Alunos da USP em conflito com a PM

Espaço destinado a conversar sobre tudo.

Regras do fórum
Responder

Resumo dos Test Drives

FILTRAR: Neutros: 0 Positivos: 0 Negativos: 0 Pisada na Bola: 0 Lista por Data Lista por Faixa de Preço
Faixa de Preço:R$ 0
Anal:Sim 0Não 0
Oral Sem:Sim 0Não 0
Beija:Sim 0Não 0
OBS: Informação baseada nos relatos dos usuários do fórum. Não há garantia nenhuma que as informações sejam corretas ou verdadeiras.
Mensagem
Autor
oGuto
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 5
Ver TD's

Re: Alunos da USP em conflito com a PM

#31 Mensagem por oGuto » 07 Nov 2011, 19:25

Compson escreveu:Não é bem essa a questão. Embora a USP seja uma entidade estadual e seu campus seja aberto, ela é uma autarquia e seu campus é propriedade dela, possui prefeitura própria, com estrutura de manutenção e guarda de segurança independente da cidade de São Paulo. Portanto, o espaço da USP não é uma via pública, onde a PM tem poder de polícia... A PM só pode entrar lá com mandato ou se for chamada....
Espero que o Compson não seja um uspiano, mas, caso o seja, sugiro que se afaste dos líderes dessa “relevante” ocupação promovida por adolescentes tardios, uma vez que se estes compartilham dessa mesma visão, deveriam ser compulsoriamente anuladas suas matrículas em qualquer curso nessa renomada instituição.
Então, no espaço da USP, por não ser uma “via pública”, a PM não tem poder de polícia.....
Ora, então, ao cruzarem seus portões, de livre acesso público, adentrando no campus, os policias se vêem automaticamente destituídos do exercício de suas funções e prerrogativas constitucionais.
Portões mágicos esses......talvez fruto das mentes dos referidos “líderes” estudantis?
Não estou bem interado do tão discutido convênio com a Polícia Militar, mas evidente que ela trata do contrário disso.
O que a PM não tem é a obrigação de cuidar da segurança dentro do campus, isso sim pelos motivos elencados.
O que não quer dizer que ela não possa atuar dentro da cidade universitária, em qualquer circunstância, ou, para que fique bem claro, que ela seja impedida disso.
Portanto, foi a USP que requereu, via ato administrativo junto à Secretaria de Segurança Pública, que a Polícia Militar passasse a proceder ao policiamento ostensivo no local.
Ou seja, longe de ser uma autorização da USP para esse patrulhamento (quando muito, talvez apenas para a instalação de eventuais bases), a presença da polícia militar teve que ser regulada no sentido dela, ao assim proceder, não estar desvirtuando a sua obrigação legal (no caso, ao policiar ostensivamente área considerada juridicamente como particular, conquanto de acesso público), portanto, uma questão atinente à corporação e não à universidade.
Compson escreveu:Portanto, é uma opção legítima da USP querer ou não a PM. Se estivesse havendo muitos furtos no câmara dos deputados ou na assembleia legislativa de SP, instituições que tem autonomia instituicional comparável à da USP, não ocorreria a ninguém criar rondas internas de polícia.
Na Assembléia Legislativa, não só a segurança é de responsabilidade da Polícia Militar, como há uma Delegacia de Polícia em suas dependências.

Por essas e outras, é que não dá para levar essa “manifestação” à sério, visto que nem sabem do que estão a falar.

Link:
Esconder link da mensagem
🔗

oGuto
Forista
Forista
---
Ver TD's

#32 Mensagem por oGuto » 07 Nov 2011, 19:34

Antes que de nada valha e para que eu não passe por parcial, dou uma dica aos foristas putanheiros uspianos: a justiça estadual , assistida pela PM, costuma cumprir esse tipo de mandado (reintegração de posse) de madrugada.
Como o prazo estipulado para a desocupação voluntária está para expirar, caso não saiam, esta ou a próxima noite pode não ser muito aprazível.

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 135
Ver TD's

#33 Mensagem por Compson » 07 Nov 2011, 21:32

oGuto escreveu:Portões mágicos esses......talvez fruto das mentes dos referidos “líderes” estudantis?
Os portões mágicos são os mesmos portões da minha casa, na qual, felizmente, esses boçais fardados só podem entrar com mandato ou autorização.
oGuto escreveu:Na Assembléia Legislativa, não só a segurança é de responsabilidade da Polícia Militar, como há uma Delegacia de Polícia em suas dependências.
Quantos deputados já foram revistados dentro da Assembleia Legislativa?

No mais, respondendo a outros comentários, infantilidade ou egoísmo (para não dizer burrice) é se submeter a essas bestas apenas para poder andar de Tag Heuer no campus, como se ainda estivessem estudante no Dante... O pessoal da FFLCH não liga, pois têm capacidade de valer-se de outro tipo de expediente para seduzir damas... 8)

Em tempo: nem sou uspiano e estou velho demais para participar dessas coisas, embora tenha certa simpatia pela ideia. Apenas me intero da situação por saudosismo do movimento estudantil e para encher o saco dos bobocas...

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Ver TD's

#34 Mensagem por Compson » 07 Nov 2011, 21:44

Em tempo, quando falam que a PM está preparada para dar segurança ou está instruída a não reagir, parece que estamos falando de uma polícia inglesa, apta a respeitar os direitos do cidadão... Mas é disso que estamos falando:

Em cinco anos, PM de São Paulo mata mais que todas as polícias dos EUA juntas
http://noticias.r7.com/sao-paulo/notici ... 10607.html

Polícia do Rio é a que mais mata no mundo já desde 2003
http://www.paulopes.com.br/2008/07/polc ... ndo-j.html

Policiais paulistas mataram mais de 132 pessoas em três meses, diz estudo
http://mtv.uol.com.br/memo/policiais-pa ... diz-estudo

Pastoral do Combate ao Racismo Metodista repudia Cartilha da PM
http://gospel.ativo-forum.com/t1863-pas ... ilha-da-pm

Para Major, Polícia Militar é racista
http://flitparalisante.wordpress.com/20 ... e-racista/

Racismo nas abordagens é marca da PM, diz major negro
http://www.inclusive.org.br/?p=15701

Isso porque eu peguei só as fontes ou declarações insuspeitas de bolchevismo...

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Ver TD's

#35 Mensagem por Compson » 07 Nov 2011, 21:53

Compson escreveu:
oGuto escreveu:Portões mágicos esses......talvez fruto das mentes dos referidos “líderes” estudantis?
Os portões mágicos são os mesmos portões da minha casa, na qual, felizmente, esses boçais fardados só podem entrar com mandato ou autorização.
Apenas explicando melhor: a PM pode entrar na USP (ou na minha casa) em uma perseguição, para prender um indivíduo específico ou para apurar uma denúncia. O que não pode é ficar revistando pessoas a esmo (na USP ou na minha casa) sem autorização/solicitação (minha ou da USP) para isso...

O que os alunos pleiteiam é que a USP não faça essa solicitação... A questão não é exatamente a presença ou ausência de polícia, mas o que elas vão fazer lá.

E, pelo jeito, nem todo mundo tem vocação para lamber botas de policiais acostumados a lamber botas de superiores acostumados a lamber botas de ricos, políticos e grandes criminosos:

Assembleia rejeita proposta da reitoria, e alunos mantêm ocupação na USP
http://noticias.uol.com.br/educacao/201 ... a-usp.jhtm

Em tempo, duvido que ocorra o cumprimento do mandato. A mobilização dos alunos é fraca e o reitor não é burro: só serviria para criar mais um caso para mobilização!

Link:
🔗

PAULOSTORY
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 13
Ver TD's

#36 Mensagem por PAULOSTORY » 07 Nov 2011, 22:41

EM UM PAÍS QUE TEM UMA PRESIDENTE QUE FOI GUERRILHEIRA...

Link:
🔗

bullitt
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 9
Ver TD's

#37 Mensagem por bullitt » 07 Nov 2011, 23:31

Compson escreveu:
Compson escreveu:
Apenas explicando melhor: a PM pode entrar na USP (ou na minha casa) em uma perseguição, para prender um indivíduo específico ou para apurar uma denúncia. O que não pode é ficar revistando pessoas a esmo (na USP ou na minha casa) sem autorização/solicitação (minha ou da USP) para isso...

O que os alunos pleiteiam é que a USP não faça essa solicitação...

Vai falar de portão mágico pro pessoal da São Remo... aliás, sugiro transferir a FFLCH para a região onde fica o Museu de Arqueologia e a COCESP na USP.

Alias esse negócio de considerar a USP como um território semi-privado ou totalmente público também já foi palco de discussões por grupos externos à USP que utilizam as ruas para a prática de esporte (ciclistas e corredores.) Já houve época (não tão distante) que a USP sequer tinha muros, e que tinha rachas de carros nos finais de semana. Enfim, a USP já foi palco de várias discussões (até as mais fúteis) sem que fosse preciso recorrer à depredação de patrimônio público.

Compson, é muito fácil demonizar a polícia militar, aliás é algo recorrente na esquerda brasileira. O policial é um trabalhador como qualquer outro. A polícia tem falhas? Tem falhas, é claro, tal como muitas outras coisas em nosso país. Começando pelo salário do policial. Enfrentar situações muito difíceis e perigosas para receber meros R$ 2.387,40 (segundo um edital de concurso para a PM deste ano, já incluso insalubridade.) A polícia tem problema de corrupção, racismo ou preconceito? Tem, é claro, tal como os civis. O problema é da sociedade brasileira. Não é algo que se resolve com decreto do dia para a noite, tal como nossos políticos mais populistas adoram "solucionar" as coisas. Se resolve em parte com educação escolar. Mas isso é outra história.

Uma parte que se resolve em relação à polícia é treinamento. Mas desconfio que os próprios policiais não gostariam de ficar dentro da USP. Afinal, não é mole receber um pouco mais de R$2000 por mês e escutar merda de filhinhos de papai do curso de filosofia. Eu jamais teria tal paciência. Aliás, se o aluno fuma maconha perto da PM é porque é muito burro! Não porque fumar maconha é "feio", é porque é contra a lei atual! :doubt:

Mais uma vez vou repetir, foi o reitor da universidade que decidiu que a PM iria fazer o policiamento ostensivo após o assassinato do estudante. Se a decisão do reitor deveria ter sido baseada em uma discussão ampla dentro da comunidade da USP (com docentes, alunos, funcionários), aí já é outra questão.
Essa história de ficar revistando pessoas a esmo dentro da USP é MENTIRA perpetuada pelos estudantes daquela unidade de ensino em particular. Pode ter ocorrido um ou outro incidente isolado (lembro por ex. do caso das estudantes lésbicas) mas dizer que existe revista sistemática de pessoas seria fácil de comprovar fotografando ou filmando com celular, coisa que hoje em dia todo mundo tem à mão. Mais uma vez repito, os manifestantes tem argumentos fracos e poucas ou nenhuma prova do que estão dizendo.

Lembrando que muitos desses pseudo-revolucionários de esquerda estão sofrendo processos administrativos devido à destruição do interior da reitoria em uma greve passada. Além da destruição e roubo de patrimônio público, foram roubados inclusive pertences pessoais de funcionários daquele prédio. Novamente a reitoria é invadida com sinais de depredação pelos estudantes. Depois só a polícia que é boçal, fala sério!!! :lol:

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Ver TD's

#38 Mensagem por Compson » 07 Nov 2011, 23:59

bullitt escreveu:Compson, é muito fácil demonizar a polícia militar, aliás é algo recorrente na esquerda brasileira. O policial é um trabalhador como qualquer outro.
Não se trata de demonizar a polícia militar. O que digo não tem nada a ver com indivíduos policiais... Quem é boçal é a instituição em si, o policiamento regular de rua simplesmente não pode ser militarizado. Porque policial não é um trabalhador como outro qualquer: é um trabalhador com prerrogativas para infringir direitos dos cidadãos, que anda com uma arma... Por ser militarizado, tem direito a um foro especial o que, em geral, significa impunidade ou punição absolutamente desproporcional ao crime. Em suma, a instituição é estruturada para atrair covardes autoritários, embora um ou outro possa honrar as cuecas...
bullitt escreveu:Mas desconfio que os próprios policiais não gostariam de ficar dentro da USP. Afinal, não é mole receber um pouco mais de R$2000 por mês e escutar merda de filhinhos de papai do curso de filosofia.
Você superestima hombridade desses sujeitos... A maioria só está interessada em abusar de suas prerrogativas; se a vítima tiver um mínimo de orgulho para se sentir humilhada, tanto melhor!

Aliás, sua descrição da PM é um argumento a meu favor: que segurança esperar de um sujeito mal pago, mal preparado que não gosta de lidar com aqueles que deveria proteger?
bullitt escreveu:Se a decisão do reitor deveria ter sido baseada em uma discussão ampla dentro da comunidade da USP (com docentes, alunos, funcionários), aí já é outra questão.
Não, essa é justamente a questão. "PM no campus?" não é uma pergunta "Sim ou Não", mesmo porque a USP não pode bani-la totalmente. Quem colocou o problema nesses termos foi o oportunismo da reitoria.
bullitt escreveu:Aliás, se o aluno fuma maconha perto da PM é porque é muito burro! Não porque fumar maconha é "feio", é porque é contra a lei atual! :doubt:
Agora você subestima os alunos... Burro foi o PM que autuou os caras... É óbvio que se um estudante está fumando na frente dele é para provocar um incidente! Maconheiros conhecem um pouco a lei (e a lentidão de raciocínio dos PMs diante da oportunidade de fazer valer o distintivo).
bullitt escreveu:Essa história de ficar revistando pessoas a esmo dentro da USP é MENTIRA
Pode ser, eu não vi provas. Mas é algo que se tornou possível após o convênio e que poderia ser previsto como limitação explícita.

Eu não sou o maior entusiasta da ocupação ou do "Fora PM", mas antes de defender a Tropa de Choque é bom tentar entender os problemas e as reivindicações específicas, que não são o delírio que a imprensa tenta vender. Que há grupos de esquerda tentando se aproveitar da situação (e um ou outro ladrãozinho também), há: mas esses caras estão sempre tentando e só conseguem alguma coisa quando as autoridades são burras o suficiente para criar um caso de mobilização mais ampla. Precisamos de autoridades que resolvam, não que acirrem conflitos!

Link:
🔗

bullitt
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 9
Ver TD's

#39 Mensagem por bullitt » 08 Nov 2011, 02:07

Desculpe, respostas em verde, muito cansado para fazer um quoting decente.

Compson escreveu:
bullitt escreveu:Compson, é muito fácil demonizar a polícia militar, aliás é algo recorrente na esquerda brasileira. O policial é um trabalhador como qualquer outro.
Não se trata de demonizar a polícia militar. O que digo não tem nada a ver com indivíduos policiais... Quem é boçal é a instituição em si, o policiamento regular de rua simplesmente não pode ser militarizado. Porque policial não é um trabalhador como outro qualquer: é um trabalhador com prerrogativas para infringir direitos dos cidadãos, que anda com uma arma... Por ser militarizado, tem direito a um foro especial o que, em geral, significa impunidade ou punição absolutamente desproporcional ao crime. Em suma, a instituição é estruturada para atrair covardes autoritários, embora um ou outro possa honrar as cuecas...

Se trata de demonizar a polícia sim, pois misturam a instituição com o trabalhador que faz parte dela. Pinta-se o policial comum como se fosse um monstro da direita. É claro que o policial tem poderes, e que alguns policiais até abusam destes poderes em benefício próprio. Mas tirando isso, a maioria são trabalhadores que tem os mesmos problemas que os demais: salários baixos, injustiças, imobilidade social, tendo que recorrer a "bicos" para sustentar a família... ao menos todos policiais que conheci pessoalmente não eram maníacos por armamentos, autoritarismo, ou coisas desse tipo. Por outro lado, já conheci várias pessoas assim que fazem parte do exército.

bullitt escreveu:Mas desconfio que os próprios policiais não gostariam de ficar dentro da USP. Afinal, não é mole receber um pouco mais de R$2000 por mês e escutar merda de filhinhos de papai do curso de filosofia.
Você superestima hombridade desses sujeitos... A maioria só está interessada em abusar de suas prerrogativas; se a vítima tiver um mínimo de orgulho para se sentir humilhada, tanto melhor!

Eu estou relatando o que vejo pessoalmente na USP, nunca vi ninguém humilhado por uma figura policial lá dentro, e estou quase todos os dias no campus. Eu já vi em mais de uma ocasião pessoas serem agredidas por policiais à socos de noite, nas ruas. Culpadas ou não, Hombridade ou não dos policias, o fato é de que nunca vi nada na USP. Só os estudantes daquela faculdade específica (dentro de um universo de dezenas de milhares de pessoas) são supostamente vítimas da polícia.

Aliás, sua descrição da PM é um argumento a meu favor: que segurança esperar de um sujeito mal pago, mal preparado que não gosta de lidar com aqueles que deveria proteger?

Simples, ele está lá para cumprir sua função. Decisão das instiuições do Estado. Parece que os policiais que foram destacados para a USP tem um treinamento adicional para lidar com provocações constantes dos estudantes da FFLCH-USP. Mesmo assim, arrisco a dizer que não é uma tarefa agradável, não seria algo que eu mesmo conseguiria ter a paciência necessária para lidar com aqueles estudantes. O resto da USP continua produzindo e convivendo muito bem, sem incidentes com a polícia. Não é no mínimo interessante só o grupo da FFLCH estar tão incomodado com a presença da polícia, a ponto de causar a maior confusão? Por exemplo, sei que o pessoal da Poli e da FEA defende a presença da polícia...

bullitt escreveu:Se a decisão do reitor deveria ter sido baseada em uma discussão ampla dentro da comunidade da USP (com docentes, alunos, funcionários), aí já é outra questão.
Não, essa é justamente a questão. "PM no campus?" não é uma pergunta "Sim ou Não", mesmo porque a USP não pode bani-la totalmente. Quem colocou o problema nesses termos foi o oportunismo da reitoria.

bullitt escreveu:Aliás, se o aluno fuma maconha perto da PM é porque é muito burro! Não porque fumar maconha é "feio", é porque é contra a lei atual! :doubt:
Agora você subestima os alunos... Burro foi o PM que autuou os caras... É óbvio que se um estudante está fumando na frente dele é para provocar um incidente! Maconheiros conhecem um pouco a lei (e a lentidão de raciocínio dos PMs diante da oportunidade de fazer valer o distintivo).

Mais uma vez, provocação dos alunos daquela faculdade que querem arrumar confusão ao invés de uma solução pacífica. Proposital ou não, provavelmente a maconha foi a gota d'água.

bullitt escreveu:Essa história de ficar revistando pessoas a esmo dentro da USP é MENTIRA
Pode ser, eu não vi provas. Mas é algo que se tornou possível após o convênio e que poderia ser previsto como limitação explícita.

Eu não sou o maior entusiasta da ocupação ou do "Fora PM", mas antes de defender a Tropa de Choque é bom tentar entender os problemas e as reivindicações específicas, que não são o delírio que a imprensa tenta vender. Que há grupos de esquerda tentando se aproveitar da situação (e um ou outro ladrãozinho também), há: mas esses caras estão sempre tentando e só conseguem alguma coisa quando as autoridades são burras o suficiente para criar um caso de mobilização mais ampla. Precisamos de autoridades que resolvam, não que acirrem conflitos!

Como presto serviços para a USP, acompanho o dia-a-dia do campus com acesso à várias instalações incluindo a reitoria, e embora não tenha entrado, havia visto as fotos do prédio da reitoria após a greve que gerou os processos administrativos contra alunos e funcionários. Acredite ou não, daquela vez posso te dizer que só faltou jogarem bosta na parede. Além disso, roubar centenas de equipamentos eletrônicos (CPUs, telefones, FAX, impressoras, monitores, objetos pessoais) não é coisa de um ou outro ladrãozinho. Foi algo com a participação de dezenas de pessoas, organizadas ou não. Tais fotos não foram divulgadas na imprensa na época, talvez para serem usadas pelo conselho jurídico, ou sei lá qual foi o motivo.

Uma coisa é manifestação democrática, outra é depredação. Outro detalhe que é sempre integrantes do mesmo grupo. A USP não é só a FFLCH.

Link:
🔗

Compson
Forista
Forista
---
Ver TD's

#40 Mensagem por Compson » 08 Nov 2011, 09:41

Compson escreveu:Em tempo, duvido que ocorra o cumprimento do mandato. A mobilização dos alunos é fraca e o reitor não é burro: só serviria para criar mais um caso para mobilização!
Perdi a aposta, foi todo mundo em cana... Isso vai longe... :doubt:

600 votam por manter a ocupação e lá só fica meia dúzia, aí é difícil mesmo...

Link:
🔗

ZeitGeist
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 56
Ver TD's

#41 Mensagem por ZeitGeist » 08 Nov 2011, 10:51

A USP é de acesso público e não possui segurança eficaz, então a forma rápida de resolver o problema é deixar a polícia lá dentro, até que se implante catracas, câmeras, melhor iluminação, cercas elétricas e um forte patrulhamento.

Sem essas prerrogativas, a PM é a solução momentânea, os consumidores de entorpecentes da USP podem reclamar a vontade. E lembrando, que foi a própria USP que solicitou a presença da PM.

Link:
🔗

Bob Guccione
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

#42 Mensagem por Bob Guccione » 08 Nov 2011, 12:43

V escreveu:Parabéns Compson, pela primeira opnião ponderada aqui do tópico.

No mais:

[ external image ]

::basta::
Fica a dica para o esquerdopata que desenhou essa charge idiota:

Acenda um baseado numa universidade cubana, pra ver o que te acontece.

É uma tremenda HIPOCRISIA chamar os brasileiros de "fascistas", enquanto as ditaduras tão admiradas pela esquerda são infinitamente mais opressoras, violentas e intolerantes.

Na próxima charge, seria interessante ver a foice e o martelo no lugar do sigma. Pois é tudo a mesma merda, apesar dos idiotas úteis acharem que não.

Link:
🔗

Bob Guccione
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 0
Ver TD's

#43 Mensagem por Bob Guccione » 08 Nov 2011, 12:47

"Papai, vem me tirar da delegacia. E não esqueça o talão de cheques!"

A Polícia Civil vai indiciar pelos crimes de dano ao patrimônio público, crime ambiental e desobediência civil os 70 detidos na manhã desta terça-feira no campus da USP. Os presos, encaminhados ao 91º DP, só serão liberados se pagarem fiança de R$ 1.050 cada um, valor que pode chegar a R$ 50 mil dependendo da avaliação socioeconômica.

http://noticias.uol.com.br/educacao/201 ... egado.jhtm

Link:
🔗

oGuto
Forista
Forista
---
Ver TD's

#44 Mensagem por oGuto » 08 Nov 2011, 17:56

oGuto escreveu:Antes que de nada valha e para que eu não passe por parcial, dou uma dica aos foristas putanheiros uspianos: a justiça estadual , assistida pela PM, costuma cumprir esse tipo de mandado (reintegração de posse) de madrugada.
Como o prazo estipulado para a desocupação voluntária está para expirar, caso não saiam, esta ou a próxima noite pode não ser muito aprazível.
Bem que o titio oGuto avisou.....

Ué, não iam enfrentar a PM??
De mais a mais, a regra se confirma: todo maconheiro não passa de um bunda-mole.

E, antes que percam novamente o foco da questão, melhor ficar bem claro que uma coisa é fazer pirraça com a PM, outra é querer afrontar a Justiça.
Como se sabe, a melhor lição é aquela que se aprende na prática.

Link:
🔗

Dr. Zero
Forista
Forista
---
Quantidade de TD's: 25
Ver TD's

#45 Mensagem por Dr. Zero » 08 Nov 2011, 20:36

V escreveu: [ external image ]
acontece que os jornalistas da dita "imprensa vendida" eram os esquerdistas de ontem... pelo jeito a esquerda é uma fábrica de fascistas

Link:
🔗

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais - OFF Topic - Temas variados”