Carnage escreveu:campineiro2 escreveu:Foi citado a garrafa pet ela polui e dá um puta volume no lixo doméstico. Temos opções? Sim. Refrigerante retornável. Ela é viável tanto economicamente como ecologicamente. Funciona? Não totalmente. Já houve diversas tentativas de introduzir no mercado vira e mexe sai e retorna.
"Já houver diversas tentativas"?
Quando eu era moleque somente existiam garrafas de vidro retornáveis! Viveu-se décadas deste jeito!
Sempre funcionou, e funcionou totalmente. Não vejo nenhum empecilho a se voltar a usar estas garrafas a não ser a preguiça das pessoas em te que retorná-las.
Carnage, acho que você colocou as palavras de forma errada, quando eu era moleque na década de 80 e começo dos anos 90, elas funcionaram. O que funciona até hoje são as embalagens KS, 290/300ml ou garrafa 600ml destinado ao consumo nos locais(bares, restaurantes e similares).
Hoje não funciona totalmente, 1litro e 2litros retornável. Quando moleque, nesta mesma época vivia sem sacolas de plásticos, tinha sacos de papel kraft e haviam guarda volumes nos supermercados onde se guardavam as sacolas retornáveis trazidas pelo consumidor, assim como a recepção para receber os vasilhames de refri, cerveja, garrafas bebidas retornáveis.
Na década de 90 surgiram as garrafas pet, assim como as caixinhas de leite longa vida, e as sacolinhas, então o consumidor preferiu a comodidade.
A principal engarrafadora de refrigerante do país, no final da década de 90, tentou retornar as embalagens de 1litro e 2litros, não conseguiram se posicionar no mercado, pois haviam muitas marcas de refrigerantes de preço barato, esses eram preferidos pelo consumidor de menor renda.
Houve uma parada nos anos 00, mas logo retornou a embalagem de 1litro visando a combater os refrigerantes de preço inferior. Estratégia perfeita pois fecharam um monte de fábricas pequenas, tanto de cerveja como refrigerante, pois foram obrigados a instalar medidores de vazão nas fábricas para controle do fisco.
Retornou com força novamente nesta década tanto 1litro como 2litros retornável, pois agora com poucos concorrentes no mercado é mais fácil ditar os preços. Mas sofre com a comodidade do consumidor. Antes quando moleque anos 80, vivia-se sem sacolas plásticas e tinha somente refrigerantes de vidro retornável. Tempos diferentes. São gerações diferentes...
abs.