E outra... educação financeira só é possível para quem não é viciado. O vício (em qualquer coisa) é uma doença. Causa um desejo incontrolável e, devido a isso, o sujeito não questiona se vale a pena ou não. Vai lá e faz. Se bate a vontade, ele não pensa em futuro, não pensa no que vai lhe trazer mais dividendos, não pensa se vai valer à pena ou não. E, como não pensa, age por instinto, vive fazendo besteira...
No meu caso, também já fiz muita besteira com dinheiro. Quando ganhava pouco principalmente. Não tinha controle dos meus gastos. E era normal pra mim, chegar no dia 15 do mês, não ter mais um tostão no bolso, tendo que pedir socorro para parentes e amigos. Humilhante. Por sorte, o tempo foi passando e eu fui ganhando juízo. E, contraditoriamente, meu orçamento foi aumentando bastante. Acabei passando em um concurso público e, atualmente, levo uma vida tranquila financeiramente falando. E consegui determinar quantos % do meu orçamento eu gasto com bucetas. E não passo 1 centavo disso. É o dinheiro extra que citamos anteriormente, é aquilo que sobra para o entretenimento. E o dinheiro extra tem que ser tudo aquilo que sobra depois que vc gasta com o básico (comida, bebida, saúde, residência e vestuário) e com o importante (é relativo de cada um, no meu caso, carro, TV à Cabo, Internet e videogames)...