são importadas.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#79 Mensagem por Dr. Zero » 21 Set 2011, 21:48

e para quê que carro tem que ser barato mesmo? comida tem que ser acessível, moradia tem que ser acessível, posto de saúde e escola e trem e ônibus têm que funcionar direito

mas carro é luxo, e chegará o dia em que carne (de qualquer tipo) todo dia também o será

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#80 Mensagem por Compson » 22 Set 2011, 12:09

Carnage escreveu:
Compson escreveu:Se com isso você quer dizer que o Civic brasileiro poderia ser quase competitivo nos EUA, contanto que sejam os carros comparados sejam realmente idênticos, pode até ser...
Não entendi o que quis dizer.

Como o "Civic brasileiro" poderia ser competitivo nos EEUU se custa quase o dobro?

Aliás, de brasileiro ele não tem nada, já que praticamente todas as peças dele são importadas.
Acho que entendi mal... A princípio, pensando numa diferença de 44 mil/40 mil, bastaria isenção tributária total, um subsídiozinho de transporte e uma ajustadinha no câmbio pro Civic brasileiro ficar no mesmo patamar dos EUA. Não seria um negócio impossível do ponto de vista econômico, mas acho que não interessaria a nossas empresas pelos motivos citados.
Dr. Zero escreveu:e para quê que carro tem que ser barato mesmo? comida tem que ser acessível, moradia tem que ser acessível, posto de saúde e escola e trem e ônibus têm que funcionar direito

mas carro é luxo, e chegará o dia em que carne (de qualquer tipo) todo dia também o será
Carro não é só luxo. Praticamente tudo no Brasil é transportado por veículos automotores, de modo que um nível de preços mais alto nesse mercado significa uma pressão de custo sobre toda a cadeia produtiva, tanto internamente, como em termos de competitividade internacional.

Além disso, a questão não é se carro deve ser caro ou barato, mas sim a quem beneficia que seu preço seja alto ou baixo. Lembrando-se que os proprietários do capital de nossas empresas automobilísticas estão nos EUA, Europa e Japão, não é difícil imaginar por que deveríamos lutar para baixar os preços!

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#81 Mensagem por Compson » 22 Set 2011, 12:17

Dr. Zero escreveu:mas carro é luxo, e chegará o dia em que carne (de qualquer tipo) todo dia também o será
E a alface?

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#82 Mensagem por Dr. Zero » 22 Set 2011, 23:39

lavadinha, embaladinha e provavelmente vendida pelo aprendiz de capitalista Abilio Diniz... é melhor vc fazer como os albaneses e cambojanos na gloriosa época do comunismo e aprender a trabalhar na roça pra tirar a preguiça do corpo

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Compson
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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#83 Mensagem por Compson » 25 Set 2011, 19:38

Dr. Zero escreveu:lavadinha, embaladinha e provavelmente vendida pelo aprendiz de capitalista Abilio Diniz... é melhor vc fazer como os albaneses e cambojanos na gloriosa época do comunismo e aprender a trabalhar na roça pra tirar a preguiça do corpo
Presta atenção, doutor Zero. A alface é americana! O preço deve ser consequência de algum imposto para proteger a alface nacional!

Tudo por causa da desalfacização da economia brasileira...

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#84 Mensagem por Sempre Alerta » 29 Set 2011, 23:42

QUEM AMA PROTEGE

Carlos Lessa

Quero felicitar a senhora presidente da República por ter lançado em discussão a reinstalação da Contribuição Provisória sobre as Movimentações Financeiras (CPMF). A Constituição de 1988, ao criar o conceito de orçamento de seguridade social, manteve a base salários e a ampliou, potencialmente, com contribuições a serem instituídas sobre lucros e faturamento das empresas. O orçamento de seguridade englobaria os gastos previdenciários, de saúde e de assistência social, mas, de forma cruel, foi descaracterizada essa proposta dos constituintes.
As contribuições sociais, criadas como formas de tributação do governo federal, foram desviadas para a caixa única e o superávit primário a serviço dos pagamentos de juros. A área de saúde - pressionada pelo crescimento demográfico, pela elevação da idade média de vida e pela ansiedade popular por melhoria da qualidade dos serviços preventivos de saúde - foi beneficiada pela CPMF. Entretanto, o buraco negro dos juros atraiu para o caixa único e superávit primário os novos recursos tributários criados pela CPMF. O desvio da finalidade social foi a justificativa formal para a extinção da contribuição.
Quero confirmar as palavras da presidente. A CPMF tributa, com custo administrativo baixo, todas as transações financeiras e, ao fazê-lo, explicita todos os que realizam essas transações. Assim sendo, põe a nu laranjas, laranjinhas e laranjais, ou seja, identifica especuladores com transações financeiras. Houve um erro social em tributar a movimentação do salário; deveriam ser isentas as primeiras transações financeiras com os salários. Nesse caso, uma "CMF" seria extremamente justa, pois quem faz transações financeiras frequentes e crescentes são os grupos de média e alta renda; quem vive disso são os especuladores nacionais e estrangeiros viciados em juros e ganhos na arbitragem de papéis financeiros. Lamentavelmente, a presidente teve que recuar. O povão não apoiou a CPMF porque está escaldado pelo desvio sistemático dos recursos, que deveriam alimentar as políticas sociais, para o pagamento de juros e vazamentos de corrupção.
No momento, a presidência da República está submetida ao bombardeio de forças conservadoras - ideologicamente contrárias à industrialização e sustentadoras dos interesses de importadores de veículos - que a acusam de reinstalar o protecionismo industrial. A mídia denuncia o protecionismo brasileiro como um "pecado"(?!), mas esquece que todas as atuais potências do mundo praticaram protecionismo.
Os EUA, maior potência mundial, foram intensamente protecionistas de sua industrialização, e ainda hoje praticam, de forma mais evidente, a proteção de sua produção agrícola e "subsidiam" o avanço científico e tecnológico derivado do maior orçamento militar do planeta, indo da ruptura diplomática à guerra aberta para proteger seus interesses. A China, como potência emergente, pratica, de forma disfarçada, um protecionismo ultraeficiente. As grandes nações europeias e o Japão também praticaram protecionismo durante décadas de suas histórias industriais e protegem de forma explícita suas atividades agrícolas. O discurso contra o protecionismo é o discurso das nações industrializadas e dominantes.
O Brasil cresceu sua economia sem parar, entre 1930 e 1980. Éramos basicamente um cafezal e construímos um sistema industrial bastante sofisticado. Após, com a década perdida, seguida dos anos FHC e Lula, tivemos um crescimento industrial medíocre - e setores e cadeias produtivas foram destruídos. Entre 2002 e 2010, foi medíocre o crescimento da indústria de transformação, comparado à evolução da agropecuária e da mineração. O professor Reinaldo Gonçalves chama a atenção para o processo de "desindustrialização", mediante a substituição negativa de produção interna por importações. É dramática a opção brasileira de ser um "celeiro do mundo" sendo um país onde ampla fração da população passa fome. É dramática a migração de força de trabalho brasileira para o exterior, agora estancada pela crise mundial.
É uma salada o conceito de Bric. Pode servir apenas para massagear o nosso "ego" com uma retórica inconsistente de sucesso. Além da extensão territorial e da população, temos características radicalmente distintas da Rússia, da Índia e da China. Nosso minério de ferro serve para os chineses deslocarem, com seu aço, o produto brasileiro do Mercosul. É terrível, em longo prazo, a situação social da Índia. A Rússia sobrevive com petróleo e gás, e tenta integrar-se à Europa faminta de energia. Nós temos o melhor balanço energético do mundo e um enorme potencial hidrelétrico e petrolífero, porém não sabemos utilizá-lo estrategicamente; não temos um modelo de desenvolvimento.
O pátio das montadoras acumula quase 400 mil veículos. É o maior número, desde 2008. As vendas de importados cresceram 28,6% em agosto, em relação ao ano passado, contra a queda de 0,7% de veículos novos produzidos no Brasil. A maioria provém da Argentina e do México (o Brasil isenta esses veículos da tarifa de 35%; o Fiat 500 oriundo do México custa bem menos que o importado da Polônia). O complexo metal-mecânico é, hoje, uma caricatura do sonho industrializante de Juscelino Kubitschek, que queria a indústria de autopeças e componentes. A medida da Presidência determina um mínimo de 65% de componentes produzidos no Brasil, ainda que abrindo mão da exigência de empresas sob controle de capital nacional. Sugeriria um compromisso progressivo até 90%, pois, sendo uma pretensão da Presidência o desenvolvimento científico e tecnológico, convém alertar que o motor e os componentes mais sofisticados (com informática agregada) serão importados.
O modesto e tímido passo para reservar o mercado brasileiro para a mão de obra nacional está sendo demonizado. Espero que a presidência não recue: mantenha (e amplie) o protecionismo para o conjunto de outras atividades industriais brasileiras ameaçadas.

Carlos Lessa professor emérito de economia brasileira e ex-reitor da UFRJ

http://istoepiaui.blogspot.com/2011/09/ ... otege.html

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#85 Mensagem por Bob Guccione » 30 Set 2011, 09:10

Allan T.J.S. escreveu: Disse tudo. Brasileiro tem aquela de querer sempre andar de carro novo. Meu vizinho mora com a mulher numa casa que o quarto é junto com a sala, depois vem uma cozinha e um banheiro. Mas anda de Siena zero.

Conheci o pai de um colega que pagava 1500 reais de aluguel numa casa na Vila Guilherme há 13 anos atrás porém andava de Audi A4. Assim é brasileiro, se pega nas micros ao invés de se pegar nas macros.
Já vi inúmeros casos assim. É realmente inacreditável.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#86 Mensagem por Dr. Zero » 30 Set 2011, 23:36

Compson escreveu:
Carnage escreveu:
Compson escreveu:Se com isso você quer dizer que o Civic brasileiro poderia ser quase competitivo nos EUA, contanto que sejam os carros comparados sejam realmente idênticos, pode até ser...
Não entendi o que quis dizer.

Como o "Civic brasileiro" poderia ser competitivo nos EEUU se custa quase o dobro?

Aliás, de brasileiro ele não tem nada, já que praticamente todas as peças dele são importadas.
Acho que entendi mal... A princípio, pensando numa diferença de 44 mil/40 mil, bastaria isenção tributária total, um subsídiozinho de transporte e uma ajustadinha no câmbio pro Civic brasileiro ficar no mesmo patamar dos EUA. Não seria um negócio impossível do ponto de vista econômico, mas acho que não interessaria a nossas empresas pelos motivos citados.
Dr. Zero escreveu:e para quê que carro tem que ser barato mesmo? comida tem que ser acessível, moradia tem que ser acessível, posto de saúde e escola e trem e ônibus têm que funcionar direito

mas carro é luxo, e chegará o dia em que carne (de qualquer tipo) todo dia também o será
Carro não é só luxo. Praticamente tudo no Brasil é transportado por veículos automotores, de modo que um nível de preços mais alto nesse mercado significa uma pressão de custo sobre toda a cadeia produtiva, tanto internamente, como em termos de competitividade internacional.

Além disso, a questão não é se carro deve ser caro ou barato, mas sim a quem beneficia que seu preço seja alto ou baixo. Lembrando-se que os proprietários do capital de nossas empresas automobilísticas estão nos EUA, Europa e Japão, não é difícil imaginar por que deveríamos lutar para baixar os preços!
uma solução para os congestionamentos na Capital seria possibilitar a posse de veículos automotores somente após a emissão de uma licença da Prefeitura condicionada à existência de uma vaga para estacioná-lo (não na rua) e à capacidade da malha viária, pois do jeito que está o Detran despeja licenças sem nenhuma preocupação se esses veículos todos conseguirão andar na rua

e se querem saber, deveria haver uma proibição de propagandas para coisas que fazem mal à saúde, como cerveja, McDonald's, Coca-Cola e SUVs

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#87 Mensagem por PRS » 01 Out 2011, 10:09

Dr. Zero escreveu:uma solução para os congestionamentos na Capital seria possibilitar a posse de veículos automotores somente após a emissão de uma licença da Prefeitura condicionada à existência de uma vaga para estacioná-lo (não na rua)
Eu já acho que o ideal mesmo é jogar o preço dos carros lá na estratosfera e baixar uma resolução isentando de impostos a produção de onibus e composições para trens, tornando rentável produzir os mesmos.Se tivessemos um transporte público abundante e com veículos de boa qualidade ,muita gente que tem carro só o usuaria nos finais-de-semana.

Só que é aquela merda: invcentivam a industria automobilística , só que as cidades, principalmente capitais , não têm estrutura para comportar tudo isso - e aí fica o dilema : se colcoar restrições à produção de automóveis, há o problema do desemprego em massa.Se mantém a produção dos automóveis, o trânsito entra em colapso.

Então o ideal seria estimular OUTRO tipo de indústria,como a dos ônibus - as prefeituras baixariam uma resolução que cada linha só poderia fazer um trajeto de, digamos 15 km, ida e volta no máximo , o que obrigaria a ter mais ônibus disponíveis ;e os governos federais e estaduais entrariam com isenção de impostos para produção desses veículos. Em menos de uma década, desafogria o trânsito automotor.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#88 Mensagem por roladoce » 01 Out 2011, 13:11

PRS escreveu:
Dr. Zero escreveu:uma solução para os congestionamentos na Capital seria possibilitar a posse de veículos automotores somente após a emissão de uma licença da Prefeitura condicionada à existência de uma vaga para estacioná-lo (não na rua)
Eu já acho que o ideal mesmo é jogar o preço dos carros lá na estratosfera e baixar uma resolução isentando de impostos a produção de onibus e composições para trens, tornando rentável produzir os mesmos.Se tivessemos um transporte público abundante e com veículos de boa qualidade ,muita gente que tem carro só o usuaria nos finais-de-semana.

Só que é aquela merda: invcentivam a industria automobilística , só que as cidades, principalmente capitais , não têm estrutura para comportar tudo isso - e aí fica o dilema : se colcoar restrições à produção de automóveis, há o problema do desemprego em massa.Se mantém a produção dos automóveis, o trânsito entra em colapso.

Então o ideal seria estimular OUTRO tipo de indústria,como a dos ônibus - as prefeituras baixariam uma resolução que cada linha só poderia fazer um trajeto de, digamos 15 km, ida e volta no máximo , o que obrigaria a ter mais ônibus disponíveis ;e os governos federais e estaduais entrariam com isenção de impostos para produção desses veículos. Em menos de uma década, desafogria o trânsito automotor.
Nâo é tão simples assim!!!

Tem que ter segurança!!! qualidade dos transportes, serem confortaveis, novos..preços acessiveis...não haver atrasos e em quantidade que não precisasse na hora de pico..andar pendurado nas portas e nem roçando-se um no outro em pé!!!

E como o Brasil a corrupção é endemica...isso provavelmente nunca vai acontecer...

Por que precisa de um governo forte, sem fortes influencias externas e muita vontade politica..

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#89 Mensagem por Compson » 01 Out 2011, 14:21

Eu queria estar na reunião do Ministro do Planejamento, o PT, os sindicatos e as federações industriais:

Pimentel: Olha, nós vamos tomar medidas que vão quebrar parte considerável da indústria automobilística, mas fiquem tranquilos, vamos compensar produzindo ônibus...

Mas eu concordo com o problema levantado pelo PRS. Acho que é um problema ter uma economia tão dependente da indústria automobilística quando nossa infraestrutura automobilística já está no limite...

Mas alguns pontos:

- Será que somos tão dependentes assim? Para mim, do jeito que está, uma crise no setor automobilístico não vai causar desemprego em massa, mas sim liberar recursos humanos para outros setores que podem aproveitá-los com maior produtividade (*).

- Acho que uma solução mais viável politicamente (embora igualmente complicada do ponto de vista da execução) é reduzir a concentração demográfica nas grandes cidades.

- Uma solução para o problema da redução do mercado doméstico decorrente de políticas de combate ao trânsito seria voltar a produção para a exportação. Mas isso o governo já desistiu ou não sabe como fazer.

(*) O exemplo mais famoso é a indústria fotográfica na Alemanha. Até a década de 1950, a Alemanha era o centro da indústria fotográfica mundial. Com o aparecimento dos japoneses e coreanos no mercado de máquinas comuns, os alemães se depararam com uma forte competição... O que eles fizeram? Impediram as exportações? Desvalorizaram o câmbio? Criaram leis delirantes sobre peças produzidas nacionalmente? Não, simplesmente reconheceram que não eram mais competitivos no mercado de máquinas comuns. Parte da indústria fotográfica se especializou em nichos de mercado e outra parte simplesmente faliu, permitindo que outros setores industriais se desenvolvessem sem ter que arcar com o ônus de sustentar o peso morto de uma indústria atrasada.

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Re: Brasil tem os automóveis mais caros do mundo

#90 Mensagem por PRS » 01 Out 2011, 14:30

roladoce escreveu: Nâo é tão simples assim!!!

Tem que ter segurança!!! qualidade dos transportes, serem confortaveis, novos..preços acessiveis...não haver atrasos e em quantidade que não precisasse na hora de pico..andar pendurado nas portas e nem roçando-se um no outro em pé!!!
Eu sei.Por isso que tem de ser um esforço CONJUNTO entre os 3 níveis de governo.

Imagine que as prefeituras colouqem um limite máximo de distância de rodagem E um tempo máximo de espera - digamos 10 minutos ; isso obrigará as concessionárias a investirem em ônibus - o que não será um ônus tão grande se o Governo eliminar os impostose conceder linhas de credito. E nos percursos não considerados "lucrativos" pelas concessionárias de ônibus instala-se o serviço de vans/micro-ônibus . Certamente será mais fácil de controlar e fiscalizar do que é o trânsito de automóvies atualmente.

O ponto é: na estrutura atual das cidades grande, transporte coletivo é a única solução,salvo matar os motoristas.

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