Rond escreveu:Só num governo tucano para usar a violência dessa forma!covardia.Tenho nojo da classe média paulistana, o setor mais conservador do Brasil.
É muito fácil para quem nasceu numa família de classe média e teve de tudo, estudou nas melhores escolas, julgar o direito das pessoas terem moradia e lutarem por terra ou teto.Quem está no topo da pirâmide acha que está tudo bem, mas a base não pode se acomodar.Quem nunca teve nada do estado vaI se preocupar com justiça?
Não estou respondendo ninguém, é apenas minha opinião.
Apenas comentando, sem responder a ninguém: meus pais tinham primário incompleto, meu pai era alcoolatra , até os meus 10 anos brinquedo era só doado e cansei de receber roupa usada. Tivemos TV preto-e-branco em casa apenas quando eu tinha 11 anos e daquelas pequenas. Bicicleta só tive aos 13 e daquelas montadas em bicicletaria. Minha "cultura" , aliás, veio do fato que livro era barato,naquela época - em qualquer banca de jornal você comprava aqueles mini-livros por o equivalente a R$ 0,50 de hoje - e era praticamente minha única distração.
Vivi em áreas que poderiam ser definidas como classe "e", aonde a perspectiva para adolescentes era ser ,para as mulheres, serem puta ou casarem para saírem de casa e pros homens serem bandido ou mão-de-obra braçal. Não cheguei ao extremo de morar em palafitas, é verdade, mas tampouco pode-se dizer que tive uma vida "fácil'.
E , mesmo na minha vida adulta, não estou tão bem assim financeiramente - sou o ogro que teve de ouvir de GP que eu "juntava trocados para fazer TD" , o que foi um excelente exemplo da minha opinião sobre pre-conceito : no Brasil não existe racismo baseado em etnia, nos moldes que existem nos Estados Unidos, na Alemanha ou no Afeganistão, existe pre-conceito contra POBRE.
E , ainda assim, por mais chocante que as imagens sejam, e que supostamente deveriam gerar empatia da minha parte pela minha origem humilde, não consigo criticar o Estado por ele cumprir o que nada mais é do que a obrigação dele. O que ninguém aborda é: por quê desde o início não impediram a ocupação, se a Prefeitura sabia que era ilegal? Sabe por quê? por conta do mesmo argumento de sempre "oh, são pobres coitados , deixem eles lá, UMA HORA OUTRA PESSOA RESOLVE!"
SE, DESDE O INÍCIO, tivessem abordado o problema, seja impedindo de instalarem-se, seja JÁ PROVIDENCIADO moradias, não estaríamos vendo isso. ISSO ninguém critica; agora quando finalmente resolvem fazer algo, dentro da legalidade, são criticados.
Difícil entender esse posicionamento.