Tricampeão
Hehehe! Com certeza, a parte do "branquelos que se fingem de negro" foi pra mim. Essa cara insiste com a idéia que eu sou branco, e está irredutível quanto a isso. TÔ POUCO ME FODENDO PRA ISSO!!
Estava conversando com um colega meu pelo Skype, falando a respeito de Lei da Homofobia e Lei anti-racismo. No que se tratou da parte de cotas, ele citou exemplos de grupos de negros que se opunham às cotas. Bem, vejo ser mais fácil o contrário, mas não duvido de negros serem contra as cotas. Por que? Por eles terem sido hipnotizados pela elite de "brancos filhos da puta" (by Trica) pra pensar que lutar é errado? Pode até ser. Mas... tomando eu como exemplo, não gostaria de entrar em faculdade por cotas. Por mais que isso possa significar o ingresso facilmente a uma faculdade, e muita gente tendo dificuldade optaria por isso, sou do tipo que prefiro fazer as coisas do jeito mais difícil mesmo. Cotas servem pra estampar na cara dos cotistas, sejam eles negros, indios ou pobres em geral, que eles, de fato, são defasados, tanto educacionalmente quanto financeiramente. Mas. por mais que as cotas mostrem tal defasagem como um fato, a partir do momento que eu posso fazer as coisas do jeito "dificil", assim o farei. Posso quebrar a cara, não ter êxito nisso; outras pessoas também o podem. Mas é assim que eu penso. Nunca passou pela minha cabeça entrar numa faculdade por cotas, sendo que, pelo o que eu sei, a maior parte das cotas raciais são pra faculdades públicas, quanto pra pobres são pras particulares, caso não esteja enganado. E assim continuarei a pensar, e penso que muitos negros, indios e mestiços pensam da mesma forma. Se isso não é o bastante pra você, Tricampeão, nada posso fazer. Mas, tem que saber se pôr no lugar das pessoas e analisar cada caso, antes de assumir que tal luta por direitos seja assim do jeito que você pense, por todo o sempre.
Nazrudin
Meio que já dei a minha parte a respeito do que penso sobre cotas. Mas, o que me emputece de raiva é que se falam em cotas pra negros, cotas pra negros, cotas pra negros, e pouco se fala em cota pra indigenas. O foda disso é que tais vagas pra indigenas não são pra quem seja descendente, eu acho, mas pra quem seja indio de fato. Oras! Não só negros como mestiços de negro se enquadram no mesmo meio. Por que o mesmo não pode ser feito quanto à parte indigena? Oras... . Parte desse lado indigena acaba por aderir ao lado negro, meio que como quebra de identidade. Revoltante! Sempre fica a sensação que só há negros e brancos nesse País. Falácia!
Pastor
Quanto ao meu pai, esse "mestiço" por parte dele eu vejo como algo teórico, porque na prática, não vejo ele como mulato nem a pau! Ele tem a pele branca, traços de branco, formato de crânio de branco! Só os cabelos dele que não são tão lisos, mas não vejo nele esse seu pensamento de negros racistas que se odeiam e tal. Apesar de ter pai mulato, ele é branco, ao menos fenotipicamente. Nem considero esse lado negro no sangue dele. E nunca vi ele querendo sair pela tangente, do tipo: "não sou racista, pois meu pai é negro". Talvez, ele odeie o pai dele... . Embora, nunca eu tenha visto ele tratá-lo mal. Mas, pode ter passado por momentos na infância/juventude de revolta por isso. Ele não tem esse problema de esquizofrenia, de ficar pensando se é isso ou aquilo. Mas, tais exemplo que você deu, como este de problema de identidade, quem sofre sou eu. Não consigo olhar pra cara dele de italiano e me ver no espelho com cara de baiano e aceitar que eu sou filho dele nessas circunstâncias. E o mesmo acontece quando vejo a minha mãe. E, te confesso, que me odeio muito por essa situação toda, e passei a criar um conceito de privilegiar namorar ou me casar com alguém com quem eu me identifique fenotipicamente, por mais que você tenha dado o exemplo do "deixe a vida te levar". Meio que uma compensação por todos os pensamentos contrários ao meu fenótipo, de não me aceitar como sou, de viver junto com uma moça que passe pelos mesmos problemas e dificuldades que eu e, ao invés de passar pela dor da cor, nos fortalecermos juntos e criarmos uma identidade em comum, pra nós e pros futuros filhos. Se "deu merda" com os meus pais, que não aconteça o mesmo com os meus filhos. Mas, foi como eu já tinha te dito antes: se dependesse da minha vontade, namoraria e casaria mesmo era com brancas, ou orientais, que eu também aprecio muito. Tento me resumir só às fodas nos flats e clínicas da vida... . Só que eu tenho certeza de uma coisa: se eu aparecer com uma negra ou mestiça negra em casa como namorada, minha mãe aceita numa boa, mas meu pai... . Não sei qual seria a postura dele se eu aparecesse com uma india ou mestiça de india, por exemplo. Como minha mãe tem esse perfil, imagino que não implicaria. Já não sei o que ele falaria se eu aparecesse com a Regiane Brunnquell em casa... [/sonhomeu]
Quanto à parte de mistura e homogeneidade, por mais que você cite como os extremos de ambas as partes como algo errado (menos errado a parte da mistura, pelo o que eu entendi), te escrevi e escrevo de novo: não vejo, nessa questão, certo ou errado. Nada mais é do que o modo de vida de certas pessoas, motivado por suas reais vontades. Há o preconceito da não-mistura quanto há também o preconceito da banalização da mistura, por mais que a mistura seja normal e sempre aconteça, mesmo que em grau pequeno. Não se trata de ser certo ou errado: pessoas gostam e não gostam; concordam ou discordam, baseados nos seus conceitos, nas suas vontades.
E o diálogo a respeito de identidade em casa sempre foi pobre, e isso gera consequências. Só sei que sou muito atormentado e triste com isso tudo... .